Alemanha Cidades da Alemanha Região Oeste Alemanha

Visita ao Rotes Haus Museum, um museu de Monschau na Alemanha

Fomos convidados, eu e o Arthur, a visitar o Museu chamado “Rotes Haus” que fica em Monschau, cidade fofíssima perto de Aachen.

Quando chegamos fomos muitíssimo bem atendidos pelo responsável, que ainda nos deu um guia impresso do museu, que descreve os ambientes e nos chama atenção para pequenos detalhes, esse guia faz diferença durante a visita, vale a pena comprar, custa apenas 0,50€.

Também tem a venda na portaria, cartões postais, e claro, que sai de lá com alguns para a minha coleção, que já está enorme!!

Visitar o Rotes Haus Museum em Monschau

O museu fica numa casa muito importante da cidade, ela foi construída em 1768 por Johann Heinrich Scheibler, que era proprietário de uma indústria têxtil da cidade. Imponente com 3 andares, a casa é dividida em 2 partes, de um lado funcionava a fábrica com escritórios e estocagem de tecidos, e do outro era a residencia da família.

Quando foi construída (e até hoje), ela era cercada por casas de enxaimel (ou Fachwerk, em alemão), que são aquelas casas com madeiras nas fachadas, isso trouxe um verdadeiro destaque para a casa, mas essa era mesmo a intenção do dono, mostrar toda a prosperidade da família no século 18.

Rotes Haus Museum

Hoje o museu mostra como era a vida burguesa no século 18. Com objetos, pinturas, móveis, entre outras coisas, tudo preservado como era, nos proporciona uma volta ao passado.  Esse museu é imperdível para quem, como eu, gosta de imaginar como viviam as famílias no passado, as mulheres com aqueles vestidos lindos que deviam ser horríveis de usar, os jantares com mesas impecáveis e até os recitais, que nessa casa era com harpa.

Alguns quartos ainda mantém móveis e decorações da época, e em um deles podemos ver objetos de crianças, algumas jóias e até um “banheiro portátil”, aaahhh a vida naquela época não tinha alguns luxos que temos hoje, como um banheiro dentro de casa…rsrs.

A cozinha ficava no subsolo, mas possuía um pequeno terraço que fica de frente para o rio Rur, rio que corta toda a cidade e fica nos fundos da casa.
Mas o destaque principal, e que mais me impressionou, é a escada.

Em forma espiral, chegando nos 3 andares da casa, ela é toda em madeira e em cada cantinho tem um detalhe. Fico imaginando o trabalho que tiveram para fazê-la e entalhar todos os desenhos nela.

Infelizmente, dentro do museu não é permitido tirar fotos nem fazer vídeos para colocar na internet. Você pode fazê-los, mas apenas para arquivo pessoal.

Mas nem tudo está perdido, enquanto vocês não vem pra Alemanha, vou deixar um vídeo oficial do museu, que mostra um pouquinho das belezas que tem dentro e de brinde um pouco da cidade linda de Monschau.

*Prestem atenção na escada!!! 🙂

Informações sobre o Rotes Haus Museum

Para mais informações sobre esse museu, clique aqui.
É importante destacar que o museu fica aberto apenas no período de 01 de abril a 30 de novembro. Nos outros meses, permanece fechado.
Ele fica aberto de terça-feira a domingo das 10 às 12 horas e das 14 as 16 horas. A entrada custa 3€.
Bis bald

Bjooo

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Desempilhados com filhos
    15 de novembro de 2015 at 18:40

    Também fico com dó quando não permitem tirar fotos em um museu. Fiquei com vontade de apreciar as escadas e fico imaginando o calor para cozinhar no subsolo. Adorei as unhas combinando como os ingressos. Tati

  • Reply
    Poliana Cardozo
    15 de novembro de 2015 at 18:40

    Deve ser muito legal né? Bem eu sou suspeita por que amo a Alemanha 🙂
    E adorei o toque sutil do esmalte combinando com o ingressinho 🙂

  • Reply
    A Li na Alemanha
    15 de novembro de 2015 at 18:46

    A cozinha me pareceu bem arejada até, tinha uma porta grande que saía para o terraco, mas devia ficar um pouco quente sim rsrs
    Ahhh o esmalte nao foi de propósito kkkkkk
    Bjooo

  • Reply
    A Li na Alemanha
    15 de novembro de 2015 at 18:47

    huahauhauhauhaa o esmalte foi super sem querer 🙂
    Bjooo

  • Reply
    Renata Salas Collazo
    16 de novembro de 2015 at 11:17

    Eu lamento quando nao podemos tirar foto, acho que olhar as fotos e viajar novamente mas enfim… o video ja deu para acalmar a curiosidade. Nao posso deixar de comentar do esmalte tb kkkk ficou um charme!!!

  • Reply
    Liliane Arend
    16 de novembro de 2015 at 18:38

    Adoro casas antigas, e a cor dele se destancando dentre as demais casas brancas e cinzas … realmente a escada é divina!
    beijocas
    Li
    http://www.criandofilhospelomundo.com/

  • Reply
    Guaciara Rhein
    17 de novembro de 2015 at 13:31

    Oba, museu, adoro!!! E boa dica do guia, muito bom e barato! Bjs1

Leave a Reply