Europa Praga República Tcheca

15 pontos turísticos em Praga para conhecer

Cada vez mais o Leste Europeu tem nos surpreendido positivamente e com Praga não foi diferente. Uma cidade linda, com belíssima arquitetura, muita história, um povo acolhedor e uma cerveja ótima, são algumas das suas qualidades.

A capital da República Tcheca tem um dos centros históricos mais bonitos da região leste da Europa. Praga é cortada pelo rio Vltava ou rio Moldava, que separa de um lado o centro histórico e do outro o lindo castelo da cidade. Muitas pessoas acham que Praga é uma cidade pequena, que se pode conhecer em pouco tempo, o que não é verdade.  A cidade possui muitos pontos turísticos, muitos cafés e bares para se conhecer.

Algumas pessoas fazem o roteiro Budapeste, Viena e Praga. Eu aconselho fortemente, acrescentar Bratislava à essa rota, vale muito a pena. Para te ajudar a planejar sua viagem à Praga, preparamos uma lista com 15 pontos turísticos em Praga que consideramos imperdíveis. Além deles, vale a pena passear sem pressa pela cidade, conhecendo suas pequenas ruas e encantos.

Reserve agora seu hotel em Praga e garanta os melhores preços 

 

15 pontos turísticos em Praga

Relógio astronômico

O Relógio Astronômico de Praga é um dos mais famosos do mundo. Foi construído em 1410, pelo mestre relojoeiro Hanus. Diz a lenda que para que ele não construísse outros relógios baseados na estrutura do relógio de Praga, os políticos da época, deixaram o mestre cego.

Ele fica no prédio da antiga Câmara Municipal da cidade, e todas as horas cheias ele faz seu espetáculo. É quando 12 apóstolos saem por uma pequena janela, depois 4 estátuas que estão ao lado do relógio, balançam suas cabeças. As estatuas são compostas de 4 personagens: o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte.

15 pontos turísticos em Praga 15 pontos turísticos em Praga

O relógio é incrível e 80 % do seu mecanismo é original. É possível subir na torre onde está o Relógio Astronômico. Não subimos, pois, devido uma reforma, ela estava fechada.

Relógio Astronômico de Praga

 

Antiga Câmara Municipal

A antiga Câmara Municipal surgiu por volta do século XIV, com a compra de diversas casas que existiam no local. Hoje, ela é constituída por um conjunto de 5 casas. É nela que fica a torre de estilo gótico, que abriga o relógio astronômico.

É possível visitar o interior da Antiga Câmara Municipal. Você pode ver como foi nossa visita, clicando no link: Visita a old town hall, a antiga câmara municipal de Praga.

 

Igreja Nossa Senhora de Týn

Essa igreja gótica com suas torres escuras, foi construída em 1365, no local onde já existia uma outra igreja. Ela fica no meio de um pátio, cercada por construções, que antigamente, era casas de comércio.

Igreja Tyn Praga

 

Cemitério judeu

Por mais estranho que pareça, o cemitério judeu de Praga é também um ponto turístico. Situado no bairro Josefov, que era o antigo bairro judeu, é um lugar surpreendente e curioso. Durante 300 anos, esse era o único local onde era permitido enterrar judeus.

O Bairro Josefov era um bairro murado, e não era permitido que os judeus saíssem dele, e muito menos fossem enterrados foram dos limites do muro. Isso fez com que o único cemitério do bairro crescesse para cima. Quando o cemitério estava cheio, eram colocadas camadas de terra e novos corpos eram enterrados no local. O cemitério funcionou até 1787, e estima-se ter cerca de 100 mil corpos enterrados nele. É possível ver as lápides por cima do muro do cemitério.

Cemiterio Judeu Praga

 

Castelo de Praga

O Castelo de Praga foi construído no século IX e demorou 1000 anos para todas as partes ficarem prontas. É um dos monumentos mais importantes da República Tcheca. O que se vê ao longe, diferente do que muitos pensam, não é o castelo de Praga e sim a Catedral de São Vito.

Castelo de Praga Castelo de Praga

Para visitar as partes abertas do Castelo, não se paga entrada. Mas se quiser conhecer os museus e o interior dos palácios, é necessário comprar ingresso.

 

Catedral São Vito

A Catedral de São Vito fica dentro do Castelo de Praga e é um dos monumentos mais importantes da cidade. Sua construção começou em 1344, e foi terminada apenas durante o século XX. Era nessa catedral que aconteciam as coroações dos reis da Boêmia.

Catedral Sao Vito Praga 15 pontos turísticos em Praga

 

Rua do Ouro

É uma pequena e encantadora rua que fica dentro do Castelo de Praga. As pequenas casinhas foram construídas no século XVII, para abrigar os 24 guardiões do castelo. No século seguinte, as casas foram modificadas e nelas passaram a morar ourives, e é dai que vem o nome da rua. Uma das principais atrações da Rua do Ouro, é a casa número 22, onde entre 1916 e 1917, morou Franz Kafka, um dos mais influentes escritores do século XX. Hoje a casa 22 vende lembranças de viagem, cartões-postais e livros do Franz Kafka.

Casa Franz Kafka Praga

 

Biblioteca do Mosteiro de Strahov

A Biblioteca do Mosteiro de Strahov conta com mais de 200 mil volumes, distribuídos nas suas 2 salas: a sala Teológica Barroca e a Sala Filosófica Classicista. Nela também se encontram manuscritos antigos, ilustrações e globos. A biblioteca é incrível.

Biblioteca Strahov 15 pontos turísticos em Praga

 

Muro John Lennon

Esse muro surgiu na década de 80, logo após a morte do cantor John Lennon. O primeiro desenho era apenas uma imagem do cantor, mas como o país era comunista, e a liberdade de expressão não existia, a polícia encarou isso como vandalismo, e logo cobriu o grafite.

No dia seguinte, a polícia encontrou novamente o muro pichado. E todas as vezes que tentava cobrir, no dia seguinte ele estava pichado novamente. O muro se tornou um local de protesto da população que já estava cansada do comunismo. Apesar do muro levar seu nome, John Lennon nunca esteve em Praga, ele apenas representa uma liberdade de expressão do povo.

Muro John Lennon Praga Muro John Lennon Praga

 

Prédio dançante

Diferente da maior parte da arquitetura de Praga, esse prédio chama muito a atenção. Obra dos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry, foi construído entre 1994 e 1996, no local de um outro prédio que foi destruído durante um bombardeio na 2ª Guerra Mundial.

Hoje o prédio também é chamado de Fred e Ginger, uma referencia ao casal de dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers. Isso porque, se olha com atenção, verá que o prédio lembra mesmo um casal de dançarinos.

Prédio Dancante

 

Teatro Nacional

A construção do teatro se iniciou em 1844, e em 11 de junho de 1881, ele foi inaugurado. Mas em 12 de agosto desse mesmo ano, um incêndio destruiu o teatro. Foi então que começou uma mobilização da população para arrecadar fundos para a reconstrução do teatro.

Em 18 de novembro de 1883, o teatro reconstruído foi reaberto. Esse é o lugar perfeito para se assistir uma ópera, teatro ou ballet.

Teatro Nacional de Praga

 

Ponte Carlos

A Ponte Carlos é um símbolo de Praga e um dos monumentos mais famosos da cidade. Ela liga a Cidade Velha (Staré Město) à Cidade Pequena (Malá Strana). Possui 500 metros de comprimento e 10 metros de largura e é exclusiva para pedestres.

O nome da ponte é uma homenagem ao seu criador, Carlos IV. No local dessa ponte, existiam outras que sempre eram destruídas por enchentes. Em 1357, Carlos IV, colocou a primeira pedra que deu início a construção da ponte que permanece até hoje.

Ao longo da ponte encontram-se 30 estátuas, dos dois lados. É praticamente impossível tirar uma foto da Ponte Carlos sem nenhum turista por perto.

Ponte Carlos Praga Ponte Carlos Praga

 

Torre pólvora

Essa torre, que tem uma cor escura, marca a entrada para a cidade antiga de Praga. Foi construída em 1475, e fazia parte das 13 portas de uma muralha que cercava toda a cidade. Durante o século XVII, a torre começou a ser usada como local de armazenamento de pólvora, e daí veio seu nome.

Torre da Polvora Praga

 

Praça Venceslau

A praça, que tem um formato alongado, foi paco de muitos acontecimentos importantes para a cidade e para o país. Entre eles, podemos destacar uma manifestação contra a brutalidade policial que deu inicio a queda do comunismo, em novembro de 1989.

Ao fundo da Praça Venceslau, está o Museu Nacional de Praga, num prédio que data de 1890.

Praca Venceslau Praga




Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply