Alemanha

Desvendando o cardápio alemão

Você chega para passear ou morar na linda Alemanha e vai a primeira vez num restaurante. Chegando, logo pede o cardápio em inglês e NÃO TEM.
Calma, vou te ajudar a desvendar alguns mistérios do cardápio…rsrs
Não é tão difícil assim, vamos lá!!

Bebidas

Vamos começar com bebidas. Saft significa suco, portanto, tudo que tiver saft é suco, por exemplo, Orangensaft, suco de laranja, Apfelsaft, suco de maçã.

Se você não fica sem uma água, você precisa saber de uma coisa muito importante. Na Alemanha se toma muita água com gás, então, se você pedir somente uma água, com certeza receberá uma água com gás, que é Wasser mit Kohlensäure. Para pedir água sem gás, peça Wasser ohne Kohlensäure, ou stilles Wasser, que também é água sem gás.

Os refrigerantes normalmente ficam com seus nomes comerciais nos cardápios, mas também existem os Schorle, por exemplo, Apfelschorle, refrigerante de maçã, que é bastante popular por aqui.

Mas para acompanhar uma comida alemã, nada melhor que uma cerveja, Bier. E ai existe, várias! Mas é importante saber que a Pils é aquela “loira gelada” que estamos acostumados, Weiß é a cerveja de trigo. Por ser um assunto longo, prometo fazer um post somente de cervejas!! 🙂

Só mais uma coisinha muito importante sobre cervejas, se estiver escrito vom Fass, é a tipo chopp, e Flasche, é a cerveja de garrafa que pode ter vários tamanhos.

Vamos agora as comidas!!

Comidas

Um prato muito típico daqui e facilmente encontrado com diversos preços é o Schnitzel, que nada mais é que um filé de carne de porco, normalmente empanado e frito. Geralmente, vem acompanhado de batata frita e salada. Pode ter também algum molho, de cogumelo, pimentão vermelho, molho branco.

Foto: http://www.womenshealth.de/food/gesunde-rezepte/wp-content/uploads/2013/05/Sellerie-Schnitzel_800x462-530×306.jpg

Pode-se também ter variações desse filé,  como de frango ou peru. Se estiver Schwein é porco, Hähnchen é frango e Puten é peru.

A Paprika que você encontrará muitas vezes no cardápio, nada mais é que pimentão, normalmente vermelho, que é muito consumido por aqui.

Quando falamos de comida alemã logo pensamos no “chucrute” e todo mundo acha que essa é uma palavra alemã, mas sinto informar que você não encontrará nenhum chucrute por aqui.

Se quiser provar a deliciosa conserva de repolho picado na Alemanha, você precisa procurar “Sauerkraut” no cardápio. Mas preciso avisar que aqui ele é mais azedinho, eu gosto muito. 🙂

E por falar em tradição alemã, não podemos deixar de lembrar do joelho de porco e das famosas salsichas!!

Pode-se encontrar o joelho de porco servido de duas formas, uma delas é assado e vem com o nome Schweinshaxe, e uma outra forma que ele é bastante achado é cozido, e leva o nome Eisbein. 

Normalmente o joelho de porco é servido com Sauerkraut.

Eisbein com Sauerkraut
Foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Eisbein-2.jpg

E as famosas salsichas, elas tem o nome de Wurst. Mas existem muitas variações da Wurst, a mais tradicional é a Bratwurst, aquela branca bem temperadinha e que é usada também para fazer a Currywurst, que é a salsicha picada com um molho de curry. Normalmente comida com pão e batata frita.
Outras variações são: Bockwurst, um pouco mais avermelhada, e a Krakauer, que tem a carne bem avermelhada e é uma delícia, feita com carne de vaca.  Ainda existe a Weißwurst, que é uma salsicha branca, de sabor mais forte.

Bratwurst com pão
Foto: http://www.jocktoberfest.com/wp-content/uploads/2012/07/bratwurst.jpg

A maioria dos pratos na Alemanha acompanham batatas, então vamos as variações delas. Kartoffelsalat, salada de batatas servida fria com maionese.

Bratkartoffeln, batatas assadas, normalmente rústicas, assadas com casca.

Pommes Frites, essa não tem segredo, são as deliciosas batatas fritas.

Uma mais difícil de ser achada, mas também uma delícia, é a Folienkartoffel,  que é aquela batata assada inteira recheada.

Bom, a barriga já está cheia?? Então vamos ao cafézinho.

Café

Café é Kaffee, mas cuidado, se você pedir um Kaffee vai receber uma enorme xícara de café fraco, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Se quiser aquele tradicional cafézinho pós-refeição, peça um Espresso.
E se você é fã de chantilly, peça um Kaffee mit Sahne.
Acho que esses são alguns dos pontos mais importantes.
Você já conseguirá entender alguma coisa do cardápio, agora é só escolher e Guten Apettit!!! 🙂

 

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply
    Monika Tognollo
    21 de fevereiro de 2015 at 07:16

    Muito legal esse post, Aline.
    E quando estive aí, não cheguei a prestar atenção na grafia francesa das "pommes frites". Vive la France! hehehe

  • Reply
    A Li descobrindo a Alemanha
    21 de fevereiro de 2015 at 07:18

    Tem algumas palavras francesas no alemao 🙂

  • Deixe um comentário