Bergamo Itália

Bergamo – A charmosa cidade do Norte da Itália

O que fazer em Bergamo

Conhecer Bergamo foi uma surpreendente surpresa. Durante nosso roteiro pela Itália, que já contei neste post, escolhemos conhecer Bergamo pois minha grande amiga Débora estava morando lá. Adoro encontra-la nessas andanças pelo mundo, em Bergamo foi nosso 3° encontro. O primeiro foi na Alemanha, em Heidelberg e o segundo numa viagem deliciosa para Varsóvia.

Tivemos a sorte de tê-la como nossa guia e ainda contando com a ajuda da Linda, uma italiana super gente boa que morava com ela.
Bergamo é dividida em duas partes, a cidade alta, ou Città Alta em italiano, e a cidade baixa, ou Città Bassa.
Nosso passeio por Bergamo começou com o encontro na cidade baixa, bem da Torre dei Caduti, uma torre em homenagem aos mortos durante a Primeira Guerra Mundial. A torre fica bem de frente para a Porta Nuova, uma das antigas portas para a cidade.
Bergamo
Bergamo
Nossa amizade com certeza é de outras vidas, já teve altos e baixos, mas nunca deixou de existir. Sou muito grata a vida, por ela me presentear com a sua presença, e agora, estar nos proporcionando esses belos encontros!!

Da cidade baixa se tem uma visão surpreendente e espetacular da cidade alta. E lá era nosso destino!

O que fazer em Bergamo

A cidade alta, como o nome já diz, fica no alto de uma colina e é toda cercada por um muro medieval. Grande parte da sua arquitetura teve influência de Veneza, pois a cidade governou Bergamo do século XV ao XVIII.

Existem 2 opções para ir da cidade baixa para a cidade alta, uma é pelo funicular, e a outra é a pé. Se você não tem problema nos joelhos e tem folego, eu aconselho!! Você não pega fila e desfruta de lindas vistas.

Bergamo

 

O que fazer em Bergamo

 O que fazer na Cidade Alta

Chegando na cidade alta, não se deixe impressionar pelas primeiras vitrines com Polenta e Osei, o tradicional doce de Bergamo. Deixe para degusta-lo num pequeno e “não-turístico” café.

Bergamo
O que está no meio, bem amarelo, é a Polenta e Osei

A impressionante Piazza Vecchia, datada do ano 400, tem uma fonte de água potável, que eu achei que tem gosto de ferro, mas vale a pena tomar um gole, principalmente se você escolheu subir a pé.

Bergamo
Bergamo

Nela encontra-se a Torre del Comune, que no alto possui um relógio e um sino. Antigamente, as 22 horas o sino tocava para avisar a população sobre o fechamento dos portões. Portanto, após esse horário não poderia entrar nem sair da cidade alta.

Até hoje o sino dá suas 100 badaladas às 22 horas, mantendo a antiga tradição e proporcionando aos visitantes uma volta ao passado.

Ainda na Piazza Vecchia encontra-se a Biblioteca Cívica, e o Palazzo dela Ragione, prédio construído no ano 1100. As arcadas do Palazzo dela Ragione, conduzem a Piazza del Duomo (praça da Igreja). E embaixo dessas arcadas está um calendário de mármore que também marcava os signos. Essa parte quem nos explicou foi a Linda, a italiana que nos recebeu muitíssimo bem em Bergamo e nos mostrou a cidade.

O que fazer em Bergamo

Continuando o roteiro por Bergamo

Já entrando na Piazza del Duomo, encontramos a capela Colleoni, que abriga o túmulo do famoso político local Bartolomeo Colleoni, e bem na frente dela uma escultura curiosa. Diz a lenda que, Colleoni tinha muita sorte, porque possuía 3 testículos. E a Linda nos contou que, agora a lenda diz quem passar a mão neles, também terá muita sorte. Será?!rs

Bergamo

Ao lado da Capela está o octogonal Batistério e a românica basílica de Santa Maria Maggiore, que rouba a cena por seus detalhes externos e internos. Uma das mais belas catedrais que conheci!!

O que fazer em Bergamo

A Catedral da cidade fica ainda nessa mesma praça, mas quase passa despercebida, encoberta pela beleza da basílica de Santa Maria Maggiore.

O que fazer em Bergamo

Construída no século V, ampliada e restaurada em 1459, sua principal atração é o afresco O Martírio de Santo Alexandre, obra pintada pelo artista napolitano Nicola Malinconico em 1964. A obra mostra o patrono da cidade de Bergamo cercado por anjos e pagãos momentos antes de ser decapitado.

O que fazer em Bergamo

Não deixe de dar uma volta inteira pela muralha que cerca a cidade alta, é bem rápido e um delicioso passeio. Você será presenteado com lindas imagens.

Bergamo

Depois que visitamos tudo na cidade alta, fomos para a cidade baixa, onde estávamos hospedados.

Dica: Prefira se hospedar na cidade baixa, lá os hotéis possuem diárias mais baratas e também tem muitos atrativos, como bares e restaurantes.

O que fazer a noite em Bergamo

Eu queria provar o famoso aperitivo, tão popular nessa região. Esse aperitivo funciona assim: você entra num bar, paga pela sua bebida e os petiscos são de graça. Dizem que em alguns, não é necessário nem jantar depois. E lá fomos nós para um bar!!

Dica de amiga: Essa dica imperdível quem me deu foi minha amiga que fomos visitar. Uma bebida típica é o Spritz. Uma bebida laranja que consiste em Aperol, água com gás e gelo (em alguns lugares se coloca proseco no lugar da água).

Pedi um para provar e adorei!! 🙂

Bergamo

A comida estava boa e a noite ficou ainda mais agradável!!

Obrigada amiga, pelo lindo passeio, pelo encontro e nos vemos em breve, em algum lugar!!


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Inês Dota
    2 de janeiro de 2016 at 16:45

    Lindíssima, amo a Itália

  • Reply
    A Li na Alemanha
    5 de janeiro de 2016 at 07:51

    Também amo!! Não me canso de ir para lá e ainda tem muita coisa desse país que quero conhecer!! 🙂

  • Reply
    Guaciara Rhein
    6 de janeiro de 2016 at 07:53

    Que lindas suas fotos! E a formiga aqui já cresceu o olho nos docinhos, hummmm! Bjs!

  • Reply
    Liliane Arend
    6 de janeiro de 2016 at 07:53

    Que delicia de viagem, que delicia de amizade!
    Beijocas
    Li

  • Reply
    Simone Hara
    6 de janeiro de 2016 at 07:53

    Que cidade encantadora! Adorei o post! Cada dia me encanto mais com a Itália e quanto lugar lindo pra ser explorado!!

  • Reply
    Poliana Cardozo
    6 de janeiro de 2016 at 15:39

    Gente, Spritz é vida. Amo!
    que passeio legal hein? Abraços e até a próxima.

Leave a Reply