Europa Holanda Vaals

Vaals – Holanda

É uma cidade charmosa que fica a uns 10 minutos de Aachen, e resolvemos conhece-la num domingo a tarde. Pegamos uma rua (Vaalsstrasse) que vai direto de Aachen para o centro da cidade.
Fica na parte Sudeste da província Holandesa de Limburgo. Nessa cidade 26% da população é alemã. Muitas pessoas moram em Vaals e trabalham em Aachen.

Chegando ja percebemos a diferença, nas casas, nas pessoas, na cidade em geral. Logo na entrada da cidade, tem lindos gramados verdes, e muitas casas construídas com uns tijolos vermelhos.

A rua principal tem uma rotatoria e para nossa sorte entramos numa rua (que tinha um onibus que vai de Aachen para Vaals e vice-versa) e vimos de frente o Castelo Bloemendal.

Em meados de 1661, muitas famílias ricas se mudaram para Vaals, entre elas a família Von Clermonts, que instalou sua fábrica de tecidos -linho- na cidade. Elas construíram esse Castelo para morar, onde em 1803 se hospedou Napoleão Bonaparte e sua esposa, quando visitaram a cidade.
Em 1990 o prédio passou por reformas e ganhou novas alas para se transformar em Hotel e Restaurante (site), não chegamos a entrar mas deve ser muito lindo por dentro. Uma pedida para voltar num almoço ou jantar, nao é?!

Entrada do Hotel

Depois fomos numa Igreja bem próximo que é a Igreja de São Paulo (St. Pauluskerk).

Toda no mesmo tijolinho vermelho

Ela fica na Kerkstraat, e foi construida em estilo neo-gótico projetada pelo arquiteto holandes John Kayser, no período de 1891 a 1893. A primeira Igreja de São Paulo fica a 150m ao Sul desta, onde hoje é um estacionamento.
O interior é cheio de detalhes lindos e por ser período Natalino tinha um presépio montado, muito lindo!!

Altar

Mais um vela acesa pedindo paz e saúde aos meus familiares e amigos queridos

Subindo a rua encontramos uma outra Igreja, menos luxuosa e menos conservada. É uma Igreja Protestante do ano de 1671.

Fomos descendo a rua procurando um restaurante para almoçar quando vimos algumas pessoas entrando numa loja e vi a palavra Outlet (que para mim é mágica) e resolvemos entrar também. É o outlet da marca S. Oliver (que dizem ser roupas de marca famosa aqui na Europa, eu ainda não conheço isso direito), apenas sei que a loja foi fundada em 1969, então tem história para contar.
Estávamos dentro do Outlet olhando as promoções de 20% de desconto (nem tanto atrativo), quando escutei duas senhoras falando em português, avisei o Arthur e logo tentamos fazer amizade. Elas moram na Alemanha, numa cidade próxima a Aachen a mais ou menos 7 anos, foram super simpáticas e já trocamos telefone para um futuro encontro. Isso é muito bom, porque nos sentimos mais confiantes, mais seguros, num país que ainda não conhecemos direito.
Saindo de la paramos num restaurante chamado Grand-Café Zera, este é o site do restaurante.
Um ambiente agradável, com uma garçonete mais agradável ainda que não se importou em falar em inglês conosco, alguns torcem o nariz.
Ela nos indicou uma cerveja local, que tem um sabor frutado delicioso, adorei, e também 2 pratos regionais que também adorei. Super recomendo esse restaurante!!

O restaurante estava todo decorado em razão de uma festa local, que como nos explicou a garçonete, todo ano se elege um príncipe, e esse príncipe junto com ajudantes, passam pelas ruas arrecadando dinheiro, um dia se pede só para homens, outro só mulheres…e por ai vai. Só não entendemos qual é a finalidade nem pra que é usado o dinheiro…rs

Achei tudo muito bonito e realmente muito diferente de Aachen e em apenas 10 minutos de carro. Vale a pena conhecer essa cidade, mas com certeza ainda acharei mais lugarzinhos para contar sobre ela!!!