Aachen Alemanha Cidades da Alemanha Região Oeste Alemanha

Lenda “o diabo e a mulher do mercado” – “Der Teufel und die Marktfrau”

Em Aachen tem um bairro chamado Lousberg, já contei um pouco sobre um restaurante giratório que tem nesse bairro. Para ler essa postagem clique aqui.

Tem uma estória que envolve esse bairro, e inclusive virou um monumento.

Lenda o diabo e a mulher do mercado

Lenda “o diabo e a mulher do mercado” – “Der Teufel und die Marktfrau”

Diz a lenda que durante a construção da Catedral de Aachen, a cidade ficou sem dinheiro para terminá-la. Para finalizar a obra, fizeram um acordo com o diabo. Ele daria todo o ouro que era preciso para o término da construção. Em troca, os moradores dariam a primeira alma humana que entrasse na Catedral.

Assim foi feito e a Catedral foi terminada. Mas foi então que tiveram a ideia de fazer uma loba entrar correndo na Catedral, para o diabo receber a alma da loba, ao invés de sacrificar um humano. O diabo descobriu e jurou vingança.

Ele foi até o mar do norte e encheu 2 sacos enormes de areia. A ideia dele era trazer toda essa areia para Aachen e cobrir a Catedral, cobrindo também a cidade toda.

O caminho de volta foi longo e com muito vento, fazendo com que a areia batesse no rosto do diabo. Muito cansado e quase cego por causa da areia, ele parou num local e encontrou uma mulher do mercado (mulheres que antigamente trabalhavam nas feiras no centro da cidade).

Ele logo sentou, para esconder o rabo e não deixar a mulher perceber quem ele realmente era. Então, perguntou a ela se o centro de Aachen ainda estava muito distante.

A mulher foi muito esperta e logo percebeu que era o diabo, sabendo que sua visita não traria nada de bom para a cidade.

“Olhe os meus sapatos, comprei essa manhã no mercado de Aachen e agora eles estão completamente gastos, de tanto que andei”, falou a mulher apontando para os seus sapatos velhos.

O diabo ficou bravo porque sabia que não iria conseguir chegar ao centro de Aachen com os sacos de areia, pois já estava muito cansado. Ele nem percebeu que estava quase na frente do Ponttor, que fica a aproximadamente 2km do centro da cidade.

Então, ele despejou toda a areia onde estava mesmo, formando uma montanha, e foi embora.

 

O nome da montanha

Essa montanha foi chamada de Lousberg, “lous” no dialeto local significa esperto e “berg” significa montanha em alemão. Por causa da esperteza da mulher a cidade de Aachen foi salva da vingança do diabo, e o nome da montanha foi dado em homenagem a ela.

Foi assim que surgiu a montanha Lousberg e o bairro ali próximo.

No topo de Lousberg tem esse monumento:

“Teufelswerk” – “Obra do diabo”

 

Mas tudo isso não passa de lenda. Eu adoro essas estorinhas, que deixam um clima de mistério e atiçam a nossa imaginação.

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Estamos com uma PROMOÇÃO imperdível!! Clique aqui, utilize o cupom PASCOA e ganhe 15% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply
    Monika Tognollo
    26 de agosto de 2014 at 23:10

    Muito legal! Lendas são sempre interessantes.

  • Reply
    Aline Dota
    27 de agosto de 2014 at 19:00

    🙂

  • Reply
    Inês Dota
    28 de junho de 2015 at 20:37

    Interessante de onde surgiu essa idéia??? Kkkk

  • Reply
    A Li na Alemanha
    28 de junho de 2015 at 20:39

    Histórias que o povo conta!! Ainda dizem que ele bateu a porta da Catedral to forte que trincou a porta e prendeu um pedaço do seu dedo!! Mas vou fazer uma visita especial a Catedral, pra ver se o dedinho dele está lá mesmo!! 🙂

  • Deixe um comentário