Alemanha Europa Nuremberg Região Sul da Alemanha

10 coisas imperdíveis para fazer em Nuremberg na Alemanha

Nuremberg é uma cidade também conhecida no Brasil como Nuremberga, e está localizada no Estado da Baviera, na região sul da Alemanha. Fica distante aproximadamente 170 quilômetros da capital da Baviera, Munique, e muitas pessoas optam por conhece-la apenas em um dia, num passeio bate-volta. Mas digo com toda certeza, que é pouco. Nuremberg é uma cidade grande, com muitas atrações. Vamos listar aqui 10 coisas imperdíveis para fazer em Nuremberg, para te convencer a passar mais tempo por lá.

A cidade tem uma história antiga, os primeiros registros datam de 1050. Ainda guarda parte do muro e dos portões que a protegiam na época medieval. Nuremberg foi a cidade escolhida por Hitler para ser a sede do parlamento nazista, nela o ditador realizou diversos discursos. Mas foi depois da 2ª Guerra Mundial que Nuremberg chamou a atenção do mundo, pois foi lá, entre 1945 e 1949, que foram realizados os julgamentos dos líderes nazistas.

Já deu para perceber a importância da cidade, agora vamos as 10 coisas imperdíveis para fazer em Nuremberg.

Já reservou seu hotel em Nuremberg? Encontre os melhores hotéis com os melhores preços aqui.

 

10 coisas imperdíveis para fazer em Nuremberg

Kaiserburg

Uma das atrações principais de Nuremberg é seu castelo, que fica no alto de uma montanha e pode ser visto de vários pontos da cidade. Subindo a rua Burgstraße, nos deparamos com a construção composta por 3 castelos. Logo na entrada, do lado direito, encontramos a Sinwellturm, uma torre redonda, construída na segunda metade do século 13 e onde é possível subir para ver Nuremberg do alto. Mas se não quiser subir na torre, tem um “terraço” no castelo de onde se tem uma vista bonita da cidade.

fazer em Nuremberg fazer em Nuremberg

o que fazer em Nuremberg o que fazer em Nuremberg

 

Hauptmarkt e der Schöne Brunnen

É na Hauptmarkt, a praça principal, que acontece todos os anos, em dezembro, a feira de Natal da cidade. A atração principal da praça é a der Schöne Brunnen, que significa fonte bonita, e provavelmente foi construída por volta de 1385. A fonte em forma de obelisco é rica em detalhes. Possui um anel dourado que de acordo com uma lenda local, a pessoa que girá-lo 3 vezes terá seus desejos realizados.

fazer em Nuremberg

 

Heilig-Geist-Spital

No centro da cidade fica o Hospital do Espírito Santo, que foi construido em 1332 e é um dos maiores hospitais construídos na Idade Média. A ala voltada para o rio foi construída durante a ampliação do hospital, entre 1488 e 1527. Essa é a parte mais fotografada do hospital, e é linda.

fazer em Nuremberg

Hoje, o local abriga uma casa de repouso e um restaurante.

 

Henkersteg

Henkersteg ou a ponte do carrasco, é uma ponte de madeira coberta que fica junto a uma torre, que servia de moradia para o carrasco que enforcava as pessoas que não pagavam seus impostos. A partir da ponte, consegue-se ver outras pontes da cidade e a paisagem é muito bonita.

o que fazer em Nuremberg o que fazer em Nuremberg

 

Nürnberger Bratwurst e Lebkuchen

Uma das salsichas mais consumidas na Alemanha é a salsicha de Nuremberg. Ela geralmente tem um tamanho pequeno, é acinzentada e pode ser feita com carne de porco, bovina e as vezes, de vitela. Pode ser comida apenas com pão e mostarda, ou fazer parte de algum prato. Em Nuremberg provei as salsichas com molho de cerveja.

o que fazer em Nuremberg

O Lebkuchen é um doce que se assemelha ao nosso pão de mel e é muito tradicional em diversas regiões da Alemanha. Mas em Nuremberg existe o Nürnberger Lebkuchen, que tem sua denominação e receita protegidos. O doce leva diversos ingredientes e o que garante seu sabor peculiar são as especiarias, com: anis, canela, cardamomo, cravo, gengibre, noz-moscada e pimenta. Em Nuremberg existem 2 marcas bem tradicionais, Schmidt e Neef.

o que fazer em Nuremberg o que fazer em Nuremberg

 

Cerveja vermelha

Quando estava fazendo minhas pesquisas sobre Nuremberg, achei no blog Café Viagem uma postagem sobre a cerveja vermelha, fiquei curiosa e fui lá, na mesma cervejaria para provar. A cerveja é muito interessante, leve, não é amarga e é muito agradável de bebe-la junto com uma boa comida alemã.

o que fazer em Nuremberg

 

Centro de documentação nazista

O Centro de documentação nazista Reichsparteitagsgelände fica no local onde aconteceram diversos desfiles e festas do partido. Também é nesse local que o Terceiro Reich estava planejando fixar seu parlamento. Uma construção do que seria o Parlamento ainda pode ser vista.

o que fazer em Nuremberg

No local existe um museu que conta um pouco da história nazista desde antes do início da 2ª Guerra Mundial.

o que fazer em Nuremberg o que fazer em Nuremberg

Quando fomos visitar o centro de documentação, não conseguimos ver o famoso palanque onde Hitler fazia seus discursos. Uma festa da cidade iria acontecer no local e haviam muitas barracas por lá.

 

Memorium Nuremberg Trials

O tribunal onde aconteceram os julgamentos dos nazistas está aberto para visitação. A sala 600 que é a sala do julgamento também pode ser visitada.

A sala está um pouco diferente de como era na época dos julgamentos, mas no andar superior, é possível ver uma maquete de como era a sala.

o que fazer em Nuremberg

No segundo andar do tribunal, tem uma exposição que conta um pouco mais sobre os julgamentos e os julgados. Essa exposição é bem interessante.

o que fazer em Nuremberg o que fazer em Nuremberg

 

Handwerkerhof

É um centro de artesanato no centro de Nuremberg. Nele encontra-se trabalhos em madeira, em estanho e muito artesanato. Além disso, dentro do centro, encontram-se também restaurantes. Confesso que esperava mais lojas de artesanato, que são poucas. De qualquer maneira, lugar é charmoso e vale a pena visitar.

o que fazer em Nuremberg

 

Ruas de Nuremberg

Além de todos os pontos já citados, vale a pena separar um tempo para andar pelas ruas de Nuremberg. Descobrir cantinhos escondidos, casas típicas, paisagens fotogênicas, tudo isso deixa a cidade ainda mais encantadora.

o que fazer em Nuremberg o que fazer em Nuremberg

Agora que você já sabe o que fazer em Nuremberg, aproveite cada cantinho da cidade!

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Alexandra Aranovich
    11 de abril de 2018 at 19:58

    Oi ALINE
    Obrigada pela menção! Adoramos viajar e comer bem.
    Parabéns pelo post e viagem.
    Abraços
    Alexandra do Café Viagem

  • Reply
    Silvia
    9 de outubro de 2019 at 16:54

    Oi Parabéns pelo post, informações interessantes e úteis .

Leave a Reply