Europa Lituânia Vilnius

Užupis – Um país independente dentro de Vilnius, na Lituânia

Você conhece Užupis? É um país independente que está localizado em Vilnius, capital da Lituânia. Engraçado isso, né?! Um país dentro de uma cidade. Já visitamos outro país independente semelhante a Uzupis, ele fica em Copenhagen, na Dinamarca e se chama Christiania.

Uzupis significa “do outro lado do rio”, pois fica do outro lado do rio Vilnia, em relação ao centro histórico de Vilnius. Com seus 600 m², Uzupis tem constituição própria, presidente e é possível até carimbar o passaporte quando entrar no país. O país também tem sua moeda própria, mas eles aceitam tranquilamente euros.

Durante o período que a Lituânia ficou sob o domínio da antiga União Soviética, Uzupis, que ainda era apenas um bairro, era a parte mais abandonada da cidade. Isso aconteceu pois era ali que moravam muitos judeus, que acabaram morrendo durante a 2ª Guerra Mundial. As casas desses judeus ficaram abandonadas e com o tempo foram invadidas por pessoas que não tinham onde morar.

Já sem o domínio da antiga União Soviética, em 01 de abril de 1997, Uzupis declarou sua independência. A data escolhida para a independência tem uma natureza humorística, pois nessa mesma data, se comemora o dia da mentira em muitos países.

Hoje, Uzupis é um bairro dos artistas, intelectuais e o lugar mais alternativo que você encontrará em Vilnius. Vale a pena ir lá conhecer.

O que fazer em Uzupis

Nós conhecemos Uzupis durante um free walking tour que fizemos em Vilnius. Portanto, vou listar aqui alguns pontos que conhecemos e que são imperdíveis no país.

Entrada principal de Uzupis

Na entrada do país encontramos uma placa de boas-vindas. Ela é bem significativa, pois revela algumas regras.

Uzupis em Vilnius

O Smile (sorriso) significa que você deve sorrir e ser alegre ao entrar no país. O símbolo de velocidade é a velocidade máxima permitida lá dentro. A Monalisa significa que é uma área dedicada a arte. E o símbolo do carro, é que você deve tomar cuidado para não cair no rio que cerca o país.

Sereia

Atravessando a ponte de entrada em Uzupis, nas margens do rio é possível ver a estátua de uma sereia. É preciso tomar muito cuidado, pois diz a lenda que se olhar para ela por muito tempo, ela te seduz a ficar em Uzupis para sempre.

Estátua de sereia em Vilnius

Constituição de Uzupis

Como já citei, Uzupis possui uma constituição própria que diz muito sobre o estilo de vida dos moradores desse país. Ela foi escrita por Romas Lileikis e To mas Čepaitis em apenas três horas e publicada numa placa na rua. Hoje, já foi traduzida para mais de 50 idiomas.

Constituição de Uzupis

Entre os 41 artigos da constituição, estão alguns interessantes como:

“Todo mundo tem o direito de viver junto ao rio Vilnia, e o rio Vilnia tem o direito de fluir por todos”.

“Todo mundo tem o direito de morrer, mas isso não é uma obrigação”.

Anjo de Uzupis

Esse anjo foi colocado na praça bem no centro do país. Ele homenageia Zenonas Šteinys, um artista e membro ativo da comunidade de Uzupis, que ajudou a transformar o lugar no que ele é hoje.

Anjo de Uzupis

Esculturas

Em 1996, um grupo de estudantes da Academia de Artes de Vilnius fundou uma comunidade artística, numa casa de Uzupis. O projeto ganhou o apoio dos moradores e autoridades da cidade. Em 2002, a comunidade artística se uniu e fundou o Užupis Art Incubator.

Por conta disso, você encontrará diversas esculturas espalhadas em Uzupis. Uma das mais famosas é o Jesus Mochileiro.

Estátua Jesus Mochileiro em Uzupis, Vilnius

Este é um lugar diferente e que merece entrar na sua lista de lugares para conhecer em Vilnius.

Descubra todos os segredos de Uzupis.

Está planejando sua viagem para Vilnius? Esses posts podem te ajudar:

Museu das vítimas de genocídio em Vilnius

O que fazer em Vilnius, a capital da Lituânia

Onde ficar em Vilnius, os melhores locais para se hospedar

Como viajar entre os Países Bálticos

Roteiro pelos Países Bálticos

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply