Alemanha Vida na Alemanha

A tradição do Advento na Alemanha

Está chegando o primeiro Advento. Mas antes disso, vamos entender o que são os adventos.

A palavra vem do latim Adventus, que significa chegada. É um tempo de preparação e alegria, onde se vive o arrependimento e se promove a fraternidade. No calendário religioso esse tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal, quando os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo.

Existem alguns símbolos que ajudam a comemorar e esperar esse tempo do advento. Conheci essa tradição apenas depois que me mudei para a Alemanha, por aqui, quando está próximo do Natal, as lojas se enchem, não só de produtos natalinos, mas também de Coroas do Advento (Adventskranz, em alemão) e de Calendários do Advento (Adventskalender, em alemão).

Advento Natal 2016

 

Adventskranz, Coroa do Advento

A coroa do Advento normalmente, é feita de ramos verdes, que são dispostos em forma de círculo, e tem 4 velas. O círculo simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Os ramos significam esperança. E as 4 velas da coroa do Advento são acessas cada uma em 1 domingo que antecede o Natal, e são para iluminar a vigília do Advento, a preparação para a chegada de Jesus.

Existem outras formas de coroas sem ser em forma redonda. Mas todas têm 4 velas, que são acessas em cada domingo.

Advento Natal 2016

 

Adventskalender, calendário do Advento

A tradição do calendário começou para se contar os dias até o Natal. Ao longo dos anos, eles foi passando por adaptações e mudando. Hoje, é um calendário bem comercial.

Consiste em 24 “janelas” numeradas que são abertas em seus respectivos dias, até chegar ao dia 24 de dezembro. Existem muitos tipos de calendários hoje em dia, de chocolate, perfume, cosméticos, maquiagem, brinquedos, joias, cerveja e muitos outros.

Além desse tipo de calendário, algumas pessoas fazem saquinhos numerados e colocam apenas lembrancinhas ou doces e chocolates.

Muitas pessoas acham que nos dias atuais o calendário é mais comercial, e perdeu seu verdadeiro sentido, que é a contagem desde o primeiro dia de dezembro até o dia 24, dia que antecede o Natal.

Advento Natal 2016

Muitas pessoas seguem essas tradições por aqui, pelo menos aqui em Aachen encontramos muitos calendários e coroas tradicionais para comprar.

Dizem também, que o primeiro Advento é a data certa para começar a decorar a cada para o Natal. Mas na Alemanha, o costume é montar a árvore de Natal apenas dia 24 de dezembro. Como minha ansiedade não deixa, sempre monto antes! Também porque gosto muito de ver a casa toda decorada para o Natal!

Esse ano (2018) o primeiro Advento será dia 02 de dezembro. E por aqui, nós acendemos as velas todos os domingos até chegar o Natal.

E você, seguirá alguma tradição esse ano?

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Aproveite a promoção de férias!! Clique aqui, utilize o cupom PROTETORSOLAR e ganhe 10% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário