Europa Parceria Rússia São Petersburgo

Peterhof – O lindo e impressionante palácio de São Petersburgo

Peterhof é um palácio em São Petersburgo, na Rússia, e uma das atrações mais visitadas da cidade. No ano passado, em 2017, o palácio recebeu cerca de 7 milhões de visitantes. Desde 1990, o Peterhof, juntamente com o centro histórico de São Petersburgo, faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. O palácio é famoso por suas fontes com estátuas douradas, mas ele tem muito mais a oferecer.

Banhado pelo mar do Golfo da Finlândia, possui muito verde e parques lindos. Além das famosas fontes com estátuas douradas, existem outras fontes espalhadas pelo parque. Para ajudar você a organizar sua visita, vamos descrever um mini roteiro sobre como visitar o Peterhof. Mas já adiantamos que vale muito a pena separar um dia para conhecer todo o complexo do palácio, e é uma parada obrigatória para quem vai para São Petersburgo.

Já adianto que o horário de funcionamento varia para cada estação e também de acordo com a época do ano. Portanto, para não ter erro no seu planejamento, consulte todos os horários no site oficial de Peterhof.

 

História do Palácio Peterhof

Antes de mais nada, saber um pouco sobre a história do lugar é fundamental para aproveitar melhor sua visita. O primeiro registro oficial sobre Peterhof data do ano de 1705 e a inauguração do Peterhof aconteceu em agosto de 1723. Naquela altura, o Lower Park e algumas fontes já haviam sido construídos. Assim como o os palácios Monplaisir e Marly.

Cada monarca russo que passou por lá, fez alterações na arquitetura e na decoração do palácio, até chegar ao que é hoje. Durante a 2ª Guerra Mundial, o palácio foi invadido pelos alemães nazistas e destruído. Após a guerra, ele foi totalmente reconstruído pelos russos.

Peterhof após a guerra

 

Como visitar o Peterhof

Existem várias opções para visitar o Peterhof. Você pode visitar apenas o parque e as fontes, pode visitar o parque, fontes e o palácio principal, e pode ainda, além de visitar tudo isso, conhecer algum museu. Cada atração é paga a parte, por isso, é importante você planejar sua visita ao Peterhof.

Para facilitar, se quiser conhecer apenas o parque, as cascatas espalhadas por ele, inclusive as cascatas com as estátuas douradas e ver as construções por fora, compre o ingresso para o Lower Park. Se quiser visitar o parque e o palácio principal, compre o ingresso para o Lower Park e Grand Palace.

Aconselho que você compre seu ingresso antecipadamente. Como disse, o Peterhof é uma das atrações mais visitadas de São Petersburgo, então, imagine a fila para comprar os ingressos. Elas são enormes! Você pode comprar diretamente aqui no blog, através do site Get your Guide, que é nosso parceiro e onde você realizará uma compra totalmente segura.

Além disso, você pode combinar sua visita com alguns museus. São 15 dentro do Peterhof, e você pode comprar os ingressos na bilheteria de cada museu. Diferente da entrada principal e da entrada para o Grand Palace, os outros museus não costumam ter uma fila muito grande.

Além do palácio principal e dos museus, passeie por todo o jardim, descobrindo cada uma das fontes que estão espalhadas por ele, são 25 fontes espalhadas pelo Lower Park. Se for no verão, uma boa opção é caminhar pela praia, aproveitando toda a paisagem.

Para fazer refeições, você pode ir em algum dos restaurantes que existem no Peterhof, ou comer lanches nas barracas espalhadas pelo parque. Ou ainda, pode levar seu lanche e fazer um piquenique por lá.

Pelo parque também existem banheiros disponíveis, basta apenas seguir as placas indicativas.

 

O que conhecemos no Peterhof

Todo o complexo do Peterhof é bem grande, portanto, separe um dia inteiro para esse passeio.

Chegamos e seguimos em direção ao Monplaisir Palace, que foi o primeiro palácio construído em Peterhof, entre 1714 e 1723. Passeamos um pouco por lá e entramos no museu, onde podemos visitar as dependências do palácio e ver quadros que estão expostos lá dentro. O palácio é bonito por dentro, e incrível como está bem conservado, mesmo sendo de frente ao mar.

Monplaisir Palace

 

Monplaisir Palace

Monplaisir Palace

Depois andamos na direção contrária do mar, descobrindo os jardins e as fontes. Nesse trajeto você encontrará barracas vendendo lanches, bebidas e sorvetes. Depois fomos em direção ao Grand Palace. Nesse trajeto passamos pela Great Orangery, que funciona um restaurante.

Antes de chegar no Grand Palace, passamos ainda pela igreja do Peterhof, com suas lindas cúpulas douradas. Hoje também é um museu e é possível comprar o ingresso na porta e visita-la.

Chegando na frente do Grand Palace, podemos ver a Grande Cascata, que é a grande fonte com diversas estátuas douradas. É a parte mais cheia do Peterhof, e muitas pessoas ficam ali procurando o melhor ângulo para foto. A cascata é realmente deslumbrante.

Seguimos em direção a Fonte de Eva e depois em direção ao restaurante Shtandart, onde almoçamos. Nesse restaurante tem 2 opções de refeição. Um lado fica um restaurante à la carte, um pouco mais caro, e do outro lado uma restaurante self-service, onde você escolhe as porções que quer comer e paga pelo prato total. O restaurante self-service é um pouco mais barato, mas mesmo assim, o valor do prato é meio caro dentro do Peterhof.

Depois do almoço, andamos um pouco pela praia e encerramos nosso passeio pelo Peterhof. Faltou muita coisa ainda para ver, mas tentamos aproveitar ao máximo os encantos do Peterhof.

 

Como chegar ao Peterhof

Existem duas formas de chegar ao Peterhof, de metrô e ônibus ou de Hydrofoils, que é um barco de velocidade rápida. Consideramos o Hydrofoils a melhor forma de chegar ao Peterhof, além de ser mais rápido, você fará um passeio pelo Golfo da Finlândia. Mas vamos descrever aqui as duas formas, para você escolher a que mais se encaixa no seu roteiro.

 

Ir ao Peterhof de ônibus

Para ir ao Peterhof de ônibus é preciso antes ir até a estação de metrô Avtovo, que fica na linha 1, vermelha. Saia da estação de metrô e atravesse a avenida Prospekt Stachek, pois precisará pegar o ônibus do outro lado da avenida. O ponto de ônibus é quase em frente à estação, e lá poderá pegar qualquer mini ônibus entre os números: K-224, K-300, K-424 ou K-424A. Ou ainda os ônibus número 200 ou 210. Eles passam frequentemente. O trajeto de ônibus demora cerca de 40 minutos a 1 hora, dependendo do trânsito. Desça no ponto Razvodnaya St e já estará quase na frente do Peterhof. Desça a rua e já chegará na entrada.

Para ir do Peterhof para o centro de São Petersburgo é só fazer o caminho contrário.

 

Ir ao Peterhof de Hydrofoils

O Hydrofoils é um barco que atinge altas velocidades. Ele sai do Cais do Almirante, navega pelo Golfo da Finlândia e chega direto no Peterhof. O trajeto dura por volta de 30 minutos. Cada parte do trajeto custa 500 rublos. Então, ida e volta sairá por 1000 rublos. Se você tiver o CityPass St. Petersburg, a passagem do Hydrofoils, ida e volta, está incluído.

visitar o peterhof

Quero salientar uma informação importante, o Hydrofoils depende das condições climáticas eventualmente, pode estar fechado. Quando fomos estava ventando muito, conseguimos ir até Peterhof, mas na volta o Hydrofoils estava fechado. Então, voltamos de ônibus. O lado bom é que conseguimos testar as 2 formas para contar para vocês.

Nós achamos o Hydrofoils a melhor forma de fazer o trajeto de São Petersburgo até o Peterhof. Entretanto, tem uma informação importante. Se você comprar seu ingresso antecipadamente pela Get Your Guide, é necessário que vá de ônibus. Pois é preciso retirar os ingressos na bilheteria, e para esse tipo de ingresso, isso acontece apenas na bilheteria principal. Se você chegar com o ingresso do Get Your Guide pela bilheteria do Hydrofoils, não conseguirá entrar. Em compensação, poderá voltar de Hydrofoils tranquilamente.

Independentemente da forma de chegar até lá, vale muito a pena fazer o passeio. Visitar o Peterhof, deve estar no seu roteiro de São Petersburgo.

 

*O Blog Contando Destinos agradece ao Peterhof pela cortesia das entradas. Entretanto, salientamos que este post se baseia na nossa experiência e expressa nossa sincera opinião sobre os serviços oferecidos.

 

Vale a pena comprar com antecedência
peterhof: Get Your Guide

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    sara
    6 de junho de 2019 at 07:16

    Viva!
    Estive a dar uma leitura no Seu artigo e houve um detalhe que me deixou curiosa e também com dúvida:

    “Pois é preciso retirar os ingressos na bilheteria, e para esse tipo de ingresso, isso acontece apenas na bilheteria principal. Se você chegar com o ingresso do Get Your Guide pela bilheteria do Hydrofoils, não conseguirá entrar. Em compensação, poderá voltar de Hydrofoils tranquilamente.”

    Então se eu comprar as entradas online e chegar de Hydrofoils depois não posso entrar?! Teria de voltar a comprar novas entradas? Pode me explicar esse detalhe? Obrigada!!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      10 de junho de 2019 at 06:11

      Oi Sara, é exatamente como está escrito! É necessário trocar o voucher e é feito apenas na bilheteria principal, portanto, não é possível chegar com o Hydrofolis, isso se comprar o ingresso pelo site da Get Your Guide. Inclusive, na página para compra desse ingresso na Get Your Guide, tem uma observação sobre isso: “Bom Saber Antes:
      • Não é possível ir de São Petersburgo a Peterhof de hidrofólio, pois o estande do GetYourGuide não está situado no Golfo da Finlândia. Você pode voltar a São Petersburgo de hidrofólio por um custo adicional se desejar”
      Se comprar online na GYG, terá que ir de ônibus ou taxi, mas poderá voltar de hydrofolis.

  • Reply
    Gloria de Castro
    27 de junho de 2019 at 19:59

    O que é isso Lower Park ? Russo geralmente não fala inglês… Do que é que você está falando, das cascatas no Jardim Inferior ?

    Estive lá e não cheguei a nenhuma conclusão do que se trata este Lower Park. Qual o nome correto em português, já que é a língua que falamos no Brasil. Ou qual seria o nome em russo ?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      28 de junho de 2019 at 05:17

      Você pegou o mapa do lugar? O Lower Park é o PARQUE que fica no Peterhof, o nome em russo é Нижний парк. Não adianta saber o nome em português, mesmo sendo a língua que falamos no Brasil, chegar lá e não localizar. Já LOWER PARK, você consegue achar no mapa!
      Nesse link, pode acessar o mapa e vai entender e localizar tudo que descrevi no post https://en.peterhofmuseum.ru/files/map.pdf?v=1.2

Leave a Reply