Dolomitas Europa Itália

Roteiro completo pelas Dolomitas, nos alpes da Itália

As Dolomitas é uma região de alpes que fica no norte da Itália. No nosso roteiro pelas Dolomitas, tentamos fazer as coisas que mais gostamos, trilha, conhecer lago e algumas cidades e aproveitar as curvas das serras da região.

Nesse post, vou detalhar todo nosso roteiro, contando o que fazer nas Dolomitas, os lugares que mais gostamos e todas as dicas. Começo dizendo que foi uma das viagens mais lindas que já fizemos!

No caminho, aproveitamos para conhecer o Lago di Rèsia, que fica na Itália. Esse é um lago artificial que ficou famoso pois no centro, tem a torre de uma igreja submersa, do século XIV.

Lago di Resia, Itália

Promoção de Seguro-Viagem

Seguro Viagem Europa

Roteiro pelas Dolomitas

Hospedagem

Dividimos nossa viagem em 2 partes, com uma hospedagem mais a oeste das Dolomitas e outra mais no centro.

Residence Mirage

Esse hotel fica perto de Bormio. Escolhemos um apartamento com cozinha.

Hotel Residence Mirage, Itália

Era amplo e comportou bem 4 pessoas. O único detalhe é que o quarto é em um único ambiente, é todo aberto, sem quartos separados.

Nossa diária incluía café da manhã.

Residence Mirage, Itália

No andar térreo do hotel fica um restaurante, onde jantamos uma noite.

Se interessou por essa hospedagem? Clica aqui e veja mais sobre o Residence Mirage.

Apparthotel Sella Ronda

Esse aparthotel fica no Passo di Campolongo e achamos a localização ótima para quem está de carro. O hotel é bem tranquilo e a paisagem no entorno é linda.

Acordar e olhar os alpes é uma sensação maravilhosa.

Pegamos a hospedagem com 1 quarto e com o sofá cama na sala, acomodou bem 4 pessoas.

A cozinha era completa, com utensílios, micro-ondas e cafeteira.

Apparthotel Sella Ronda, Italy

Como levamos a Amélie (nossa cachorrinha) esse hotel aceita cachorros, aliás, estava cheio de cachorros hospedados lá.

Se interessou por essa hospedagem? Clica aqui e veja mais sobre o Aparthotel Sella Ronda

Estradas nas Dolomitas

Como tem sido nas nossas últimas viagens, não podem faltar estradas sinuosas para aproveitarmos as curvas, e nas Dolomitas não foi diferente. Alguns dos Passos mais legais que fizemos foi no nosso roteiro pela Suíça, em 2020. Mas na Itália também tiveram ótimas curvas.

Começamos nossa viagem, ainda a oeste das Dolomitas, fazendo o Passo dello Stelvio, um dos mais famosos da região. No topo, atingimos 2.757 metros acima do nível do mar.

Stelvio Pass, Italy

Ainda nessa região, fizemos o Passo di Gavia,  que no seu ponto mais alto, atingimos 2.621 metros acima do nível do mar.

Gavia Pass, Italy

Também fizemos o Gardena, que no seu ponto mais alto, atingimos 2.136 metros acima do nível do mar.

Gardena Pass, Italy

Outro famoso da região é o Passo Pordoi, que no seu ponto mais alto, atingimos 2.239 metros acima do nível do mar.

Pordoi Pass, Italy

E por último o Passo di Giau, que atingimos 2.236 metros acima do nível do mar.

Também ficamos hospedados num Passo, então sempre para sair para os passeios e para chegar, passávamos pelas curvas. Ficamos no Passo di Campolongo, que era o mais baixo de todos, com 1.875 metros acima do nível do mar, no seu ponto mais alto.

Entre esses, o Passo Gardena foi um dos preferidos. A paisagem no topo é maravilhosa e de lá saem várias trilhas que devem ser incríveis de fazer. Essa será uma coisa que queremos fazer, se voltarmos para essa região.

Cidades para conhecer nas Dolomitas

Cortina d’Ampezzo

Entre as cidades que conhecemos está Cortina d’Ampezzo, que também é uma boa base para o seu roteiro pelas Dolomitas. Lá andamos pela cidade e conhecemos os principais pontos turísticos.

Cortina d'Ampezzo, roteiro pelas Dolomitas, Itália

Alleghe

Essa pequena cidade, é pequena mesmo, chamou a atenção pelo seu lago e pela paisagem que ele forma junto com a cidade.

Alleghe, roteiro pelas Dolomitas, Itália

Lembra um pouco Hallstatt, não?!

Bressanone

Bressanone, em italiano ou Brixen, em alemão, é uma cidade da província de Bolzano que conhecemos quando estávamos no caminho de volta para casa.

É considerada uma das cidades mais antigas do Sul do Tirol (Südtirol) e é realmente linda. Ficamos com vontade de voltar e poder aproveitar mais os encantos da cidade.

Trilha

Chiesetta di San Giovanni in Ranui

Antes de irmos para a nossa trilha, paramos na Chiesetta di San Giovanni in Ranui, uma das igrejas mais fotografadas das Dolomitas.

roteiro pelas Dolomitas, Itália - Chiesetta di San Giovanni in Ranui

Contei nesse post como é para chegar e visitar a Igreja de San Giovanni in Ranui.

Depois seguimos para o Parcheggio Malga Zannes, o estacionamento de onde partimos para a nossa trilha.

Rifugio delle Odle

Do estacionamento, andamos cerca de 5 quilômetros até o Rifugio delle Odle. Foi uma trilha cheia de subidas, passamos por pastos e pedras. Mas também foi uma das trilhas mais lindas que já fizemos.

A paisagem do Rifugio é maravilhosa e valeu cada passo para chegar até lá.

roteiro pelas Dolomitas, Itália - Rifugio delle Odle

Lagos das Dolomitas

Lago di Cancano

O primeiro lago que conhecemos foi o Lago di Cancano. Ele fica perto da cidade de Bormio e na verdade é um reservatório. Mas o que nos chamou bastante a atenção foi a cor da água!

Lago di Cancano, Itália

Vimos muitas famílias fazendo trilhas por lá. Existem vários estacionamentos, onde você poderá deixar o carro gratuitamente, conhecer o lago e quem sabe, fazer alguma trilha.

Lago di Dobbiaco

Esse foi o lago que curtimos um sol, umas cervejinhas e aproveitamos para almoçar.

Lago di Dobbiaco, roteiro pelas Dolomitas, Itália

Lago di Braies

Esse foi sem dúvida o lago mais lindo que conhecemos nas Dolomitas.

Lago di Braies - roteiro pelas Dolomitas, Itália

Fomos já no final da tarde, e apesar de estar cheio, o lago é lindo.

Sassolungo

Escolhemos subir essa montanha de teleférico. Foram 3 teleféricos para chegar até o topo, que fica a 2685 metros acima do nível do mar.

Sassolungo - roteiro pelas Dolomitas, Itália

Existe um outro modo de pegar apenas esse último teleférico, mas garanto que fazendo o trajeto que fizemos, você verá paisagens incríveis que valerá a pena.

Paisagem Dolomitas - Italia

Essa viagem foi incrível. Durante nosso roteiro pelas Dolomitas, estava com previsão de chuva para todos os dias, mas tivemos dias lindos de sol e conseguimos aproveitar bastante a região das Dolomitas.

A paisagem das Dolomitas é indescritível, os alpes, os campos, as estradas, já deixaram saudade e queremos voltar para aproveitar ainda mais a região.