Bélgica Europa

Durbuy, a charmosa menor cidade do mundo

Durbuy já foi considerada a menor cidade do mundo. Fui visita-la no final de dezembro, estava bastante frio nesse início de inverno, mas mesmo assim a cidade belga não perdeu seu charme. Durbuy fica na Bélgica, na província de Luxemburgo. Calma, não confunda com Luxemburgo-país. A Bélgica tem uma província chamada Luxemburgo, que faz fronteira com o país Luxemburgo.

A cidade ainda é pequena, com cara de cidade do interior, apesar de ter perdido o título de menor cidade do mundo, ainda encontramos esse adjetivo em muitos lugares, principalmente relacionados ao turismo. Acredito que essa foi a forma que a cidade encontrou de atrair turistas.

Vai dormir em Durbuy? Encontre os melhores hotéis

 
Durbuy

 

Durbuy é a menor cidade do mundo. Isso é verdade?

Se jogarmos no google: “a menor cidade do mundo”, aparecerá Ulm na Croácia. Mas então, por que é Durbuy que leva essa fama?

Essa classificação aconteceu em 1331, quando a pequena aldeia foi considerada cidade por D. João I, conde de Luxemburgo e rei da Boêmia. Ela fazia parte de uma zona importante de comércio, e ser “promovida” a cidade, melhorou muito o comercio da época.

Acontece que, em 1977, a cidade foi agregada a mais 40 aldeias adjacentes, e assim cresceu em território. Mas a população continuou pequena, em 2014 era aproximadamente 11.432.

Acredito que ela mantém a nomenclatura até hoje, por conta do turismo, que é a principal atividade da cidade atualmente. E vale a pena realmente conhece-la!! Mesmo sendo pequena, a cidade possui algumas atrações como, Parque de Topiaria, Castelo, mirante, cervejaria, guloseimas, ruas estreitas de paralelepípedo, e casas que parecem ter saído da Idade Média.

rio Ourthe corta a cidade, e sou apaixonada por cidades que tem rios, eles dão um charme tão especial! No verão, é um destino procurado por amantes de esportes radicais. Canoagem, tirolesa, rafting, estão entre os esportes oferecidos pela cidade. Será que voltarei no verão? SIM!! 🙂

O castelo de Durbuy não pode ser visitado, mas é um espetáculo. Dica: vá do outro lado do rio (lado oposto ao castelo) para tirar uma linda foto.

 
Durbuy

Também do lado do rio oposto ao Castelo, fica o Parc des Topiaires. Ele diz que é o maior parque de Topiaria do mundo e fica na menor cidade do mundo. Bom, se é verdade, já não sei.

Não achei ele assim tão grande e na verdade, acho que não vale muito a pena entrar, a não ser que você seja curioso e queira saber as formas que tem lá dentro. A entrada dele custa 4,50€.

 
 
Durbuy
Durbuy
Durbuy
Durbuy
Registro para o Instagram 🙂

O charme de Durbuy

Todo o charme da cidade fica por conta das ruas estreitas, todas de pedras e as casas que nos fazem voltar no tempo. Olhem só as fotos:

Durbuy
Durbuy
Durbuy
Durbuy
Que fofo!!
   

Agora vamos falar de uma coisa típica da Bélgica, cervejas!!

Durbuy, mesmo sendo a menor cidade do mundo, possui 2 cervejas (aaaahhhh obrigada Bélgica!! J)

 

Durboyse

Essa cerveja considerada local, na verdade não é produzida na cidade, e sim em Quenast, pela Brasserie Lefébvre. Mas como ela leva o nome da cidade, não tem problema.

Ela tem trem variedades: Blond, Brown e Triple.

Marckloff

Essa sim, é a primeira e única cerveja produzida da cidade de Durbuy, pela Brasserie La Ferme au Chêne. É uma cerveja fermentada e não filtrada, e é vendida apenas na cidade.

A cervejaria possui um restaurante, e foi lá que almoçamos. Experimentei Boulettes com molho de Marckloff, que são como umas almondegas. Sentamos no terraço (fechado porque era inverno) mas com vista para o rio e degustamos a deliciosa cerveja da casa. Delícia!! Super recomendo esse restaurante para quem for a Durbuy.

Durbuy

Menor cidade do mundo ou não, charme Durbuy tem de sobra. Vale muito a pena conhecer e é um excelente bate e volta para quem está em Bruxelas.

 




Booking.com

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply
    Liliane Arend
    14 de janeiro de 2016 at 08:37

    achei a cidade um charme … adoro cidades com ruelas de pedras.
    beijocas
    Li

  • Reply
    Nini Ferrari
    14 de janeiro de 2016 at 13:16

    Passei dois meses na Bélgica no ano passado, e se eu tivesse visto seu post na época, com certeza teria incluído Durbuy em algum dos meus passeios! Muito charmosa mesmo!

  • Reply
    Liliane Inglez
    14 de janeiro de 2016 at 13:16

    Eu sou louca por cidadezinhas… já anotei o nome da cidade! Quero conhecer! bjs

  • Reply
    Guaciara Rhein
    14 de janeiro de 2016 at 13:16

    Que cidade graciosa, adoro essas ruas de pedra! E adoro posts que tem um pouco de história, muito bom! Bjs!

  • Reply
    Poliana Cardozo
    14 de janeiro de 2016 at 20:00

    Mas que cidade mais fofinha né? Parece um cenário de filme. Adorei conhecer por meio do seu post. Abraços

  • Reply
    Aline Figueiredo
    14 de janeiro de 2016 at 20:00

    Que delícia: a cidade e as cervejas!rs Consegui me imaginar nesse lugar em um dia muito agradável! Entrou pra wish list!

  • Reply
    Julia
    14 de janeiro de 2016 at 20:00

    Gente, adorei! Que cidadezinha deliciosa, cheia de charme mesmo 🙂 Quero conhecer! Beijos

  • Reply
    Nathalia Depolo
    14 de janeiro de 2016 at 21:34

    Que charme de cidade. Amei!!!

  • Reply
    Milton
    3 de maio de 2018 at 16:38

    Sem dúvida um dos vilarejos mais charmosos que já conheci, vale MUITO a visita!

Leave a Reply