Europa Lituânia Vilnius

Užupis – Um país independente dentro de Vilnius, na Lituânia

Você conhece Užupis? É um país independente que está localizado em Vilnius, capital da Lituânia. Engraçado isso, né?! Um país dentro de uma cidade. Já visitamos outro país independente semelhante a Uzupis, ele fica em Copenhagen, na Dinamarca e se chama Christiania.

Uzupis significa “do outro lado do rio”, pois fica do outro lado do rio Vilnia, em relação ao centro histórico de Vilnius. Com seus 600 m², Uzupis tem constituição própria, presidente e é possível até carimbar o passaporte quando entrar no país. O país também tem sua moeda própria, mas eles aceitam tranquilamente euros.

Durante o período que a Lituânia ficou sob o domínio da antiga União Soviética, Uzupis, que ainda era apenas um bairro, era a parte mais abandonada da cidade. Isso aconteceu pois era ali que moravam muitos judeus, que acabaram morrendo durante a 2ª Guerra Mundial. As casas desses judeus ficaram abandonadas e com o tempo foram invadidas por pessoas que não tinham onde morar.

Já sem o domínio da antiga União Soviética, em 01 de abril de 1997, Uzupis declarou sua independência. A data escolhida para a independência tem uma natureza humorística, pois nessa mesma data, se comemora o dia da mentira em muitos países.

Hoje, Uzupis é um bairro dos artistas, intelectuais e o lugar mais alternativo que você encontrará em Vilnius. Vale a pena ir lá conhecer.

O que fazer em Uzupis

Nós conhecemos Uzupis durante um free walking tour que fizemos em Vilnius. Portanto, vou listar aqui alguns pontos que conhecemos e que são imperdíveis no país.

Entrada principal de Uzupis

Na entrada do país encontramos uma placa de boas-vindas. Ela é bem significativa, pois revela algumas regras.

Uzupis em Vilnius

O Smile (sorriso) significa que você deve sorrir e ser alegre ao entrar no país. O símbolo de velocidade é a velocidade máxima permitida lá dentro. A Monalisa significa que é uma área dedicada a arte. E o símbolo do carro, é que você deve tomar cuidado para não cair no rio que cerca o país.

Sereia

Atravessando a ponte de entrada em Uzupis, nas margens do rio é possível ver a estátua de uma sereia. É preciso tomar muito cuidado, pois diz a lenda que se olhar para ela por muito tempo, ela te seduz a ficar em Uzupis para sempre.

Estátua de sereia em Vilnius

Constituição de Uzupis

Como já citei, Uzupis possui uma constituição própria que diz muito sobre o estilo de vida dos moradores desse país. Ela foi escrita por Romas Lileikis e To mas Čepaitis em apenas três horas e publicada numa placa na rua. Hoje, já foi traduzida para mais de 50 idiomas.

Constituição de Uzupis

Entre os 41 artigos da constituição, estão alguns interessantes como:

“Todo mundo tem o direito de viver junto ao rio Vilnia, e o rio Vilnia tem o direito de fluir por todos”.

“Todo mundo tem o direito de morrer, mas isso não é uma obrigação”.

Anjo de Uzupis

Esse anjo foi colocado na praça bem no centro do país. Ele homenageia Zenonas Šteinys, um artista e membro ativo da comunidade de Uzupis, que ajudou a transformar o lugar no que ele é hoje.

Anjo de Uzupis

Esculturas

Em 1996, um grupo de estudantes da Academia de Artes de Vilnius fundou uma comunidade artística, numa casa de Uzupis. O projeto ganhou o apoio dos moradores e autoridades da cidade. Em 2002, a comunidade artística se uniu e fundou o Užupis Art Incubator.

Por conta disso, você encontrará diversas esculturas espalhadas em Uzupis. Uma das mais famosas é o Jesus Mochileiro.

Estátua Jesus Mochileiro em Uzupis, Vilnius

Este é um lugar diferente e que merece entrar na sua lista de lugares para conhecer em Vilnius.

Descubra todos os segredos de Uzupis.

Está planejando sua viagem para Vilnius? Esses posts podem te ajudar:

Museu das vítimas de genocídio em Vilnius

O que fazer em Vilnius, a capital da Lituânia

Onde ficar em Vilnius, os melhores locais para se hospedar

Como viajar entre os Países Bálticos

Roteiro pelos Países Bálticos

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

viaje com segurança