Aachen Alemanha Cidades da Alemanha

Como são as tradições da Páscoa na Alemanha!!

Como é a Páscoa na Alemanha e suas tradições 

Páscoa (ou Ostern, em alemão), como já sabemos, é um feriado cristão onde se comemora a crucificação e a ressurreição de Cristo.
Na Alemanha, além do feriado na Sexta-feira, que é o dia que Cristo foi crucificado, temos um feriado também na segunda-feira, chamado de Ostermontag. Na segunda-feira os cristãos comemoram a ressurreição de Cristo, pois acredita-se que 3 dias após sua crucificação, Cristo ressuscitou.
Por aqui existem algumas tradições que são seguidas a muitos anos, uma delas é enfeitar árvores ou galhos secos com ovos coloridos. Normalmente os ovos são esvaziados e pintados a mão pelas crianças, mas hoje já se encontra ovos coloridos como enfeites, bem semelhantes as famosas bolas de natal. Essa tradição é para se celebrar a vida, a alegria de viver, por isso os ovos são coloridos.
Os ovos representam a vida, que mesmo escondida, está lá até o momento da ruptura da sua casca.

Páscoa na Alemanha
É chamada de Osterbaum!!
Garanti os meus ovinhos e decorei uma plantinha na minha casa..aahh também tenho coelhinho e velas no formato de ovinho..rsrs
Em muitas lojas se encontra tintas e adesivos para se enfeitar os ovos com as crianças.
A Osterbaum pode ser retirada após o segundo domingo depois da Páscoa.
Tem uma outra tradição por aqui, que é na manhã do domingo de Páscoa esconder ovos e as crianças se divertem procurando.
Conversando com uma amiga da escola que nasceu no Cazaquistão, mas mora aqui a 10 anos, ela disse que faz patinhas de coelho para colocar no chão, marcando o caminho que o “coelhinho da páscoa” fez para esconder os ovos. Disse também que a filhinha dela se diverte muito procurando.
Muitas pessoas fazem isso para os filhos também no Brasil, com a diferença que no Brasil se esconde ovos de chocolate, mas confesso que não ter corrida alucinada para compra dos caríssimos ovos de páscoa é muito bom…rsrs
Mas isso não significa que não encontramos chocolates nessa época por aqui, eles aumentam a produção e fazem ovos, coelhos e chocolates especiais de Páscoa. E por sorte, temos deliciosos chocolates na Alemanha por preços totalmente acessíveis!!!
Aqui em Aachen, bem pertinho da minha casa, existe o Outlet da Lindt (clique aqui para ver o site). Eles vendem as embalagens normais mais baratas e também existe uma parte onde eles vendem os chocolates que não estão embalados. Normalmente nessa parte um saco de chocolates sortidos com 700grs custa cerca de 4,50€ (o que equivale +- 15 reais). Esses eu sempre compro e coloco dentro de uma bomboniere, quando recebo visitas em casa, sempre sirvo um café acompanhado de um chocolatinho Lindt (hhmmm que delícia).
No café da manhã no domingo de páscoa é muito tradicional se comer o Lammkuchen, que é um bolo (ou pão) em formato de carneiro.
Páscoa na Alemanha
No domingo também é o dia de reunir toda a família, trocar pequenos presente e chocolates.
Existe também em relação a Igreja uma tradição, onde se vai a Igreja a noite e faz-se uma fogueira. Acredita-se que o fogo afasta o inverno. Bom, espero que esse ano se acenda muitas fogueiras, porque ainda anda fazendo muito frio…rsrs
Esse ano na escola, falamos um pouco sobre a páscoa e descobri que a flor tulipa é tradicional da páscoa aqui. Nessa época encontramos muitas e muitas tulipas, nas ruas, nos jardins, no mercado, na feira, e por ai vai. 
Deixo aqui para vocês algumas fotos das lindas tulipas e desejo a todos que lêem meu blog com tanto carinho, uma excelente Páscoa!!! Que o coelhinho traga somente coisas boas e renove as forças e a esperança de todos!!!
Bjooo
Páscoa na Alemanha
Páscoa na Alemanha
Páscoa na Alemanha
Páscoa na Alemanha
Todas essas fotos são de jardins ou praças de Aachen

 

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Inês Dota
    21 de abril de 2014 at 23:39

    Isto é muito interessante, suas postagens são sempre enriquecedoras, muito bom conhecer as tradições de outros povos……

  • Reply
    Aline Dota
    22 de abril de 2014 at 07:01

    Obrigada!!! 🙂

  • Reply
    Aline Carla Alves Poffo
    15 de abril de 2019 at 16:17

    aline, amei sua postagem apesar de ser antiga, é bem atual no momento em que estou lendo. vou usar na minha aula de amanhã com as crianças. dizendo que recebi uma carta e que vc enviou para mim algumas fotos de como é a páscoa na alemanhã, obrigada.

  • Reply
    Giuiana
    30 de março de 2022 at 14:01

    Muito obrigada voce ajudo-me para o meu trabalho da escola

Leave a Reply