Alemanha Europa Região Sul da Alemanha Rota Romântica na Alemanha Weikersheim

Rota Romântica na Alemanha: O que fazer em Weikersheim

Weikersheim é uma pequena cidade que fica no Estado de Baden-Württenberg e se destaca por fazer parte da Rota Romântica na Alemanha. Portanto, Weikersheim é uma das 29 cidades que compõe essa rota. Já conhecemos outras cidades da rota romântica alemã, como: Rothenburg ob der Tauber, Würzburg, Tauberbischofsheim, Röttingen, Dinkelsbühl, Nördlingen, Schwangau e o Castelo de Neuschwanstein e Füssen.

A primeira menção à Weikersheim aconteceu em 837. Por volta de 1314, ganhou direitos de cidade e foi construída uma muralha que protegia toda a cidade. Essa cidade medieval também possui muitas coisas preservadas, e vamos mostrar aqui todos os principais pontos turísticos para você conhecer.

É possível conhecer a cidade toda em meio período, mas claro que passar uma noite por lá pode ser muito agradável, principalmente nas estações quentes, onde é possível aproveitar o clima em uma dos diversos bares e restaurantes que ficam na praça principal.

weikersheim weikersheim

 

O que fazer em Weikersheim

As principais atrações de Weikersheim ficam localizadas no Markt (praça principal). Além dessas atrações, vale a pena andar pelas estreitas ruas da cidade e descobrir as casas cheias de charme, flores e aproveitar o clima de cidade pequena.

Weikersheim Weikersheim

Comece a visita pelo antigo portão de entrada da cidade, ele fica a poucos metros de distância da praça principal.

Gänsturm

A Gänsturm, a torre gótica que fazia parte do portão de entrada da cidade, foi destruída nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial e reconstruída apenas em 2003. Hoje abriga o Stadtmuseum, o museu da cidade, onde os visitantes têm uma visão da história de Weikersheim.

O que fazer em Weikersheim

Evangelische Stadtkirche St. George

Indo em direção a praça principal, o próximo ponto turístico de Weikersheim é a Evangelische Stadtkirche St. George (Igreja Protestante de São Jorge). Essa igreja em estilo gótico, foi construída entre 1419 e 1425. Ela está localizada já na praça e se destaca juntamente com as outras construções antigas da praça. Ao passar do tempo, ela foi ampliada até a forma que possui hoje.

weikersheim

Praça Principal

No lado sul da praça encontra-se a Rathaus, prefeitura da cidade, que foi construída entre 1709 e 1711. Além disso, bem no centro, uma fonte que foi construída em 1768, em estilo rococó, chama a atenção.

Tauberländer Dorfmuseum

No lado oposto ao da prefeitura, encontra-se o Tauberländer Dorfmuseum, um museu que conta como era, no passado, a vida rural na região. Esse museu fica no antigo prédio de armazenamento de grãos, que data do século 16.

O Tauberländer Dorfmuseum abre de 01 de abril à 31 de outubro, todos os sábados, domingos e feriados. Funciona das 13:30 às 17 horas e a entrada custa 3 euros por pessoa.

Schloss Weikersheim

Uma das principais atrações de Weikersheim é o palácio. O Schloss Weikersheim, foi construído no século 16. Essa construção renascentista era a residência dos condes Von Hohenlohe. É possível visitar o interior do palácio, que possui quartos bem decorados e preservados. Um ponto alto do castelo são os jardins, construídos em estilo barroco, dizem que foram inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes, na França.

Weikersheim Rota Romântica Alemanha Weikersheim Rota Romântica Alemanha

Curiosidade: no jardim encontram-se diversas estátuas. Mas algumas delas foram feitas em homenagem aos trabalhadores do palácio, como o cozinheiro e a governanta.

Palácio Weikersheim

No palácio também tinha uma exposição sobre alquimia, já que o conde Wolfgang II Von Hohenlohe, que morou no palácio, possuía um laboratório lá. A exposição é bem interessante.

WeikersheimWeikersheim

Existem 2 tipos de ingressos para o Schloss Weikersheim, o mais completo engloba o interior do palácio e os jardins, e é realizado através de um tour guiado. Ele custa 6,50 euros por pessoa.

Com o outro ingresso, pode-se visitar apenas os jardins e o pátio interno do palácio. Ele também dá direito à exposição de alquimia. O ingresso apenas para os jardins custa 2,50 euros no período de 01 de novembro à 31 de março e 3,50 euros no período de 01 de abril à 31 de outubro.

weikersheim weikersheim

Weikersheim Rota Romântica Alemanha Weikersheim Rota Romântica Alemanha

O horário de funcionamento do palácio é de 01 de novembro à 31 de março das 10 às 17 horas e de 01 de abril à 31 de outubro das 09 às 18 horas. O palácio abre diariamente.

 

Dicas extras para planejar sua viagem

Encontramos bem perto da praça principal de Weikersheim, uma estação para carregar as bicicletas elétricas. Uma das formas de fazer a Rota Romântica na Alemanha é de bicicleta, e para quem escolhe a bicicleta elétrica, Weikersheim pode ser um ponto de parada estratégico.

weikersheim

Se estiver fazendo a rota romântica de carro, tem um estacionamento bem perto da praça principal. O legal de estacionar ali, é que a entrada pra cidade é feita através de uma das entradas antigas e é possível ver um pedaço do antigo muro da muralha.

weikersheim

Se estiver planejando sua viagem pela Rota Romântica na Alemanha, coloque Weikersheim no seu roteiro. Além de charmosa e linda, possui pontos turísticos interessantes e tem ótimos vinhos! Não deixe de provar o vinho branco Riesling!

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply