Alemanha Conhecendo Baden-Württemberg Europa Região Sul da Alemanha Stuttgart

Pontos turísticos em Stuttgart, na Alemanha: 10 locais imperdíveis

Stuttgart é a capital do estado alemão Baden-Württemberg e uma das cidades mais importantes do país, pois concentra diversas fábricas. O importante centro industrial é o berço das empresas Mercedes-Benz e Porsche. Apesar disso, o que muitas pessoas não sabem é que Stuttgart não é apenas uma cidade industrial. Existem muitos pontos turísticos em Stuttgart que são interessantes, a cidade possui muitos atrativos.

Além das fábricas, Stuttgart se destaca como um agitado centro cultural, com a famosa companhia de ballet e a orquestra da cidade. E os atributos não acabam aí. Stuttgart também é uma região de vinhedos, e por isso, produz ótimos vinhos. Os melhores são os vinhos brancos da uva Riesling, mas a variedade é muito grande.

Estivemos na cidade algumas vezes, e em cada uma delas conheci um pedacinho de Stuttgart. Fiz passeios, conheci pontos turísticos, visitei museu, conheci restaurantes, visitamos a Cannstatter Volksfest, que é uma festa popular regada de muita cerveja e música. Faltou apenas assistir um ballet no teatro de Stuttgart, mas sei que logo farei esse programa imperdível na cidade.

Então, se você está pensando ou já está planejando sua viagem, anota aí os 10 principais pontos turísticos em Stuttgart.

Encontre os melhores hotéis em Stuttgart com os melhores preços 

10 principais pontos turísticos em Stuttgart

Museu Mercedes-Benz

Já que falamos que Stuttgart é o berço da Mercedes-Benz, claro que o museu estaria na nossa lista. A atração começa pelo prédio do museu, com uma arquitetura moderna que chama a atenção.

Pontos turísticos em Stuttgart

Dentro do museu, os diversos andares contam a história da marca, desde que surgiu até os dias atuais. Diversos veículos em perfeito estado estão expostos para mostrar toda a evolução dos carros. Já fizemos uma postagem sobre nossa visita ao Mercedes-Benz Museum.

Mercedes-Benz Museum Pontos turísticos em Stuttgart

Porsche-Museum

Menor que o museu Mercedes-Benz, mas não menos importante, é o Porsche-Museum, que também fica em Stuttgart, próximo à região onde se encontra a fábrica da Porsche.

O prédio do museu também chama a atenção, com seus 3 Porsches suspensos.

Porsche Museum

Dentro do museu, diversos carros contam a história da marca famosa que Ferdinand Porsche desenvolveu. Visitamos o Porsche-Museum e já contamos tudo por aqui.

Porsche Museum Pontos turísticos em Stuttgart

Schlossplatz e Schlossgarten

Indo para o centro de Stuttgart encontramos o Schlossplatz, a praça central da cidade que está localizada em frente ao palácio. No centro da praça, encontra-se o Jubiläumssäule, uma coluna erguida em 1846 para comemorar os 25 anos do reinado de Guilherme I.

Pontos turísticos em Stuttgart

Ao lado do Schlossplatz fica o Schlossgarten, que é o jardim do palácio. Com muito verde, flores e uma fonte, ele permanece quase original ao que foi projetado no século XIX.

Pontos turísticos em Stuttgart 10 Pontos turísticos em Stuttgart

No verão, o Schlossplatz e o Schlossgarten são os locais escolhidos para tomar um banho de sol, fazer um piquenique, ler um livro ou apenas aproveitar o tempo livre. E posso garantir que é uma delícia ficar por ali.

Neues e Altes Schloss

O Neues Schloss, Novo Palácio, foi construído entre 1744 e 1793. Hoje o Neues Schloss abriga os ministérios do governo estadual e não é aberto para visitação.

neues Schloss stuttgart

O Altes Schloss, Palácio Antigo, ganhou a forma que tem hoje com uma ampliação do antigo castelo que existia no local, em 1325. Uma outra reforma realizada entre 1553 e 1578, originou um pátio cercado por 3 andares. Hoje o Altes Schloss abriga o Württembergisches Landesmuseum. Visitei esse museu e contei tudo por aqui.

Altes Schloss Stuttgart

Königstraße

Essa é a rua principal de Stuttgart, uma rua de pedestres cheia de lojas. Uma parte são da Schlossplatz, e foi estabelecida no início do século XIX. Na outra ponta da rua, está o centro de turismo. No mesmo local ficava o Königstor, o antigo portão da cidade. Lá você pode adquirir lembrancinhas de Stuttgart e pegar seu mapa da cidade. Na frente do centro de turismo fica a estação central de Stuttgart.

2 dicas especiais para você aproveitar mais seus passeios por Stuttgart

Temos 2 dicas especiais para você aproveitar mais Stuttgart. A primeira delas é o ônibus Hop On Hop Off, que te levara para passear pela cidade, chegando aos pontos mais distantes. Já contamos tudo sobre o ônibus Hop On Hop Off aqui no blog, mas basicamente funciona assim: o ônibus faz um tour completo pela cidade, fazendo algumas paradas. Você pode fazer o tour completo direto, ou descer em alguma dessas paradas e pegar o próximo ônibus. Você pode utilizar o ônibus durante todo o período de funcionamento, que normalmente é o dia todo. Os horários podem alterar dependendo da época do ano.

O ônibus passa pelos principais pontos turísticos como: Mercedes-Benz Museum e Porsche Museum. Durante o tour você poderá escutar um áudio-guia que está disponível em diversas línguas, inclusive português. Aconselhamos que você compre os tickets do ônibus antecipadamente.

A outra dica é o Stuttcard, o cartão de turismo da cidade que tem muitas vantagens. Ele está disponível em diferentes validades, por exemplo: 24, 48 e 72 horas, e você poderá comprar de acordo com seu roteiro por Stuttgart. A vantagem do Stuttcard é que com ele você terá desconto em diversos passeios e entrada grátis em muitos museus, incluindo o Mercedes-Benz Museum, Porsche Museum e o Württembergisches Landesmuseum. Os valores são diferentes também, de acordo com as validades, e o cartão inclui o transporte público, o que facilita muito para ir até as atrações. Compre o Stuttcard antecipadamente:

Rathaus, Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Stuttgart tem uma arquitetura pós-guerra, foi construída em 1956. O prédio não chama nem um pouco a atenção, mas a atração está dentro da Câmara Municipal. É lá que se encontra o elevador sem porta. São 2 elevadores, um ao lado do outro, um subindo e o outro descendo. Mas eles não têm porta, você tem que entrar ele só. Eu testei, confesso que fiquei com medo, tem que prestar bastante atenção, mas é interessante.

Markt Hall

Em janeiro de 1914, foi inaugurado o mercado de Stuttgart com mais de 400 barracas, no mesmo local que já existia comercio de alimentos desde meados de 1300. Rapidamente se tornou o centro comercial central da cidade.

Pontos turísticos em Stuttgart Pontos turísticos em Stuttgart

Hoje, continua abrigando diversas barracas que vendem alimentos diferenciados. Ali se encontra também produtos importados, como italianos, espanhóis e até alguns produtos brasileiros.

Bohnenviertel

O Bohnenviertel é um bairro de Stuttgart que é uma verdadeira pérola. O lugar é ótimo para passear, ir a um restaurante e as lojas, que aliás, são diferenciadas. O bairro está cheio de lojas de antiguidade, artesanatos, joias exclusivas, e até um hospital de bonecas.

A história desse bairro é interessante. Ele foi criado por volta do ano 1415, e era a parte mais pobre de Stuttgart. Nele viviam artesãos que precisavam de água para trabalhar, como curtidores, tintureiros, açougueiros, e os artesãos que trabalhavam com risco de fogo, como ladrilhadores e ferreiros. A dieta dessa parte da população era basicamente, feijão, e é dai que vem o nome do bairro Bohnenviertel, que significa bairro do feijão.

Por volta de 1970, a população expressou um interesse em recuperar essa área sem destruir seu caráter único e típico. E assim foi feito. Hoje é uma área onde não se pode fazer nenhuma alteração, como por exemplo, de fachada. O que torna o bairro muito agradável para um passeio, um café, uma taça de vinho ou uma refeição.

Bohnenviertel Stuttgart 10 principais Pontos turísticos em Stuttgart

Stadtbibliothek Stuttgart – Biblioteca de Stuttgart

Eu adoro bibliotecas, e quando vi algumas fotos da Biblioteca de Stuttgart, fiquei enlouquecida. O lugar era maravilhoso pelas fotos e mais maravilhoso ainda pessoalmente.

O prédio foi construído em 2011, e o projeto é de um arquiteto coreano. Do lado de fora, o prédio parece um cubo, sem graça. Mas por dentro, um vão de 14 metros de altura iluminado apenas por uma janela de cima, cercado por livros e escadas, fazem o espetáculo. Eu subi, desci e apreciei várias vezes.

Biblioteca de Stuttgart

No topo no prédio, tem uma área de observação que é aberta ao público. A vista não é tão bonita, o interior da biblioteca vale mais a pena.

Fernsehturm – Torre de TV de Stuttgart

Inaugurada em 5 de fevereiro de 1956, a torre impressiona com seus 217 metros. Ela fica distante do centro de Stuttgart, numa parte alta da cidade. Portanto, a vista de lá é incrível. Existe uma plataforma de observação que pode ser visitada.

No topo da torre, fica também um café e restaurante, que é bastante concorrido. Tomamos café da manhã por lá e contamos várias dicas no post sobre a Torre de TV de Stuttgart.

Torre de TV de Stuttgart

Existem outros pontos turísticos em Stuttgart que são interessantes, como visitar vinícola, fazer passeio pelos vinhedos, tem muitos outros museus. Você também pode fazer um passeio bate-volta e ir na cidade vizinha conhecer o Palácio de Ludwisburg. Essa é apenas uma visão geral para você saber o principal para conhecer na cidade. Como pode ver, Stuttgart tem muito mais que indústria! Vale a pena conhecer.




Booking.com

You Might Also Like

20 Comments

  • Reply
    Lilian Azevedo
    28 de fevereiro de 2018 at 09:39

    Aline, eu amo a Alemanha e já visitei algumas cidades. Sempre me encanto. Stuttgart já estava na minha lista para um bate e volta de trem. Bohnenviertel é uma graça e a biblioteca dava para passar um dia ali se eu soubesse alemão.
    ótimas dicas
    beijocas

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      12 de março de 2018 at 17:09

      Oi Lilian , a biblioteca é imperdível!! Volte sempre para a Alemanha 🙂

  • Reply
    Poliana
    1 de março de 2018 at 18:46

    Oi Aline, gostei muito das suas sugestões. Quando morei na Alemanha não tive a oportunidade de visitar Stuttgart, uma pena.
    Mas quero salientar que curto bem os ônibus hop in hop off.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      12 de março de 2018 at 17:13

      Legal né, uma forma mais confortável de conhecer a cidade. 🙂

  • Reply
    Tatiane
    1 de março de 2018 at 19:16

    Fiquei encantada com a Biblioteca. Que belíssima. Meu filho iria amar os museus de carro. Gostei muito das suas dicas.

  • Reply
    Liliane Inglez
    4 de março de 2018 at 23:01

    Que post inspiração! Meu filho iria amar conhecer os museus da Porsche e da Mercedes! E ainda tem tanta coisa para ser ver na cidade, né? Amei!

  • Reply
    Cristine
    4 de abril de 2018 at 10:50

    Aline, estou programando uma viagem para a Alemanhã e chegaremos em Stuttgart perto do meio dia e pensamos em ficar apenas uma noite na cidade. O que você acha? É pouco tempo para conhecer os principais pontos, inclusive os castelos?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      10 de abril de 2018 at 05:08

      Olá Cristine, com certeza é pouquíssimo tempo para conhecer todos os pontos turísticos que listei. Pense que o Museu da Mercedes e da Porsche são distantes do centro e você precisará ir de carro ou transporte público, o que já demanda mais tempo. Para o pouco tempo que você tem, meu conselho é: selecione os pontos que te interessam no centro, onde conseguirá fazer tudo a pé e de forma rápida, e evite os museus. Boa viagem!

  • Reply
    Luciana
    17 de abril de 2018 at 23:04

    Olá Aline! Gostei muito das suas dicas, estou indo para Alemanha agora em maio, é possível visitar o museu da mercedez e da porshe no mesmo dia ?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      18 de abril de 2018 at 13:27

      Oi Luciana! É possível sim, fizemos isso também. Controle bem o tempo e tenha em mente que o museu da Mercedes é bem maior que o da Porsche 😉

  • Reply
    margareth kimura
    10 de agosto de 2018 at 20:31

    Aline, Tem algum tipo de agito na cidade? tipo festa a tarde ou noite? ou alguma atividade mais aventureira?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      13 de agosto de 2018 at 04:52

      Olá, não sei te informar. Mas com certeza tem muitas festas espalhadas pela cidade.

  • Reply
    Letícia Rabello
    14 de agosto de 2018 at 20:06

    Oi Aline
    Excelente post.
    Irei em setembro a Stuttgart num bate e volta. Poderia me informar se o ônibus Hop-on Hop-off passa pelo bairro de Bohnenviertel? Obrigada.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      15 de agosto de 2018 at 04:30

      Olá Letícia, obrigada pela visita!
      Quando eu fiz o passeio com o ônibus Hop on Hop off ele passava perto e citava o bairro no áudio-guia. O ideal é conhecer o Bohnenviertel a pé, ele não é muito distante do centro, as ruas do bairro são bem estreitas e o ônibus acaba não passando lá dentro.

  • Reply
    fatima
    7 de março de 2019 at 12:37

    Qual o melhor lugar para se hospedar ? É no Centro ? Qual o ponto de referência ?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      7 de março de 2019 at 14:55

      Sim, no centro próximo a Schlossplatz. Ou então, perto de alguma estação de metrô (U-Bahn) 😉

  • Reply
    Erica
    24 de novembro de 2019 at 06:10

    Oi Aline, tudo bom? Adorei suas dicas de passeios. Vi que você gosta de gastronomia. Eu cheguei a pouco tempo em Stuttgart e gostaria muito de fazer um curso de pães/ tortas. Você conhece ou sabe me indicar algum lugar por aqui que ofereça esses cursos por aqui que tenha tradução em português ou inglês? Obrigada

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      26 de novembro de 2019 at 16:40

      Oi Erica, não conheço, mas sei que na VHS eles tem alguns cursos de culinária, inclusive alguns em inglês, mas não sei se tem de pães e tortas.
      Seja bem vinda à Stuttgart, moro aqui também 🙂

Leave a Reply