Bélgica cidades da Bélgica Mechelen

O que fazer em Mechelen na Bélgica: 1 dia na cidade

Mechelen é uma pequena cidade que fica no norte da Bélgica, entre Antuérpia e Bruxelas. É uma excelente opção de passeio bate-volta partindo de Bruxelas, são aproximadamente 30 quilômetros de distância. É possível também fazer esse passeio bate-volta de trem. A estação de trem de Mechelen fica bem próxima ao centro histórico da cidade. Aliás a primeira estrada de ferro que conectou Mechelen a Bruxelas ficou pronta em 1835. Foi uma das primeiras linhas ferroviárias a vapor do continente europeu, e promoveu a industrialização da cidade e da região. Foi essa mesma estrada de ferro bem conectada que fez os nazistas elegerem Mechelen como um ponto de parada, para depois seguir os transportes para os campos de concentração, durante a 2ª Guerra Mundial.

O centro histórico de Mechelen, é pequeno e todas as suas atrações turísticas são próximas. É possível fazer todo o passeio a pé. E andando pela cidade, você ainda pode encontrar cantinhos especiais escondidos. Mechelen faz parte das 10 cidades da Bélgica que selecionamos para você conhecer.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre seu hotel na Bélgica

 

O que fazer em Mechelen em 1 dia

O que nos fez escolher Mechelen para conhecer, primeiramente, foi a cervejaria Het Anker, que produz a cerveja Gouden Carolus. Começamos nossa visita pela cervejaria. Vale muito a pena visitar a cervejaria, além da visita e explicações sobre como as cervejas são produzidas, ao final do tour, degusta-se as 2 cervejas produzidas que são: Gouden Carolus Classic e Gouden Carolus Tripel. Além da cervejaria, o local tem um restaurante com pratos preparados com as cervejas e também que harmonizam com elas, é uma boa opção para quem gosta de degustar novos sabores. Leia mais sobre nossa visita a cervejaria Het Anker aqui.

Uma das atrações principais de Mechelen é a Sint-Romboutskathedraal, a Catedral da cidade. Sua construção foi iniciada no século 13, e um século mais tarde, começou a construção da torre, que domina a paisagem de Mechelen. A torre de 97 metros é parte das 56 torres e campanários da Bélgica e França que estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

O que fazer em Mechelen O que fazer em Mechelen

É possível subir na torre, de onde se tem uma vista de Mechelen.

Informações sobre a Torre de Mechelen

Valor da entrada – 8€

É aberta para visitação todos os dias, exceto quarta-feira, das 13 às 18 horas. Aos sábados das 10 às 18 horas. A última entrada acontece as 16:30.

Atenção: O acesso a torre é feito através de escada, com mais de 500 degraus.

O que fazer em Mechelen

Bem próximo a catedral encontra-se o Grote Markt, que é a praça central da cidade. Nessa praça encontram-se diversos restaurantes, cafés e a Prefeitura de Mechelen. O prédio da prefeitura começou a ser construído em 1526, mas ficou inacabado por falta e recursos para termina-lo. Somente entre 1900 e 1911, a obra foi concluída, seguindo os planos originais e decorado em estilo neogótico.

O que fazer em Mechelen O que fazer em Mechelen

Em Mechelen também existe um Begijnhof. Assim como existe em Bruges e Amsterdam, a Beguinaria é um agrupamento de pequenas construções usadas pelas Beguina, que são beatas da Igreja Católica Romana que serviam apenas a Deus, se isolando do resto do mundo. As Beguinarias foram fundadas no século XIII nos Países Baixos e desde 1998 fazem parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

O rio Dyle cruza a cidade, e uma ponte chama a tenção, é a Hoogbrug ou grande ponte alta. Com seus 4 arcos, ela foi construída por volta do século 13.

 

Caminhando ao longo do rio Dyle é possível ver uma ponte flutuante, a Dijlepad. Nela pode-se caminhar seguindo o curso do rio e ir apreciando toda a paisagem de um angulo diferente.

O que fazer em Mechelen O que fazer em Mechelen

 

Museus em Mechelen

Mechelen possui também alguns museus, entre eles um me chamou a atenção, chama-se Kazerne Dossin. O Kazerne Dossin é um museu com um centro de documentação sobre o holocausto. Ele fica numa área que abrigava barracões durante a 2ª Guerra Mundial. Esses barracões eram usados pelos nazistas como um centro de deportação. Ali eles reuniam as pessoas que depois seriam enviadas para os campos de Concentração, principalmente para Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Não conseguimos ir ao museu, mas deve ser interessante.

Na cidade também se encontra o Speelgoedmuseum, o museu dos brinquedos. Esse museu possui uma das maiores coleções de brinquedos da Europa, desde os primeiros brinquedos existentes até os modernos. O museu atiça a curiosidade das crianças e reaviva a lembrança dos adultos. É um museu para todas as idades.

 

Palácio de Margaret da Áustria

O Paleis van Margareta van Oostenrijk ou Palácio de Margaret da Áustria foi o primeiro edifício renascentista dos Países Baixos. Margaret foi nomeada regente da Holanda e estabeleceu-se em Mechelen em 1507. Os jardins do Palácio podem ser visitados. Eles estão abertos de segunda a sexta-feira das 7:30 às 18 horas, finais de semana e feriados das 9 às 20 horas.

O que fazer em Mechelen O que fazer em Mechelen O que fazer em Mechelen

Veja outras cidades da Bélgica que valem a pena conhecer

Já conhece Mechelen? Conhece mais algum ponto turístico de Mechelen para indicar?

Conta para a gente nos comentários!!




Booking.com

Você pode gostar também

5 Comentários

  • Reply
    José A.Dota
    20 de maio de 2017 at 11:14

    Muito legal…Eu viajo em suas explanações. ..☺☺✈muito bom mesmo..

  • Reply
    Dedi
    14 de abril de 2018 at 04:23

    Estou na Belgica e o seu blog bastante claro nos ajuda muito. Obrigada.

  • Reply
    Nanda
    25 de abril de 2018 at 16:21

    Mechelen é sede de uma das melhores cervejas do mundo, a Carolus. Eu morei nessa cidade e amei, vale mto a pena uma visitinha!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      3 de maio de 2018 at 23:55

      Oi Nanda,
      Sim, visitamos a cervejaria e tem um link no post sobre ela 🙂

    Deixe um comentário