Alemanha Cidades da Alemanha Região Norte Alemanha

Hameln – Rota dos Contos de Fadas

Hameln é uma pequena cidade alemã, localizada no Estado da Baixa Saxônia (Niedersachsen em alemão).
Ela faz parte da Rota dos Contos de Fadas, pois nela se passa a história dos irmãos Grimm: O Flautista de Hamelin (Rattenfänger von Hameln em alemão).

Em um breve resumo, é uma fábula sobre a praga de ratos que infestou a cidade em 1284. Um dia chegou à cidade um homem que se intitulava “caçador de ratos”. Então, toda a população prometeu um bom pagamento à esse homem, se ele acabasse com os ratos. O pagamento seria uma moeda para cada cabeça de rato. O homem aceitou o acordo, pegou a flauta e começou  tocar, hipnotizando todos os ratos. Levou-os em direção ao rio Weser, fazendo com que pulassem no rio, e assim, morreram afogados.

Apesar de ter acabado com os ratos, o homem não recebeu seu pagamento. A população alegou que ele não entregou nenhuma cabeça de rato, portanto, não receberia nada. 

O homem deixou a cidade. Alguns dias depois, enquanto todos estavam na Igreja, o homem retornou e novamente tocou sua flauta, mas dessa vez, hipnotizando as crianças. Cento e trinta meninos e meninas seguiram o flautista para fora da cidade, foram trancados numa caverna e desapareceram para sempre. A cidade ficou vazia e triste.

Supõe-se que a história dos Irmãos Grimm é baseada num fato real. Provavelmente aconteceu mesmo em 1284, mas não exatamente como foi imortalizada pelos irmãos.

Alemanha
Detalhe encontrado no chão, em todo o centro antigo de Hameln

Hamelin em português, fica localizada numa região de colinas, e é cortada pelo rio Weser.

A cidade começou a ser fundada em 790 aproximadamente, quando um mosteiro começou a ser construído. Casas começaram a surgir em volta do mosteiro e assim, a cidade começou a crescer. Foi considerada uma cidade no ano 1200.

Uma muralha que cercava toda a cidade foi construída com diversas torres, a primeira torre foi mencionada no ano de 1333. Em 1888, Napoleão atacou a cidade e destruiu a muralha, restando apenas 2 torres.

 

Curiosidades sobre Hameln durante a 2ª Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade ficou conhecida pois nela aconteceu de 1933 a 1937 a Reichserntedankfest. Com cerca de 1 milhão de participantes vindos de toda a Alemanha, foi um dos maiores eventos nazistas.

A cidade tinha também uma prisão, onde ficaram presos adversários políticos, homossexuais e judeus. Com o fim da Segunda Guerra, os britânicos usaram essa mesma prisão para prender guardas nazistas, principalmente os presos em Bergen-Belsen, um campo de concentração próximo (Fui visitar esse Campo de Concentração, você pode ler a postagem clicando aqui).

Nessa prisão foram julgados, condenados e executados Josef Kramer, comandante do campo de concentração Bergel-Belsen, e também Irma Grese, uma guarda feminina nos campos de concentração de Auschwitz, Bergen-Belsen e Ravensbruck. Foi apelidada pelos presos de “A cadela de Belsen” devido seu comportamento sádico e perverso. Entre outros que trabalharam a favor do nazismo.
Essa é uma cidade ideal para fazer um bate-volta de Hanover, por exemplo. O centro é pequeno, fácil de ser conhecido a pé e o roteiro é feito em poucas horas.

Hameln
Fonte do Flautista

Pontos importantes para ver em Hameln

Alemanha
Stiftsherrenhaus

Mansão construída em 1558, pelo comerciante e prefeito Friedrich Poppendiek. Mostra uma fachada rica em ornamentos.

Alemanha
Hochzeitshaus
A casa do casamento é um salão construído entre 1610 e 1617, para realizar celebrações populares. Foi o último edifício  na cidade construído no estilo renascentista.
Hameln
O outro lado da Hochzeitshaus
Alemanha
Torre e a parte da muralha que ainda são preservadas

 

Alemanha
Rio Weser e o detalhe do ratinho dourado em cima da ponte

 

Alemanha
Bürgerhus

Construída em 1560, essa casa é considerada uma jóia das construções Enxamel (Fachwerk).

Mosteiro

O Mosteiro de São Bonifácio foi construído entre 802 e 812. Em 1209, foi destruído por um incêndio. Sua reconstrução aconteceu entre os séculos 13 e 14, mas num estilo gótico-romântico.

Casa construída em 1500, essa casa servia como central administrativa do mosteiro.

Alemanha

Alemanha
Bungelosenstraße

Esse é o caminho onde, segundo a história, as crianças hipnotizadas passaram para sair da cidade.

Hameln
O nome da rua significa: Rua sem música
Hameln
Rattenfängerhaus
No final da rua encontramos essa casa de esquina, que foi nomeada casa do Caçador de Ratos.
Construída entre 1602-1603 pelo vereador Hermann Arendes mostra elementos da arquitetura do Renascimento.

Durante todo o passeio, muitos elementos que fazem referencia a história, nos faz sentir em um conto de fadas.
Quero conhecer todas as cidades da Rota dos Contos de Fadas.


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Aproveite a promoção de férias!! Clique aqui, utilize o cupom PROTETORSOLAR e ganhe 10% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply
    Danielli Lima
    6 de janeiro de 2016 at 07:53

    Adorei o post.
    Estou indo morar na Alemanha bem do lado da Saxonia.
    Beijos

  • Reply
    A Li na Alemanha
    6 de janeiro de 2016 at 07:53

    Obrigada!!
    Que delícia Danielli, boa sorte pra você!! 🙂

  • Deixe um comentário