Brasil Mariana Minas Gerais

Visite Mariana, a cidade de Minas Gerais continua linda

Mariana é cidade onde nasceu Minas Gerais.

Em novembro de 2015, a barragem da mineradora Samarco rompeu, causando uma destruição ecológica gigante para a região. Apesar da tragédia que ficou conhecida nacional e internacionalmente, e causou uma destruição ecológica gigante para a região, o centro histórico de Mariana não foi atingido.

Ele ainda pode e deve ser visitado, pois é lindo.

Mariana  Mariana

 

Um pouco sobre a história de Mariana

No final do século XVII, bandeirantes paulistas se fixaram numa região que possuía uma grande reserva de ouro, que passou a se chamar Arraial Nossa Senhora do Carmo. Em 1711, com o objetivo de controlar a extração de ouro da região, a Coroa Portuguesa elevou o arraial para Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, que foi a primeira vila de Minas Gerais.

Em 1745, passou a se chamar Mariana em homenagem a D. Maria Ana da Áustria, esposa do Rei João V, que era o rei de Portugal na época.

Foi a cidade mais rica do ciclo do ouro, e ainda a primeira capital do estado. Além de sede do primeiro bispado mineiro.

Mariana

Mariana é um destino indispensável para quem quer conhecer mais sobre Minas Gerais e sobre o Brasil na época colonial.

 

O que fazer em Mariana

Uma das atrações principais da cidade é a praça com as duas igrejas, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, ambas construções são do século XVIII.

A Igreja de São Francisco de Assis de estilo rococó, começou a ser construída em 1763. Possui no seu interior obras de Aleijadinho e pinturas de Manuel da Costa Ataíde. Ambos artistas mineiros, e que são considerados os 2 nomes mais importantes da arte colonial brasileira.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo começou a ser construída em 1784. Ela possui algumas características originais como, as torres cilíndricas implantadas em recuo em relação à fachada.

Mariana

Em frente à praça das igrejas, fica a Casa da Câmara e Cadeia. Sua construção foi concluída em 1795 e além de sede administrativa e legislativa, o local abrigou a casa de fundição de ouro e a senzala.

Mariana

Bem em frente à Casa da Câmara fica o Pelourinho, que é o local onde eram aplicados castigos públicos aos escravos.

Mariana

Andar pelas ruas de Mariana, apreciando as construções da época do Brasil colonial, é uma deliciosa experiência.

Mariana Mariana

Mariana Mariana

 

O que fazer nas proximidades de Mariana

Além de conhecer Mariana, você pode conhecer um pouco mais a região. Bem próximo a cidade fica a Mina da Passagem, que é a maior mina de ouro aberta à visitação.

Também pode aproveitar a oportunidade para conhecer Ouro Preto. Conhecemos também a cidade e contei tudo nesse post.


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply