Brasil Parceria São Paulo

Museu do Futebol em São Paulo – até para quem não gosta de futebol

Vou iniciar a minha série de passeios pelo Brasil com a visita que fiz ao Museu do Futebol.

Esse museu inteiramente dedicado ao futebol foi construído no estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido eternamente como Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, em São Paulo.
Museu do Futebol

Foi inaugurado em 29 de setembro de 2008, e possui diversas salas que contam toda a história e evolução do futebol no Brasil.

Sala dos craques

Visitei o museu com meu pai, e nos divertirmos na sala de rádio, onde pudemos escutar diversos narradores.

Quem não lembra?!!rs

Outra sala bastante interessante é uma que simula uma arquibancada. Se fechar os olhos, os sons te levam a um jogo de futebol de verdade, até o calor faz você se sentir no meio da multidão.

Essa foi a parte que mais gostei, fiquei muito tempo nessa sala, olhando todas as fotos.

Esses retratos contam a história do futebol e também relacionam com acontecimentos da época.

Museu do Futebol

Todas as fotos são numeradas e existem encartes onde é possível saber o significado da foto de acordo com a numeração. Esses encartes estão disponíveis na sala, inclusive em inglês e espanhol.

As mulheres foram proibidas de jogar futebol. Um decreto-lei dizia que a pratica ia contra a natureza feminina. A modalidade tornou-se oficial apenas em 1983. E agora as mulheres arrasam no futebol!! J

O esporte também foi proibido para negros, apenas os brancos considerados da elite, poderiam praticar.

Arthur Friedenreich, filho de pai alemão e mãe ex-escrava, foi o 1º mestiço a praticar o esporte, e foi muito importante para que o esporte fosse aberto à outras classes sociais.

Museu do Futebol
O Vasco da Gama foi um dos primeiros times a aceitar negros

Na sala das copas, temos todos os campeões, e acontecimentos relacionados à época.

Registrei todas as copas que o Brasil foi campeão.

Até que chegou a Copa de 2014 na Alemanha:
Dispensa legenda
Bolas usadas durantes as copas do mundo

Ao final da visita, temos uma visão privilegiada do campo do estádio.

Como Chegar ao Museu do Futebol

Fomos de metro, e a estação mais próxima é a clinicas (linha verde). Mas não é tão perto assim, vai ainda uns 30 minutos de caminhada. Para ir foi festa, descida e estávamos empolgados para visitar o museu. Já na volta não posso dizer a mesma coisa, depois de andar o museu todo e almoçar, pegamos um táxi do estádio até a estação, que saiu R$10,00. Mas o acesso é bem fácil.

Endereço: Praça Charles Miller, Pacaembu – São Paulo

Horários de funcionamento:

De terça-feira a domingo das 9 às 17 horas (com permanência possível até as 18 horas)

O museu permanece fechado todas as segundas-feira.

Valor do ingresso: R$ 6,00

Meia entrada para: Professores da rede pública aposentados, estudantes com carteirinha, maiores de 60 anos, e aposentados, mediante comprovação

Isenção no valor do ingresso para: crianças até 7 anos (mediante comprovação), professores da rede pública (mediante comprovação), e pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida à 1 acompanhante).

SUPER DICA: aos sábados os ingressos são gratuitos a todos os visitantes!!

Mais informações no site oficial do Museu do Futebol.

A visita é perfeita para crianças, o museu é bem interativo.

Outro ponto importante de se destacar, é a preocupação com deficientes. O museu tem toda a acessibilidade necessária para entrada de deficientes, além de ser áudio, visual e tátil.

Museu do Futebol
Para deficientes visuais tocarem e sentirem como é uma arquibancada

Não sou super fã de futebol, mas adorei conhecer o Museu e saber um pouco da história!!

Quero agradecer imensamente à Daniela Nunes e ao Gustavo Soler, pela atenção e assistência. Tornou nossa visita ainda mais agradável!!

Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Instagram

Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.

Booking.com

8 Comments

Desempilhados com filhos
    18 de dezembro de 2015 at 11:59

Tmpouco sou fã de futebol mas já fui inúmeras vezes à este museu porque é legal mesmo. A minha sala preferida é a da arquibancada.
    Belo passeio!

Camila
    18 de dezembro de 2015 at 11:59

Adoro futebol e morro de vontade de ir. Agora, não morando mais em SP faz anos, fica mais difícil, mas quero MUITO! 🙂

Renata Salas Collazo
    18 de dezembro de 2015 at 16:54

Para fas ou nao de futebol e uma programa delicioso. Adorei

Arianne Dota
    18 de dezembro de 2015 at 16:54

Aqui tão pertinho e eu nem sabia!!! E o melhor barato!!! Com certeza vou visitar e te falo como foi rsrs obrigada pela dica

Simone - Família Viagem
    18 de dezembro de 2015 at 16:54

Este é um museu que faz tempo está na minha listinha de lugares pra explorar aqui em Sampa. Sempre marcamos de ir, mas na última hora aparece algo e nos leva pra outro destino. Vendo teu post fiquei mais curiosa ainda pra conhecer e de janeiro não passa! aproveitar as férias pra explorar a cidade (que fica uma delícia um pouco mais vazia)!

Guaciara Rhein
    19 de dezembro de 2015 at 06:50

Momento vergonha: eu sou paulistana e nunca fui nesse museu! Morro de vontade e você me deu ânimo para ir, promessa, nessas férias eu vou! Bjs!

Maracy
    20 de dezembro de 2015 at 18:11

Esse museu está na minha lista… ainda não consegui visitar!!! Muito bom conhecer um pouquinho por aqui!!!
    🙂

Quebrei a Bussola
    20 de dezembro de 2015 at 19:54

Apesar de futebol não ser meu assunto favorito, tenho muita vontade de conhecer esse museu! Hoje mesmo passei por SP e comentei como quero conhecer! Parece ser muito legal ! Não canso de ler sobre lá! Adorei! Beijos, Julia