Alemanha livros

Livro O Menino do Pijama Listrado – como foi a minha leitura

Depois de ler o livro Jardim de Inverno, que contei aqui, fiquei inspirada em escrever mais sobre livro que envolve a Segunda Guerra Mundial.
O Menino do Pijama Listrado é um deles.

O Menino do Pijama Listrado

O menino do pijama listrado

Autor: John Boyne
Editora: Cia. das Letras

Eu tinha visto o filme e só depois li o livro. O filme não é fiél ao livro, como acontece com todo filme baseado em livro. A história no papel é mais completa, mais instigante, mas é triste da mesma forma. Aconselho ler o livro primeiro, mas se você já viu o filme, leia da mesma forma, não irá se arrepender.

Apesar da história não ser real, nem baseada numa real, ela é extremamente triste, e retrata um lado inocente e as vezes covarde, que descobriu realidades por pura curiosidade.

A inocência de uma criança “protegida” contra a perda da inocência de outra criança “não protegida”, com um final que não é impossível de ter acontecido de verdade.

Aos olhos da criança todos são iguais, não existe diferença, o preconceito é ensinado pelo adulto.

A leitura é rápida, fácil e as vezes com uma linguagem que beira ao infantil, mas não deixa de ser pesada.

Eu particularmente, me emocionei em muitas partes, pois ia lendo e lembrando do filme.

Mas gosto mesmo de ler o livro antes de assistir o filme, assim a minha cabeça se encarrega das melhores imagens.

Gostei do livro, mas fica uma pergunta, a amizade era mesmo verdadeira ou era apenas por falta de outra criança “ariana” para brincar?? Se era verdadeira, por que o Bruno não defendeu seu amigo, ou o Pavel, quando teve oportunidade?

Quem leu o livro ou assistiu o filme, me conta!!

Logo logo termino o Diário de Helga, uma sobrevivente tcheca e judia do gueto de Teresín e de Auschwitz. Volto para contar!!


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Aproveite a promoção de férias!! Clique aqui, utilize o cupom PROTETORSOLAR e ganhe 10% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply
    Elaine Magalhães
    27 de fevereiro de 2015 at 12:41

    ejo que 24 horas são realmente poucas pois amo ler e ultimamente não consigo pois a prioridade é outra mas em muito breve necessito retomar esse hábito e viajar nas entrelinhas de belos textos e tão bom e ajuda em variados aspectos a nossa essência. Pelo menos no meu caso. Hehehe… Bis bald ! 🙂

  • Reply
    A Li descobrindo a Alemanha
    27 de fevereiro de 2015 at 12:42

    Oi Elaine, eu tinha relaxado também, mas já me programei para ler um pouquinho todos os dias!! 🙂

  • Reply
    Da nonstaão c
    28 de março de 2018 at 20:48

    o menino do pijama listrado é baseado em fatos reais sim,

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      9 de abril de 2018 at 12:47

      Ele é baseado na Segunda Guerra Mundial, que é um fato real. Mas a história que é contata no livro é ficção, ela é apenas baseada em fatos que aconteceram.

    Deixe um comentário