Alemanha livros

Livro O Menino do Pijama Listrado – como foi a minha leitura

Depois de ler o livro Jardim de Inverno, que contei aqui, fiquei inspirada em escrever mais sobre livro que envolve a Segunda Guerra Mundial.
O Menino do Pijama Listrado é um deles.

O menino do pijama listrado

Autor: John Boyne
Editora: Cia. das Letras

Eu tinha visto o filme e só depois li o livro. O filme não é fiél ao livro, como acontece com todo filme baseado em livro. A história no papel é mais completa, mais instigante, mas é triste da mesma forma. Aconselho ler o livro primeiro, mas se você já viu o filme, leia da mesma forma, não irá se arrepender.

Apesar da história não ser real, nem baseada numa real, ela é extremamente triste, e retrata um lado inocente e as vezes covarde, que descobriu realidades por pura curiosidade.

A inocência de uma criança “protegida” contra a perda da inocência de outra criança “não protegida”, com um final que não é impossível de ter acontecido de verdade.

Aos olhos da criança todos são iguais, não existe diferença, o preconceito é ensinado pelo adulto.

A leitura é rápida, fácil e as vezes com uma linguagem que beira ao infantil, mas não deixa de ser pesada.

Eu particularmente, me emocionei em muitas partes, pois ia lendo e lembrando do filme.

Mas gosto mesmo de ler o livro antes de assistir o filme, assim a minha cabeça se encarrega das melhores imagens.

Gostei do livro, mas fica uma pergunta, a amizade era mesmo verdadeira ou era apenas por falta de outra criança “ariana” para brincar?? Se era verdadeira, por que o Bruno não defendeu seu amigo, ou o Pavel, quando teve oportunidade?

Quem leu o livro ou assistiu o filme, me conta!!

Aproveite para comprar o livro O menino do pijama listrado

Logo logo termino o Diário de Helga, uma sobrevivente tcheca e judia do gueto de Teresín e de Auschwitz. Volto para contar!!

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Elaine Magalhães
    27 de fevereiro de 2015 at 12:41

    ejo que 24 horas são realmente poucas pois amo ler e ultimamente não consigo pois a prioridade é outra mas em muito breve necessito retomar esse hábito e viajar nas entrelinhas de belos textos e tão bom e ajuda em variados aspectos a nossa essência. Pelo menos no meu caso. Hehehe… Bis bald ! 🙂

  • Reply
    A Li descobrindo a Alemanha
    27 de fevereiro de 2015 at 12:42

    Oi Elaine, eu tinha relaxado também, mas já me programei para ler um pouquinho todos os dias!! 🙂

  • Reply
    Da nonstaão c
    28 de março de 2018 at 20:48

    o menino do pijama listrado é baseado em fatos reais sim,

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      9 de abril de 2018 at 12:47

      Ele é baseado na Segunda Guerra Mundial, que é um fato real. Mas a história que é contata no livro é ficção, ela é apenas baseada em fatos que aconteceram.

  • Reply
    CINTIA SILVA
    29 de maio de 2019 at 20:52

    Respondendo a sua pergunta, pra mim a amizade do Bruno com o menino não era verdadeira porém era pura inocência. Pois se ele tivesse outras crianças do círculo dele ele teria feito amizades com essas e nao teria ido ao encontro da tal fazendo que ele tanto falava. Pôis ele só foi Até lá por se acha sozinho. Minha opinião.

  • Reply
    Eloise
    15 de abril de 2021 at 14:45

    Bom, respondendo a essa pergunta, no meu ver era de fato sim , uma amizade verdadeira, pois sabemos q uma criança qnd está com medo ela se recua a falar a vdd, dependendo da gravidade q ele irá sofrer após dizer diante de um pai ou outra pessoa q lhe pergunte com tom agressivo. No próprio filme o menino Bruno nós revela isso. E antes disso teve uma cena em q o menino Bruno junto com a sua família presenciou com o velhinho q foi trabalhar na casa dele. Então a minha opinião sobre, é esta!

Leave a Reply