Alemanha Vida na Alemanha

A tradição do Advento na Alemanha

Está chegando o primeiro Advento. Mas antes disso, vamos entender o que são os adventos.

A palavra vem do latim Adventus, que significa chegada. É um tempo de preparação e alegria, onde se vive o arrependimento e se promove a fraternidade. No calendário religioso esse tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal, quando os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo.

Existem alguns símbolos que ajudam a comemorar e esperar esse tempo do advento. Conheci essa tradição apenas depois que me mudei para a Alemanha, por aqui, quando está próximo do Natal, as lojas se enchem, não só de produtos natalinos, mas também de Coroas do Advento (Adventskranz, em alemão) e de Calendários do Advento (Adventskalender, em alemão).

Advento Natal 2016

 

Adventskranz, Coroa do Advento

A coroa do Advento normalmente, é feita de ramos verdes, que são dispostos em forma de círculo, e tem 4 velas. O círculo simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Os ramos significam esperança. E as 4 velas da coroa do Advento são acessas cada uma em 1 domingo que antecede o Natal, e são para iluminar a vigília do Advento, a preparação para a chegada de Jesus.

Existem outras formas de coroas sem ser em forma redonda. Mas todas têm 4 velas, que são acessas em cada domingo.

Advento Natal 2016

 

Adventskalender, calendário do Advento

A tradição do calendário começou para se contar os dias até o Natal. Ao longo dos anos, eles foi passando por adaptações e mudando. Hoje, é um calendário bem comercial.

Consiste em 24 “janelas” numeradas que são abertas em seus respectivos dias, até chegar ao dia 24 de dezembro. Existem muitos tipos de calendários hoje em dia, de chocolate, perfume, cosméticos, maquiagem, brinquedos, joias, cerveja e muitos outros.

Além desse tipo de calendário, algumas pessoas fazem saquinhos numerados e colocam apenas lembrancinhas ou doces e chocolates.

Muitas pessoas acham que nos dias atuais o calendário é mais comercial, e perdeu seu verdadeiro sentido, que é a contagem desde o primeiro dia de dezembro até o dia 24, dia que antecede o Natal.

Advento Natal 2016

Muitas pessoas seguem essas tradições por aqui, pelo menos aqui em Aachen encontramos muitos calendários e coroas tradicionais para comprar.

Dizem também, que o primeiro Advento é a data certa para começar a decorar a cada para o Natal. Mas na Alemanha, o costume é montar a árvore de Natal apenas dia 24 de dezembro. Como minha ansiedade não deixa, sempre monto antes! Também porque gosto muito de ver a casa toda decorada para o Natal!

Esse ano (2018) o primeiro Advento será dia 02 de dezembro. E por aqui, nós acendemos as velas todos os domingos até chegar o Natal.

E você, seguirá alguma tradição esse ano?

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply