livros

Depois de Auschwitz – Como foi ler esse livro sobre o Holocausto

Minha irmã me deu o livro Depois de Auschwitz em dezembro de 2014. Como acredito muito que existe hora certa para ler cada livro, chegou a hora dele.

Gosto de ler (e assistir filmes) sobre a 2ª Guerra Mundial, saber as tristes experiências que as pessoas tiveram durante esse período. E gosto principalmente, de saber como conseguiram superar e seguir em frente.

O emocionante relato da irmã de Anne Frank que sobreviveu ao Holocausto

Em Depois de AuschwitzEva Schloss conta uma história de força de vontade, de superação, não somente durante a Guerra, mas também após. E uma coisa importante, é uma história real, isso nos faz pensar em muitos aspectos da nossa própria vida.

Não deve mesmo ter sido nada fácil para Eva recomeçar a vida e ter uma “vida normal”.  Ela vivenciou os horrores que aconteceram na 2ª Guerra Mundial, principalmente em Auschwitz, o campo de concentração para qual foi deportada.

Além do difícil período que ela enfrentou durante a 2ª Guerra Mundial, Eva conta sobre a infância feliz que teve com a família e sobre o período que ficou escondida, antes de ser deportada.

Eva Schloss também conta como foi difícil se relacionar e confiar nas pessoas no período pós-guerra, e como, pouco a pouco, ela conseguiu superar tudo isso.

Conta também como conseguiu ajudar e influenciar as pessoas para o bem, contando sobre sua história pelo mundo.

“Naquele momento, decidi que eu não seria uma vítima, apesar de tudo o que havia acontecido comigo. Nunca permitiria a mim mesmo ter uma mentalidade dessas – era quase como aceitar o papel de total desamparo que os nazistas queriam que sentíssemos. Eu não era impotente. Eu era uma sobrevivente. ”

Na verdade, Eva Schloss não era irmã de sangue da Anne Frank. Ela conheceu a Anne na infância, quando as duas moraram em Amsterdã. Mas foi apenas após a guerra, e consequentemente, após a morte de Anne, que as duas viraram irmãs.

Apenas o pai de Anne, Otto Frank, sobreviveu ao Holocausto. Já na família de Eva, apenas ela e sua mãe, Fritzi, sobreviveram. Após a guerra, a mãe de Eva e Otto Frank se aproximaram e se casaram. Eva viu toda a luta de Otto para publicar O diário de Anne Frank e tornar a história dela conhecida em todo o mundo.

 

Depois de Auschwitz

Depois de Auschwitz – Resenha do livro
Foto e Sinopse: Livraria Saraiva

Sinopse: Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determinação e do amor de sua mãe, Fritzi. Quando Auschwitz é extinto, mãe e filha iniciam a longa jornada de volta para casa. Elas procuram desesperadamente pelo pai e pelo irmão de Eva, de quem haviam se separado. A notícia veio alguns meses depois: tragicamente, os dois foram mortos. 


Este é um depoimento honesto e doloroso de uma pessoa que sobreviveu ao Holocausto. As lembranças e descrições de Eva são sensíveis e vívidas, e seu relato traz o horror para tão perto quanto poderia estar. Mas também traz a luta de Eva para viver carregando o peso de seu terrível passado, ao mesmo tempo em que inspira e motiva pessoas com sua mensagem de perseverança e de respeito ao próximo. Ainda dá continuidade ao trabalho de seu padrasto Otto, pai de Anne Frank, garantindo que o legado de Anne nunca seja esquecido.

Uma história de dor e superação que merece ser conhecida.

Ficou com vontade de ler sobre a historia de Eva Schloss também?

Aproveite para comprar seu livro no Amazon.con.br

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Jamile
    20 de agosto de 2016 at 08:10

    Obrigada pela dica! Bjk

Leave a Reply