Alemanha Cidades da Alemanha Koblenz Região Oeste Alemanha

Koblenz – Beleza antiga e o encontro entre dois rios

A uns 150 quilômetros de distância de Aachen, fica Koblenz. No ano 9 a.C., os romanos deram o nome à região de Castrum ad Confluentas, que significa acampamento na confluência. Isso mostra a importância da localização da cidade, é nela que o rio Mosela deságua no rio Reno.

Num sábado de tempo instável fomos conhecer essa cidade cheia de construções antigas. Achamos a cidade interessante logo que chegamos, e fomos nos encantando cada vez mais com ela.

Koblenz
Koblenz
Onde é o encontro dos rios Mosela e Reno (Mosel e Rhein), é chamado de Deutsches Eck.
Koblenz
Deutsches Eck ao fundo
Deutsches Eck fica a estátua equestre do Imperador Guilherme I.
A maior parte da estátua foi destruída durante a Segunda Guerra, restando apenas um pedestal. E foi reconstituída em 1993.

Koblenz

Para chegar nesse ponto, pode-se andar por um belíssimo calçadão a beira do rio Reno, um passeio imperdível em Koblenz!!!

Koblenz
Koblenz

No dia que fomos para Koblenz, estava tendo um Flohmarkt (Mercado de Pulgas). Muito popular por aqui, é um “mercado” onde se comercializa coisas usadas (e pode-se achar de tudo). Estudei sobre isso esses dias no curso de alemão, e a professora disse que tem esse nome porque nas primeiras feiras que foram feitas, foram encontradas muitas pulgas nas roupas, e até quem foi só para visitar, levou pulgas pra casa. Mas hoje, as pulgas não são mais presença obrigatória, e as vezes achamos coisas bem interessantes no Flohmarkt.

Koblenz

Uma atração imperdível em Koblenz

Desse calçadão sai o teleférico que leva os visitantes até a Festung Ehrenbreitstein (site), uma fortaleza antiga localizada em Koblenz. O ingresso para o teleférico e a entrada na fortaleza custou 11,80€.

Koblenz
Koblenz

É uma das maiores fortalezas do mundo e hoje possui exposições de fotos, arqueologia, o Memorial do exército alemão, restaurante, além de uma belíssima vista da cidade.

Koblenz
Fortaleza vista de cima
Koblenz
A Fortaleza é tão grande e tem tanta história dentro, que merece uma postagem especial na próxima visita a Koblenz

Almoçamos num restaurante super charmoso. Olhei a indicação no Tripadvisor e fomos até lá. O nome é Weindorf (clique aqui para entrar no site).

Koblenz

Essa é a entrada do restaurante e almoçamos ai nessa praça. O ambiente é muito agradável, o meu prato estava ótimo e o atendimento é típico alemão (sempre no tempo deles, porque se saírem da rotina programada, dá problema…rsrs).

Koblenz

No site da querida Angela, o Alemanha porque não (clique aqui para ir ao site), onde ela tem roteiros lindíssimos prontos ou personalizados para que sua viagem seja o mais proveitosa possível, li uma história sobre o Robin Hood de Koblenz, e ela permitiu compartilhar essa história com vocês.

Koblenz também teve o seu “Robin Hood”, mas um pouquinho diferente das estórias de Walt Disney ou dos filmes contando as aventuras deste herói.

O ladrão-barão,como era mais conhecido Johann Lutter von Kobern, era um nobre ambicioso. Ele roubava dos ricos e dos pobres em toda a região do Reno. Ele causou medo e alarme por anos, um maluco, até que foi pego em 1536 e condenado à morte por decapitação. No caminho para sua execução, ele falou ao povo: “construam um memorial para mim e isso vai trazer sorte para a cidade!”
Minutos antes de sua morte, ele revirou os olhos e mostrou a língua para os espectadores. Foi o maior rebuliço: uma seleção de desmaios femininos seguido por vaias das crianças e desprezo dos homens.

Hoje, abaixo do relógio da Altes Kaufhaus, na sua fachada, está o “memorial”: o rosto do barão-ladrão com os olhos mexendo de um lado para outro, como o movimento de um pêndulo de relógio, e a cada meia hora, a boca do barão-ladrão enfia a língua para fora.
Diz a lenda que Koblenz terá boa sorte enquanto a face de Johann Lutter vigiar a cidade…”

Koblenz

Fui conferir e achei o relógio, com os olhos revirando, mas não esperei para ver ele mostrando a língua…rsrs

Koblenz é muito bonita, cheia de prédios antigos e construções tipicamente alemãs. Os lugares a beira do rio, os bares e restaurantes em vielas escondidas, nos fez um convite a voltar!!!

Koblenz
Koblenz

E voltaremos em breve para conhecer mais sobre Koblenz!!!

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply
    Inês Dota
    5 de outubro de 2013 at 01:22

    Muito interessante …….quero ver o relôgio…..

  • Reply
    Angela
    5 de outubro de 2013 at 05:45

    Olá Aline, obrigada por citar meu texto no seu post 🙂
    Já estou seguindo vc 🙂
    Beijos e um ótimo final de semana!

  • Reply
    Aline Dota
    7 de outubro de 2013 at 13:53

    Vale a pena conhecer essa cidade mãe!!! Bjooo

  • Reply
    Aline Dota
    7 de outubro de 2013 at 13:54

    Obrigada por permitir publica-lo!!!
    Boa semana Angela!! Bjoo

  • Deixe um comentário