Brasil Minas Gerais Ouro Preto

O que ver e fazer em Ouro Preto, a linda cidade de Minas Gerais

Quando estive no Brasil, no final de 2016, participei no Encontro da Rede de Blogueiros Brasileiros de Viagem (RBBV) que aconteceu em Belo Horizonte. Aproveitamos que estávamos em Minas Gerais, e esticamos um pouquinho para conhecer Ouro Preto, Mariana e Inhotim.

Nesse post contarei como foi nossa visita em Ouro Preto, cidade linda que sempre quis conhecer, pois foi lá que, em janeiro de 1975, meus pais passaram a lua-de-mel deles. Cidade especial.

 

Um pouco sobre Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade do Estado de Minas Gerais que se localiza em uma das principais áreas do Ciclo do Ouro. Oficialmente foram enviadas 800 toneladas de ouro para Portugal no século 18, sem contar o que circulou no mercado negro, de maneira ilegal, e o que foi usado na ornamentação das igrejas.

A cidade é também conhecida pela sua arquitetura colonial. E com toda essa riqueza cultural, Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro a ser Patrimônio Mundial da UNESCO em 1980. Foi também nomeado Patrimônio Estadual em 1933 e Monumento Nacional em 1938.

É realmente uma cidade imperdível.

 

O que ver em Ouro Preto

Chegamos na cidade direto na Praça Tiradentes, que é a praça central da cidade. Foi nela que em 1792, ficou exposta a cabeça do mártir da independência, o Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, que foi enforcado por participar da Inconfidência mineira. Nessa época Ouro Preto ainda se chamava Vila Rica.

Nessa praça observe as sacadas das casas, as originais eram em madeira, mas depois foram substituídas por ferro. Elas são todas parecidas, mas nenhuma delas é igual.

Nessa praça fica também o Museu da Inconfidência Mineira. O museu funciona no antigo prédio da administração da cidade, e nesse prédio, no século 18, funcionava também a cadeia. Ele é dedicado à memória do movimento que, sem sucesso, lutou pela independência do Brasil.

Ouro Preto

O Museu da Inconfidência Mineira fica aberto de terça-feira a domingo das 10 às 18 horas. O valor da entrada é de R$ 10,00.

Descendo a Rua Cláudio Manoel, uma das muitas ladeiras de Ouro Preto, logo chegamos a uma das principais atrações da cidade, a Igreja de São Francisco de Assis.

Ouro Preto

Quer saber as vantagens de reservar seu hotel no Booking.com direto aqui no blog? Leia também -> Vantagens do Booking.com

As igrejas de Ouro Preto

A Igreja de São Francisco de Assis possui obras de Aleijadinho, que foi o primeiro escultor brasileiro a trabalhar com pedra-sabão. E por falar em pedra-sabão, em frente a igreja está a feira de artesanato onde se encontra muitas peças dessa pedra.

Ouro Preto

Essa igreja é considerada uma das 7 maravilhas de origem portuguesa do mundo.

Infelizmente não conseguimos entrar na igreja, visitamos Ouro Preto numa segunda-feira, e todas as igrejas da cidade estavam fechadas.

Bem próximo a esse local, fica a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Uma igreja do século 18 que também possui obras de Aleijadinho.

Ouro Preto

Ao lado da igreja, fica A Casa da Ópera Teatro Municipal, que foi inaugurado em junho de 1770 e é o mais antigo teatro ainda em funcionamento das Américas.

Ouro Preto

Ouro Preto é cheio de igrejas, mas a Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar é a matriz da cidade. Popularmente chamada de Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, foi construída durante o Ciclo do Ouro. Também não tivemos a oportunidade de entrar na Igreja Matriz, mas ela possui muitas obras em ouro.

Ouro Preto

Eu conversando com a nossa guia em Ouro Preto

Antes de ir para a última igreja que visitamos, passamos pela Rua São José. Na altura no número 132, é o local onde ficava a antiga casa de Tiradentes. A casa dele mesmo não existe mais. Ela foi destruída e a terra foi salgada como dizia na sentença. Mas a placa representa o local que ela ficava.

Ouro Preto

Subindo as ladeiras de Ouro Preto chegamos a última Igreja que visitamos, é a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Conhecida também como Igreja Nossa Senhora do Rosário, essa igreja do século 18 é considerada por especialistas como a expressão máxima do barroco colonial mineiro.

Ouro Preto

Além de tudo isso, perca-se nas ladeiras de Ouro Preto, suba, desça, aprecie as casas com as sacadas, as ruas de pedra, e cada cantinho lindo e especial.

Ouro Preto Ouro Preto

 

O que faltou ver em Ouro Preto

Mina do Chico Rei

Essa mina é conhecida pois nela trabalhou Chico Rei, um escravo que conquistou sua liberdade e comprou a mina. Com o ouro extraído dela, ele comprou a alforria de muitos escravos.

O blog Mineiros na Estrada fez um post sobre a visita a Mina do Chico Rei.

 

Museu Aleijadinho

Esse museu fica na sacristia da Igreja Nossa Senhora da Conceição e reúne um acervo rico de arte sacra do artista. Infelizmente o museu está temporariamente fechado para reforma.

 

Casa dos Contos

A casa foi construída entre 1782 e 1787 para o administrador de impostos da capitania de Minas. Serviu também para abrigar a Junta da Real Fazenda e a Intendência do Ouro e foi quando ganhou o nome de Casa dos Contos. Até hoje a casa possui uma senzala.

Hoje esse museu conta com documentos que contam a história do Ciclo do Ouro, a história de Minas Gerais e do Brasil.

 

Outros passeios próximos a Ouro Preto

Existem muitos lugares interessantes para conhecer próximos a Ouro Preto.

Fomos visitar também a cidade Mariana, que fica a aproximadamente 20 Km de Ouro Preto. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o centro histórico da cidade que foi a primeira capital de Minas Gerais, não foi atingido pelo desastre ambiental que devastou a região, ele continua intacto e lindo.

Entre Mariana e Ouro Preto encontra-se a Mina da Passagem. Essa é a maior mina de ouro aberta à visitação. Não conseguimos visita-la porque não tivemos tempo.

Um pouco mais distante, aproximadamente 110 km de Ouro Preto, fica o Instituto Inhotim. Se você for à Minas Gerais, vale muito a pena conhecer esse museu a céu aberto. Foi um dos lugares que mais gostei de conhecer na minha visita a Minas Gerais.

São João Del Rei fica a aproximadamente 190 Km de Ouro Preto. Não conseguimos visitar, mas o blog Roteirando contou tudo sobre a cidade nesse post.

Tiradentes também é uma cidade que vale a pena visitar. O blog Nas Estradas do Planeta contou tudo sobre a cidade nesse post.

 

Aproveite para reservar seu hotel em Minas Gerais com os melhores preços.


Booking.com

Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Gê Azevedo - Mineiros na Estrada
    20 de fevereiro de 2017 at 08:18

    Ah, Aline, aposto que ficou com um gostinho de “quero mais”, hein?
    Volte mais vezes!
    E muito obrigada por mencionar a gente!
    Beijos!

  • Reply
    Carlos Roberto e Gleidys
    20 de fevereiro de 2017 at 17:08

    Obrigado por linkar nosso post de Tiradentes

Leave a Reply