Alemanha Europa Região Sul da Alemanha Rota Romântica na Alemanha Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber – A romântica e imperdível cidade do Sul da Alemanha

Rothenburg ob der Tauber foi a segunda parada da nossa viagem para o Sul, e eu amei essa cidade. A primeira foi Würzburg, que já contei na postagem anterior.

A linda e pequena cidade do estado da Baviera, é realmente uma volta ao passado. Se você deseja se sentir na época medieval, esse é o lugar certo.
Cercada por um muro de 3 km da época medieval, onde pode-se andar, mantém casas típicas, aquelas que possuem as madeiras aparentes e quando olhamos logo lembramos da Alemanha, e também portões que são as únicas entradas para a cidade.

 

Um pouco sobre Rothenburg ob der Tauber

Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) a cidade foi tomada pelo exército católico, e o prefeito a salvou da destruição. Diz a lenda que o General Tilly propôs que se alguém conseguisse esvaziar de uma vez um cantil com 3,25l de vinho, ele não destruiria a cidade. E o então prefeito Georg Nusch bebeu todo o vinho salvando a cidade.

Depois que o exército se retirou, a cidade não teve desenvolvimento e praticamente parou. Isso explica em partes porque ela é tão preservada.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 31 de março de 1945, a cidade foi bombardeada e cerca de 45% da cidade foi destruída. Após a Guerra, os prédios foram reconstruídos como os originais.

Chegamos pelo Galgentor, um dos portões da cidade onde era local de execução. O estacionamento estava cheio de macieiras.

Rothenburg ob der Tauber

 

Rothenburg ob der Tauber

Andamos pela muralha, e nela podemos ver nomes de pessoas que fizeram doações para a reconstrução da cidade.

Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg ob der Tauber
Paisagens lindas

Ficamos em Rothenburg ob der Tauber cerca de 4 horas. A cidade é pequena, e acredito que um dia é suficiente para conhecer a cidade toda. Mas nada impede de se passar uma noite por lá, afinal ela faz parte da Rota da Estrada Romântica.

Rothenburg ob der Tauber

Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com


É tradição na cidade as placas de aço forjado. Nela está escrito o nome do estabelecimento comercial, e quase todas as lojas possui uma.

Rothenburg ob der Tauber

 

Rothenburg ob der Tauber

 

Roteiro de Rothenburg ob der Tauber

Fomos em direção ao Markt. Quando chegamos vimos o inconfundível Rathaus. Um prédio interessante formado por uma parte gótica, uma estrutura do Renascimento tardio e arcos barrocos.

Rothenburg ob der Tauber

No Markt também está o Ratstrinkstube, um prédio que possui o relógio astronômico. E para relembrar a lenda do prefeito Nusch, existe nesse prédio um boneco que aparece de hora em hora (das 10 às 22 horas) na janela, bebendo vinho.

Rothenburg ob der Tauber

Não fotografamos o “prefeito”, mas achei uma foto na internet.

Rothenburg ob der Tauber

(Foto Tripadvisor)

Do lado direito da foto o Prefeito Nusch bebendo o vinho e do lado esquerdo o General Tilly

Essa é a antiga casa do Prefeito Nusch.

Rothenburg ob der Tauber

Em frente a casa está uma fonte, a Georgsbrunnen, que existe desde 1446 e por anos serviu como abastecimento de água para a cidade.

Rothenburg ob der Tauber

Lá também existe o Deutschesweihnachtsmuseum e a Käthe Wohlfahrt, uma loja somente de produtos natalinos que existe desde 1964.

Rothenburg ob der Tauber

 

Rothenburg ob der Tauber

O Arthur não deixou eu entrar nessa loja. Sou apaixonada por enfeites natalinos, então, já imaginem como eu sairia da loja. 🙂

A gótica St. Jakobs Kirche (Igreja de São Jacó), foi construída entre 1373 e 1464. Acredita-se que no altar esteja guardado em um relicário, uma gota do sangue de Cristo.

Rothenburg ob der Tauber

Um dos lugares famosinhos e lindo da cidade é o Burggarten (Jardim do Castelo) e fomos até lá.

Amélie fazendo amizade no caminho (ou não) kkkkk

Rothenburg ob der Tauber

No local onde é o Burggarten existia um castelo por volta de 1142, mas originalmente esse castelo não possuía um jardim. Em 1356 um terremoto destruiu o castelo e deu espaço para o lindo jardim.

Esse é o portão de entrada para o jardim.

Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg ob der Tauber

Desse lado temos uma vista linda do vale do rio Tauber, que passa pela cidade e compõe seu nome

Rothenburg ob der Tauber

Nessa parte do jardim estão estátuas representando as 4 estações e os 4 elementos

Rothenburg ob der Tauber

Amélie adora passear..rsrs

Rothenburg ob der Tauber

 

Plönlein em Rothenburg ob der Tauber

Não poderíamos deixar de passar pela famosa bifurcação que ilustra todos os guias de viagem sobre Rothenburg ob der Tauber, a Plönlein. Uma casa estreita com uma pequena fonte na frente, cercada por casas cuidadosamente restauradas, realmente cria um cenário encantador.

Rothenburg ob der Tauber

No meio do caminho achamos um banheiro para cachorros…rs

Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg ob der Tauber

E para finalizar fomos ao Rödertor, o portão mais conservado da cidade, que foi construído entre 1385 e 1390.

Não podemos esquecer que os tradicionais e deliciosos Schneeballen, são doces típicos dessa cidade. Os doces em forma de bola que já contei aqui.

Cada casinha, cantinho, cor, detalhe é um show a parte em toda a cidade. Rothenburg ob der Tauber merece uma visita.

Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg ob der Tauber

Não é à toa que Walt Disney se inspirou na cidade para fazer o cenário da vila do Gepeto, no desenho Pinóquio. A cidade também serviu de cenário para o Filme Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Portanto, se estiver pela Baviera, não perca Rothenburg ob der Tauber!!!


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    marcos soares de araujo
    22 de outubro de 2014 at 19:35

    fotos perfeitas! lugar perfeito! um otimo blog……

  • Reply
    A Li descobrindo a Alemanha
    23 de outubro de 2014 at 05:32

    Essa cidade é linda Marcos! Coloque na sua lista!! 😉

  • Reply
    Inês Dota
    29 de março de 2015 at 10:05

    muito linda e encantadora, amei….

  • Reply
    Marihá Camelo
    4 de julho de 2018 at 15:40

    Olá Aline! Queria uma opinião sua! Estarei indo de Amsterdam parar Augsburgo de carro para visitar meu cunhado que está estudando lá. Como não temos muito tempo e a viagem entre as cidades é longa, resolvemos aproveitar e parar em 1 cidade da rota romântica para dormir e conhecer. Chegaremos por volta de 17h30/18h e sairemos no outro dia por volta de meio dia/13h. E temos que decidir entre Wurzburg ou Rothenburg… Qual sua sugestão considerando esse tempo curto que temos? Vamos em julho agora é to contando com o dia longo que teremos, escurecendo perto de 22h certo?! Obrigada! Parabéns pelo blog!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      6 de julho de 2018 at 05:15

      Olá Marihá, obrigada pela visita e comentário!
      Vou dar as minhas impressões sobre as 2 cidades, para te ajudar a decidir 🙂
      Wurzburg é uma cidade grande, tem um lindo e grande palácio com jardins que são uma delícia de passear no verão. É uma cidade “viva”. Nessa época, um dos atrativos é aproveitar a região do rio e tomar um vinho branco local, visitar a fortaleza, de onde se tem uma linda vista da cidade.
      Rothenburg ob der Tauber é bem menor e toda cercada por uma muralha, no estilo medieval. Tem mais “cara de romântica”, na minha opinião, e eu acho a cidade um charme. Atrativos: passear pela muralha conservada da cidade, conhecer o museu de Natal, visitar a loja de produtos natalinos que fica aberta o ano todo, passear pelo Burggarten, e descobrir cada viela charmosa da cidade.
      Enfim, eu escolheria Rothenburg ob der Tauber, mas espero ter ajudado você a escolher a cidade que irá conhecer. Boa viagem!

Leave a Reply