Europa França Normandia

D-Day Experience Museum, na Normandia – França

Durante nosso roteiro pela Normandia, na França, um dos nossos objetivos era conhecer as praias do Dia D e alguns lugares relacionados a esse dia, por isso escolhemos visitar o D-Day Experience Museum. É um museu pequeno que proporciona uma experiência. O museu fica em Carentan les Marais, uma vila próxima a praia de Utah, uma das praias que aconteceu o embarque do Dia D.

De forma resumida, o Dia D corresponde ao dia que ocorreram os desembarques dos aliados na Normandia. Esses desembarques tinham como objetivo libertar os territórios do domínio da Alemanha nazista, durante a 2ª Guerra Mundial. Essa operação foi a maior invasão por mar da história e aconteceu em 06 de junho de 1944. Foi uma operação decisiva para o fim da guerra.

D-Day Experience Museum, na Normandia, França

D-Day Experience Museum

Fizemos nosso roteiro pela Normandia de carro, isso foi importante para nos dar mobilidade e permitir que visitássemos diversos locais no mesmo dia.

D-Day Experience Museum na Normandia, França

Chegando no museu, que tem o formato de um barracão, existe uma pequena exposição de objetos recolhidos da 2ª Guerra Mundial, e lá ficamos até o horário do simulador.

Exposição do D-Day Experience Museum na Normandia

A grande atração do museu é um avião que simula um voo que levava paraquedistas aliados para desembarcarem na região da Normandia. É um genuíno C-47, que foi construído em 1943.

Simulador do D-Day Experience Museum, Normandia

Não vou falar muito, para não estragar a surpresa, mas é interessante passar por simulações que sabemos que ocorreram de verdade no passado. Saindo do simulador, existe mais uma exposição com objetos dos soldados que lutaram durante a 2ª Guerra Mundial.

D-Day Experience Museum na França

Toda essa parte é bem rápida, mas fora do museu existem outras partes para se conhecer. Existem placas de homenagem, um tanque e mais um museu chamado Dead Man’s Corner Museum, que é bastante interessante.

Dead Man’s Corner Museum

O major Friedrich August von der Heydte, estava na Normandia quando a notícia da invasão dos aliados se espalhou por lá. Ele decidiu montar seu posto de comando exatamente na mesma casa que se encontra a exposição.

Dead Man’s Corner Museum na Normandia, França

A casa tinha vista para os pântanos ao redor e para o caminho que seguia para o centro da vila. Hoje, estão expostos alguns objetos, e essa exposição mostra um pouco como era o centro de comando na manhã de 06 de junho de 1944.

Dead Man’s Corner Museum, casa usada pelo comando alemão durante a guerra

Logo que entramos já escutamos sons, conversas e podemos ter uma ideia do que as tropas alemãs viveram nas primeiras horas do Dia D.

Dead Man’s Corner Museum na França

Novidade do D-Day Experience Museum

Desde junho de 2019, o museu inaugurou um cinema 3D. Um filme de 36 minutos, repassa os passos dos aliados durante a manhã do Dia D.

Se programe se quiser assistir ao filme, de 01 de abril a 30 de setembro, o filme é exibido a cada hora, das 11 às 18 horas. De 01 de outubro a 31 de março, o filme é exibido a cada 2 horas, das 11 às 17 horas.

São fornecidos óculos 3D e fones de ouvidos com tradução para o inglês ou holandês.

Vai viajar? Sabia o seguro-viagem é obrigatório na Europa e pode ser exigido na imigração? Não deixe de contratar um seguro de viagem!! Temos descontos especiais para leitores do blog! Confira no post: Veja nossas dicas de como contratar um seguro-viagem com o melhor custo-benefício

Informações sobre o D-Day Experience Museum

Endereço: 2 Village de l’Amont, 50500 Saint-Côme-du-Mont

Horário: de outubro a março, o museu fica aberto das 10 às 18 horas (a última entrada é às 17 horas). De abril a setembro, o museu abre das 9:30 às 19 horas (a última entrada é às 18 horas).

Para fazer a visita completa, o D-Day Experience Museum + Dead Man’s Corner Museum + Cinema 3D, o valor da entrada é de 19 euros por pessoa*.

Para fazer a visita completa, o D-Day Experience Museum + Dead Man’s Corner Museum, o valor da entrada é de 13 euros por pessoa*.

*Preços referentes a setembro/2019

Apesar de pequeno, vale a pena visitar o D-Day Experience Museum pela experiência, por poder vivenciar um pouco do que aconteceu no dia 06 de junho de 1944, o Dia D.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply