Alemanha Cidades da Alemanha Europa Região Sul da Alemanha Rota Romântica na Alemanha Würzburg

Würzburg – A primeira parada da nossa viagem pelo sul da Alemanha

Dia 03 de outubro é feriado nacional aqui na Alemanha, já contei sobre ele na última postagem. Para ler clique aqui.

Pegamos uns dias a mais e fomos conhecer a região sul. Sabe paixão a primeira vista, foi isso que aconteceu quando chegamos nessa região. A estrada, as paisagens, é tudo muito lindo.

Nosso roteiro foi Würzburg, Rothenburg ob der Tauber, Füssen, Berwang, Bregenz, Innsbruck (essas três últimas cidades são na Áustria) e por último Baden-Baden, de novo na Alemanha.

Fizemos bastante coisa, foi cansativo, mas muito bem aproveitado!! Vou dividir a viagem em várias as postagens, assim consigo contar tudo e não ficar cansativo..rsrs

Würzburg

Chegando em Würzburg fomos direto para o hotel, ficamos novamente no B&B, foi o melhor custo-benefício para apenas 1 noite e com a Amélie. O Hotel é bem localizado, chega-se ao centro depois de 15 a 20 minutos andando.

Fomos para o centro antigo da cidade e procuramos um restaurante para almoçar. Achamos o Marienplatz Café e Restaurante, que fica bem no centro. Clique aqui para acessar o site.

Como estava tarde, optamos por um lanche. O meu tinha rúcula e tomate seco, estava uma delícia. Tomei uma cerveja da região chamada Würzburger Hofbräu, é bem leve, mas um pouco amarga, lembra a Bit Burger. Depois de forrar o estômago, fomos conhecer a cidade.

Würzburg fica no Estado da Baviera. Os celtas foram os primeiros a ocupar a cidade por volta do ano 1000 a.C., e a partir do ano 686 missionários irlandeses cristianizaram a cidade. O mais importante missionário foi Kilian, e hoje a Catedral da cidade leva seu nome.

Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade quase foi exterminada. Em 16 de março de 1945, ela sofreu 225 bombardeios que duraram cerca de 17 minutos, destruindo aproximadamente 90% da cidade. O centro da cidade, da época medieval, foi totalmente destruído por um incêndio que matou 5000 pessoas. Após a Guerra a cidade foi cuidadosamente reconstruída, mantendo sempre as construções e padrões originais.

Um dos pontos turísticos da cidade é a Alte Mainbrücke, uma antiga ponte sobre o rio Main que foi construída entre 1473-1543. Ela também foi destruída na Segunda Guerra e reconstruída como a original.

Würzburg

Eu adoro cidades com rio, acho charmoso e sempre mais bonitas, principalmente aquelas que ainda são cercadas por vinhedos, como é o caso de Würzburg. Estava fazendo uma tarde de sol, e quando fomos conhecer a ponte com suas estátuas, me surpreendi com a quantidade de pessoas que estavam ali, bebendo um famoso vinho branco da região e aproveitando os últimos momentos de sol antes do inverno.

E como não apreciar um bom vinho abraçado por essa paisagem?? Uma tarde perfeita!!!

Pessoal aproveitando o sol em Würzburg

Roteiro por Würzburg

Depois foi a vez do Würzburger Dom, a Catedral da Cidade. Sua construção teve início em 1040 e foi finalizada em 1075. Ela é considerada a 4ª maior basílica românica da Alemanha.

Parte interna da Catedral

Dentro dela encontramos um pequeno museu, e nele fotos de como ficou a Catedral depois da Guerra.

Dá para ter uma ideia de como ficou a Catedral e a cidade

Bem próximo à Catedral, encontra-se a Neumünsterkirche, uma igreja datada do século 11, que por volta do século 18, foi totalmente reformada e recebeu uma das mais impressionantes fachadas barrocas da Alemanha.

Ela foi menos destruída no incêndio de 1945, e por muito tempo, serviu como a Catedral da cidade, enquanto o Dom estava sendo reconstruído.

A Universidade de Würzburg foi fundada por volta de 1402. Com cursos de teologia, direito, filosofia e medicina, tem papel importante na história, pois foi nessa Universidade que em 1895 o físico Wilhelm Conrad Röntgen, descobriu o Raio-X.

 

Pátio da Universidade

Würzburger Residenz

Um dos pontos turísticos mais famosos de Würzburg é o Würzburger Residenz, um palácio construído entre 1720 e 1744, pelos príncipes-bispos, para servir como residência.

Representante de um dos mais belos palácios estilo barroco, é patrimônio histórico da Unesco desde 1981.

É possível entrar no palácio, o valor é 7,50€ por pessoa, e pode-se apreciar a sua construção por dentro. Possui também um incrível e enorme jardim, que mais parece um parque, nessa parte a entrada é gratuita, e imperdível.

Ele estava especialmente decorado pelo Outono, uma estação linda que decorou o jardim com tons de laranja, sem dispensar o verde.

Fortaleza Marienberg

Não poderíamos deixar de conhecer a Fortaleza Marienberg.

No alto da montanha, num local que antes foi abrigo da civilização celta, a primeira parte construída dessa fortaleza foi uma igreja, a Marienkirche, em 704. Por volta do ano 1201 o palácio foi construído, e em 1482, toda essa construção foi cercada por uma muralha medieval.

Dentro da fortaleza existem 2 museus, um com uma coleção de obras de arte da Francônia e outro que conta mais de 1200 anos da história da cidade.

Quando chegamos, os museus já estavam fechados, mas é possível entrar em uma parte que fica aberta até mais tarde. E pensando bem, fomos num horário incrível, de um lado tivemos uma linda vista da cidade e do outro um imperdível pôr do sol!!!

Würzburg
os vinhedos
Würzburg
Atrás conseguimos ver a Catedral e a Alte Mainbrücke

Esse palácio serviu como residência para os príncipes-bispos até a construção do Residenz (que já contei acima).

Würzburg
E o povo bebendo vinho ainda e aproveitando o tempo bom..rsrs

Para encerrar, voltamos à Alte Mainbrucke, e jantamos no Restaurante Alte Mainmühle (antigo moinho do rio Main). A entrada dele é bem na ponte, e possui charmosas varandas que tem vista para o rio. Clique aqui para acessar o site do restaurante.

Sentamos na varanda, apesar de ter esfriado bastante, e provamos um vinho branco delicioso chamado Mainmühlenschoppen, que indico muito!!

Würzburg

Eu adorei essa cidade, e ficou um gostinho de “quero-mais”, pois faltou muitas coisas legal para ver. Quero e pretendo voltar em breve!!

Würzburg é uma cidade imperdível que merece ser conhecida e explorada!!

A viagem continuou, e a nossa próxima parada foi Rothenburg ob der Tauber, uma cidade charmosa cheia daquelas casinhas típicas alemãs, e também o mágico cenário do Castelo de Neuschwanstein, que inspirou o Castelo da Bela Adormecida, na Califórnia!! Conto tudo no próximo post!! 🙂

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Aproveite a promoção de férias!! Clique aqui, utilize o cupom PROTETORSOLAR e ganhe 10% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

8 Comentários

  • Reply
    marcos soares de araujo
    22 de outubro de 2014 at 19:29

    bacana suas fotos! parabens….

  • Reply
    A Li descobrindo a Alemanha
    23 de outubro de 2014 at 05:31

    Obrigada Marcos!! 🙂

  • Reply
    Flávia M D Castro
    27 de abril de 2016 at 17:21

    Aline, também fiquei com gostinho de quero mais em Würzburg. Você tem toda razão.

  • Reply
    A Li na Alemanha
    27 de abril de 2016 at 18:55

    Cidade linda Flávia!! Obrigada pela visita!! 🙂

  • Reply
    Kleirton
    3 de junho de 2016 at 18:37

    Estou a caminho de Wurzburg. Pode dizer o nome do B&B onde vc se hospedou? Adorei esse post! Parabéns!

  • Reply
    A Li na Alemanha
    3 de junho de 2016 at 18:38

    Olá!! Obrigada pelo comentário!!
    Chama B&B Hotel mesmo..O site é esse:
    http://www.hotelbb.de/de/wuerzburg?utm_source=google&utm_medium=link&utm_content=wuerzburg&utm_campaign=googlemaps
    Qualquer coisa é só perguntar!!
    Aproveite Würzburg!! 🙂

  • Reply
    Antonio Carlos
    8 de novembro de 2017 at 16:58

    Olá, ótimo post!!
    Farei a rota até Fussen e minha primeira parada será Wurzburg. Vc acha que 2 dias inteiros é muito para conhecer a cidade?? Chegaria de Frankfurt pela manhã, e ainda ficaria o dia seguinte inteiro, partindo na manhã seguinte para Rothenburg ob Tauber.
    Obrigado

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      9 de novembro de 2017 at 07:01

      Olá Antonio, obrigada!
      Na verdade, você teria aproximadamente, 1 dia e meio. A cidade é grande e cheia de atrativos. O seu tempo lá depende do que gostaria de fazer, vale lembrar que museus ou visitar o palácio,por exemplo, demandam mais tempo. Aconselho listar tudo que quer fazer na cidade e ver o tempo que precisará para isso 😉

    Deixe um comentário