Alemanha Conhecendo Baden-Württemberg Europa Região Sul da Alemanha

Alemanha: 6 Mosteiros em Baden-Württemberg para conhecer

Continuando nossa série para explorar e conhecer mais o estado de Baden-Württemberg, no sul da Alemanha, nossa seleção é composta por uma lista com 6 mosteiros em Baden-Württemberg para visitar.

Já fizemos uma seleção de cidades lindas e também uma com 13 castelos para conhecer. Agora é a vez dos mosteiros, que além de serem lugares interessantes para visitar, também podem ser associados com alguma trilha, castelos, passeio pelas cidades, entre outras coisas. Daremos dicas do que fazer associado a visita ao mosteiro.

Para facilitar seu roteiro, no mapa abaixo estão marcadas as localizações dos mosteiros. Dessa forma, poderá planejar seu dia de passeio com todas as atrações por perto.

Mosteiros em Baden-Württemberg

Kloster Maulbronn

O mosteiro de Maulbronn é um dos complexos de mosteiros mais bem preservados da Idade Média. Sua construção se iniciou em meados do século XII e se desenvolveu ao longo dos anos.

Desde 1993, o mosteiro de Maulbronn é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Mosteiros em Baden-Württemberg - Maulbronn

É possível visitar o mosteiro diariamente das 9 às 17:30 horas. A entrada custa 8 euros por pessoa.

Kloster e Schloss Salem

O mosteiro e castelo de Salem formam o complexo mais antigo cisterciense da região do Lago de Constança. A catedral do complexo, construída entre o final do século XIII e início do século XV, é um edifício gótico cisterciense destacado na Alemanha.

O complexo possui também um jardim, que por volta do século XVIII, fornecia ao mosteiro plantas para consumo, ervas culinárias e ervas medicinais.

Mosteiros em Baden-Württemberg - Kloster Salem

Dica: O mosteiro fica a aproximadamente 15 quilômetros de distância do Bodensee (Lago de Constança). Escolha um dia bonito, visite o mosteiro e aproveite para passear pelo lago que faz fronteira entre a Alemanha, Áustria e Suíça.

A entrada para visitar o complexo custa 9 euros por pessoa. Não estão sendo realizadas visitas guiadas, apenas visitas livres estão liberadas.

O complexo está aberto de segunda-feira a sábado das 9:30 às 18 horas. Domingos e feriados, funciona das 10:30 às 18 horas.

Kloster Lorch

O mosteiro de Lorch foi fundado por volta do século XIII, pela família Staufer, para ser o local oficial de sepultamento da nobre família. O mosteiro era visto de longe e sua grandiosidade dominada a paisagem. Isso durante a Idade Média, era um sinal de poder da família que o havia construído.

Durante o século 16, o duque de Württemberg introduziu a Reforma Protestante e todos os monges foram expulsos.

O mosteiro chegou a ficar sem atividades e abandonado, mas felizmente, foi reformado. Hoje pode ser visitado. Nós fizemos a visita em maio, logo após o término da quarentena contra o COVID-19 na Alemanha.

Mosteiros em Baden-Württemberg - Kloster Lorch

A visita é rápida e muito interessante, além de ter muitas coisas para fazer nos arredores, como trilhas, castelos e parte da muralha romana que passava pela região.

Dica: ao lado do mosteiro fica a Stauferfalkenerei, uma falcoaria onde acontecem shows com falcões. É uma boa ideia associar esse passeio, para quem vai com crianças.

O mosteiro está aberto para visitação de quarta-feira a domingo e feriados, das 11 às 16 horas.

A entrada custa 5 euros por pessoa.

Kloster e Schloss Bebenhausen

O mosteiro e castelo de Bebenhausen está localizado em Schönbuch, e está quase completamente preservado desde a idade Média. Foi mencionado pela primeira vez em 1187.

No século 16, com a introdução da Reforma, Bebenhausen tornou-se uma escola protestante. Durante a Guerra dos Trinta Anos, os monges retomaram o mosteiro. Mas em 1648, aconteceu a volta da escola protestante que funcionou até o século 19.

Durante os séculos 18 e 19, os governantes de Württemberg, expandiram o mosteiro e construíram um pavilhão de caça. A floresta de Schönbuch era muita usada por eles para caça e eles dormiam no pavilhão de caça que era uma espécie de castelo.

Kloster Bebenhausen

Dica: Uma boa dica é associar a visita ao mosteiro de Bebenhausen a uma visita a Schönbuchturm, uma torre de 30 metros de altura que proporciona uma vista em 360 graus da região.

O mosteiro está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A entrada para o mosteiro custa 5 euros por pessoa. Para visitar o castelo, e necessário fazer uma visita guiada, que custa 7 euros por pessoa.

O bilhete combinado que dá direito a visitar tanto o mosteiro como o castelo custa 9 euros por pessoa.

Kloster Alpirsbach

O mosteiro de Alpirsbach foi construído por monges beneditinos no século 11. Localizado na região da Floresta Negra, teve sua primeira igreja de pedra consagrada em 1099. Dessa igreja apenas a torre permanece no local, e é a parte mais antiga do mosteiro.

Kloster Alpirsbach

Situado no meio da cidade de Alpirsbach, alguns edifícios foram integrados ao complexo, entres eles uma cervejaria. A cervejaria produz além de diversos rótulos de cerveja, uma aguardente de cerveja, que deve ser bem interessante.

Você pode associar a visita ao mosteiro com uma visita ao museu da cervejaria e ainda degustar algumas cervejas por lá. Existem diversos tipos de visita a cervejaria. Para ter mais informações, acesse o site oficial.

O mosteiro de Alpirsbach está aberto para visitação de segunda-feira a sábado das 10 às 17:30, domingos e feriados das 11 às 17:30.

A entrada para o mosteiro custa 6 euros por pessoa.

Kloster Wiblingen

Esse antigo mosteiro beneditino é um destaque da construção barroca. Um dos pontos principais do Mosteiro de Wiblingen é a biblioteca.  A Bibliothekssaal, o salão da biblioteca, foi construído entre 1740 e 1750.

A colorida biblioteca é uma obra de arte rococó. O formato da biblioteca, com seus ornamentos e o grande afresco no teto é realmente, o destaque do mosteiro de Wiblingen.

Kloster Wiblingen

A entrada para o mosteiro juntamente com a entrada para a biblioteca custa 5 euros por pessoa e está incluído um áudio-guia, disponível em alemão, inglês e francês.

O mosteiro está aberto diariamente das 9 às 17 horas.

Dica: O mosteiro de Wiblingen está a aproximadamente 6 quilômetros de distância de Ulm. É muito perto, portanto, aproveite para conhecer os encantos da cidade natal de Albert Einstein.

Depois dessa lista com 6 Mosteiros em Baden-Württemberg para você conhecer, agora é só planejar seu passeio e aproveitar.

*Fotos: Portal oficial de Baden-Württemberg

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    ANTONIO
    21 de setembro de 2020 at 17:00

    Olá Casal!!!
    Irado demais o blog de vcs!!!

Leave a Reply