Alsácia Colmar Europa França

O que fazer em Colmar: roteiro de 1 dia na cidade da Alsácia

Ficamos apenas 1 dia em Colmar e seguindo nosso roteiro, conseguimos aproveitar bem a cidade. Quando se tem pouco tempo para o passeio, saber o que fazer em Colmar é fundamental, para não perder nenhum ponto turístico importante. Sabe aquela cidadezinha que parece ser cenário de filme, cheia daquelas casinhas enxaimel, flores nas janelas, um rio que corta a cidade e a torna ainda mais charmosa? Essa cidade é Colmar, na França. Fica na região da Alsácia que é famosa por seus vinhos e vilas medievais. Colmar é a terceira maior cidade da Alsácia, ficando atrás de Strasbourg e Mulhouse.

Colmar foi mencionada num documento, pela primeira vez em 823 e fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico. A cidade se desenvolveu durante a Idade Média e se tornou uma cidade imperial, no século XIII. Nessa mesma época, ordens religiosas se instalaram em Colmar, franciscanos, dominicanos e agostinianos construíram inúmeras igrejas e monastérios. Alguns desses edifícios podem ser vistos até hoje no centro histórico de Colmar.

Durante a Guerra dos Trinta Anos, que aconteceu entre 1618 e 1648, grandes revoltas destruíram parte da cidade. Em 1635, Colmar foi colocada sob a proteção do rei da França. Em 1871, sob o Tratado de Frankfurt, Colmar, assim como toda a Alsácia, foi anexada ao Império Alemão.

Ao final da 1ª Guerra Mundial, em 1918, Colmar voltou para a administração francesa. Durante a 2ª Guerra Mundial, após a derrota francesa em 1940, as tropas alemãs ocuparam a cidade, formando a região de Baden-Alsácia.  Finalmente em fevereiro de 1945, Colmar foi libertada pelos aliados, ela foi a última cidade francesa a ser liberada. Essas passagens pelas mãos alemãs, trouxeram uma característica para a cidade e para toda a região da Alsácia, que é a arquitetura, por vezes, muito semelhante à tipicamente alemã.

Quando ir a Colmar

É claro que nos meses mais quentes do ano é mais agradável de passear pelas ruas de Colmar. Mas não subestime o verão francês, ele pode ser muito quente, o que pode também, dificultar seu passeio. A primavera por sua vez, já possui um clima mais agradável para caminhadas e a cidade fica ainda mais linda com as janelas, sacadas e ruas floridas. No outono, as folhas ficam laranjas e a paisagem fica incrível, pode haver dias bastante ensolarados.

Já o inverno guarda uma surpresa, se estiver planejando visitar Colmar durante o mês de dezembro, aproveite para conhecer os mercados de Natal. Colmar e toda a região da Alsácia tem os mercados de Natal mais bonitos da Europa. Este ano de 2019, o mercado de Natal de Colmar funciona do dia 22 de novembro ao dia 29 de dezembro.

Onde ficar em Colmar

Se hospedar no centro histórico facilita para conhecer a cidade a pé, e talvez jantar em algum restaurante especial, ou aproveitar algum bar da cidade. Separamos hospedagens com boa pontuação no Booking.com e com ótima localização, para te ajudar a escolher onde se hospedar em Colmar. Vamos separar por tipo de hospedagem.

Apartamentos em Colmar

LE PTIT BARTHO – Excelente pontuação no Booking, bem no centro histórico de Colmar, esse apartamento fica a 300 metros da catedral da cidade. Acomoda até 4 adultos e aceita animais de estimação. O apartamento possui cozinha completa e internet disponível. Não possui estacionamento privado, mas existem estacionamentos públicos nas proximidades.

Sur les Quais de Colmar avec parking – esse apartamento fica num prédio do século XVI, no centro histórico de Colmar, perto do mercado municipal. Possui estacionamento privativo gratuito, wi-fi, cozinha completa e aceita animais de estimação. Acomoda até 4 adultos.

Au Grenier à Sel – localizado na Grand’rue, uma das principais ruas de Colmar. Tem vários apartamentos, desde duplos até para 4 pessoas. Não possui estacionamento privativo e não aceita animais de estimação. Todos os apartamentos possuem banheiro privativo, cozinha completa e wi-fi.

Aux Bijoux De Colmar – localizado bem perto da Catedral de Colmar, possui 2 apartamentos. Um acomoda 2 pessoas e o outro, que tem 2 andares, acomoda até 6 pessoas. Os 2 apartamentos possuem banheiro privativo, cozinha completa e wi-fi. Também possui estacionamento privativo. Aceita animais de estimação.

Cig’HOME – The Old Tanner – esse apartamento possui excelente pontuação no Booking. Acomoda até 4 pessoas e possui cozinha completa. Tem wi-fi disponível e banheiro privativo. Não aceita animais de estimação e não possui estacionamento privativo, mas estacionamentos públicos estão disponíveis nas proximidades.

Hotel 5 estrelas

Relais & Châteaux La Maison Des Têtes – Esse lindo hotel fica num edifício do século XVII e possui quartos espaçosos e wi-fi gratuito. Além disso, possui um restaurante que serve culinária tradicional e especialidades regionais.

Hotéis 4 estrelas

Le Colombier – fica próximo à Pequena Veneza de Colmar. Todos os quartos possuem ar-condicionado, frigobar e TV a cabo. Aceita animais de estimação e possui estacionamento privativo disponível a um custo adicional.

Hôtel Quatorze – Esse hotel fica a 650 metros do Museu Unterlinden. Possui um bar com uma grande seleção de vinhos regionais e champanhes. Aceita animais de estimação e não possui estacionamento privativo, mas existem estacionamentos particulares nas proximidades.

Le Rapp – Esse hotel está bem no centro histórico de Colmar, possui wi-fi gratuito em todas as áreas e piscina coberta. Possui um restaurante de serve cozinha tradicional e sazonal com os melhores vinhos da Alsácia.

Hotéis 3 estrelas

ibis Styles Colmar Centre – esse hotel está localizado em uma cervejaria do século XVIII, no centro histórico de Colmar. Possui recepção 24 horas e wi-fi. Aceita animais de estimação e possui estacionamento privativo disponível, custos extras podem ser aplicados.

Hotel Saint-Martin – localizado na Grand’Rue, uma das principais ruas da cidade. Possui uma sala de leitura, balcão de turismo e wi-fi gratuito. Não aceita animais de estimação e não possui estacionamento privativo.

Hospedagem econômica

Chambres d’hotes Chez miss bABa – está situado em um edifício do início do século XX. Essa hospedagem apenas para adultos, possui banheiro compartilhado. Não aceita animais de estimação e não tem estacionamento privativo.

Sabia que, para viajar para França o seguro-viagem é obrigatório? Garanta já o seu e faça uma viagem tranquila. Os leitores do blog tem desconto!
Use o cupom CONTANDODESTINOS e ganhe 5% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. SUPER PROMOÇÃO! Use o cupom SEMPRESEGURO e ganhe 20% de desconto em qualquer plano escolhido e pagando no boleto receba +5%. Total de 25% de desconto! Não perca essa oportunidade e faça agora uma cotação na SeguroPromos.

Seguros Promo

O que fazer em Colmar

Começamos nosso roteiro pelo centro de turismo de Colmar, onde pegamos um mapa com uma rota pré-definida. Nesse mesmo mapa, encontram-se também algumas informações sobre os pontos turísticos sinalizados. A rota está inteira sinalizada com marcações no chão, que indicam a direção do próximo ponto turístico.

Roteiro de Colmar, França

Como tínhamos apenas algumas horas em Colmar, e fazia um lindo e ensolarado dia de outono, pulamos os museus e ficamos apenas com as atrações externas.

Pontos turísticos de Colmar

The House of Heads

Essa casa foi construída em 1609, para o lojista Anton Burger. Esse edifício do renascimento alemão deve seu nome, “A casa das cabeças” às 106 cabeças e máscaras grotescas que decoram ricamente a fachada.

O que visitar em Colmar

The Pfister House

Essa casa foi construída em 1537 e apesar das suas características medievais, é o primeiro exemplo da arquitetura renascentista de Colmar. Com seus 2 andares, sua torre octogonal e seus murais pintados que representam cenas bíblicas, a casa Pfister se tornou um símbolo de Colmar. Possui esse nome em homenagem a família que lá morou entre 1841 e 1892, e restaurou a casa.

Pfister House em Colmar, França

The Former Guard House

Essa antiga casa de guarda já teve diversas funções, e foi construído numa antiga capela, que já tinha sido mencionada em 1286. O edifício foi usado como mercado, e até como local de justiça. A sacada que existe nele, construída entre 1577 e 1582, foi usada como tribuna para anúncio das condenações. A partir de 1860, o prédio foi utilizado como quartel militar e depois como uma delegacia.

Casa de guarda Colmar, França

Saint Martin Church

Do outro lado da casa de guarda fica a Saint Martin Church, a Catedral de Colmar, que foi construída entre 1235 e 1365, e é um importante exemplo de arquitetura gótica da Alsácia.

A igreja foi restaurada muitas vezes, e em 1982, durante a última restauração, foram encontrados vestígios das fundações de uma igreja do ano 1000.

Catedral de Colmar, na França

Tanner’s District

O Tanner’s district possui casas altas de madeira e casas de enxaimel dos séculos XVII e XVIII. As casas eram usadas por trabalhadores e suas famílias, onde o último andar era usado para secar peles. É um quarteirão muito bonito.

Tanner's District em Colmar, na França

The Koïfhus

Esse prédio construído em 1480, era a antiga alfândega. Desde sua criação, o edifício tinha dupla função. O piso térreo era usado como armazém e local de tributação de mercadorias importadas e exportadas. Enquanto o piso superior, era utilizado para reuniões dos deputados da federação das 10 cidades imperiais da Alsácia. Essa federação foi criada em 1534.

No século 19, a condição do prédio era precária e uma demolição estava prevista. Mas o projeto foi cancelado e o prédio foi restaurado entre 1895 e 1898. Atualmente, o edifício público mais antigo de Colmar, recebe diversas atividades e exposições.

Koïfhus em Colmar, na França

Covered Market

Esse edifício de tijolos foi projetado em 1865, e já teve várias funções até retornar ao seu objetivo original, que era ser um mercado. Lá dentro encontra-se a venda legumes, verduras, frutas, padaria, laticínios, açougue e algumas refeições rápidas e prontas. Foi lá que garantimos nosso almoço, nos sentamos do lado de fora para almoçar e aproveitar o sol de outono.

The Fishmonger’s District

Esse é o local onde morava a maioria dos pescadores de Colmar. Em 1706, um grande incêndio destruiu boa parte das casas desse bairro. De 1978 a 1981, foi feita uma grande restauração em diversas casas, o que tornou o bairro uma atração de Colmar. O Fishmonger’s District fica entre o Tanner’s District e a pequena Veneza.

Fishmonger's District em Colmar na França

Little Venice – Pequena Veneza

Esse local era habitado por uma comunidade rural de produtores de vinho, jardineiros e barqueiros. É o famoso cartão-postal de Colmar e de lá saem passeios de barco para se apreciar Colmar a partir do rio Lauch.

Little Venice em Colmar, França

Museus em Colmar

Se tiver mais tempo em Colmar, a cidade possui vários museus e vamos indicar 2 deles para você encaixar no seu roteiro, o Unterlinden Museum e o Bartholdi Museum.

Unterlinden Museum

Exposição com diversas obras de arte e o prédio é também um a joia, já que o museu está localizado num antigo convento do século XIII. O valor da entrada é de 13 euros por pessoa. Está fechado todas as terças-feiras. Nos outros dias funciona das 9 às 18 horas.

Bartholdi Museum

Está localizado na casa onde nasceu o escultor Auguste Bartholdi, em 1834. Aberto desde 1922, esse museu se dedica em apresentar o trabalho do artista. Móveis da família, lembranças pessoais, pinturas e fotografias fazem parte da exposição. O valor da entrada é de 6,50 euros por pessoa. Está fechado todas as terças-feiras. Nos outros dias funciona das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Bartholdi Museum em Colmar, na França

Vilas da Alsácia

A Alsácia é composta por diversas cidades e vilas. O principal produto da região é o vinho branco. Viajar por essa região é muito agradável e bonito, cheia de vinhedos. Fomos num dia ensolarado de outono e as estradas emolduradas pelos vinhedos estavam encantadoras.

Conhecemos 3 vilas: Kaysersberg, Riquewihr e Ribeauvillé. Cada uma com seus encantos e peculiaridades, que valem a pena serem visitadas.

Visitar Colmar e toda a região da Alsácia é uma delícia em qualquer época do ano.

Vale a pena reservar com antecedência

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply