Europa Filmes Itália

10 filmes gravados na Itália para inspirar sua viagem

Uma das coisas que mais gostamos de fazer é assistir filmes e séries com lindas paisagens e depois conhecê-las pessoalmente. Dessa vez, vamos listar aqui 10 filmes gravados na Itália para inspirar sua viagem. Eles mostram diversas regiões do país e tem histórias para todos os gostos. Tenho certeza que assistindo esses filmes, você conseguirá viajar para a Itália sem sair de casa.

Nós já nos inspiramos em filmes e séries para viajar, foi o que aconteceu em em Paris, onde foram gravadas algumas cenas do Fabuloso destino de Amélie Poulain. Séries e filmes também inspiraram nosso roteiro pela Inglaterra e Escócia. Também já listamos aqui no blog, 10 filmes para viajar sem sair de casa. Certamente, eles irão te inspirar e te encher de vontade de viajar.

10 filmes gravados na Itália

1) Para Roma com amor

Como o título do filme já diz, ele se passa em Roma. É uma comédia romântica escrita e dirigida por Woody Allen. A trama apresenta 4 histórias com pessoas diferentes que passam por aventuras e amores na capital italiana. Um filme leve e divertido.

2) Sob o sol da Toscana

Esse é um clássico quando se fala em filmes gravados na Itália, e não poderia ficar de fora da nossa lista. Sob o sol da Toscana é uma comédia romântica-dramática que nos faz viajar por paisagens incríveis da Toscana.

O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Frances Mayes, onde ela reúne suas experiencias pessoais. A história do livro foi modificada e adaptada para o filme.

No filme, durante uma viagem pela Toscana, Francis se encanta com uma casa e quer comprá-la, se mudando para lá para fugir dos problemas que estava enfrentando em sua vida pessoal. Essa casa fica na cidade de Cortona, e é lá também que acontecem algumas cenas do filme. A cidade de Cortona foi uma das que mais gostamos de visitar na Toscana. Foi lá também que comemos a melhor massa da Itália.

Durante o filme, a protagonista viaja pela Costa Amalfitana e uma cena do filme se passa em Positano. Eu me apaixonei por essa cidade desde que assisti o filme pela primeira vez e ela entrou na nossa lista quando fomos conhecer a região da Costa Amalfitana.

filmes gravados na Itália - Positano

3) Cartas para Julieta

Esse romance se passa na cidade de Verona, famosa por ser o palco da história de Romeu e Julieta.

No filme, os noivos Sophie e Victor viajam para Verona como uma pré lua-de-mel, mas Victor quase não da atenção a sua noiva e está preocupado em fazer contatos para seu futuro restaurante em Nova York.

Sophie conhece um grupo de voluntarias que respondem cartas que são endereçadas a Julieta, na casa que ela supostamente morou. A história de uma dessas cartas mexe muito com Sophie, que tenta ajudar a autora da carta e assim se desenrola a história.

Conhecemos e fizemos um roteiro de 1 dia em Verona. Conheci a casa onde supostamente, viveu Julieta e onde as cartas eram deixadas. Também fui à sacada da casa onde se passam cenas de Romeu e Julieta.

casa de Julieta em Verona

Também vi a estátua de Julieta e garanti a minha sorte no amor, tocando no seio direto da Julieta, como diz a lenda.

Estátua de Julieta em Verona

4) Comer Rezar Amar

Outro clássico quando se fala em filmes gravados na Itália. Também é baseado num livro de mesmo nome, e escrito pela Elizabeth Gilbert, onde ela conta suas memórias. Recentemente divorciada, ela embarca numa viagem por 3 países em busca de autoconhecimento. A primeira parada é a Itália, onde ela encontra o prazer com a gastronomia. Lá ela prova a verdadeira pizza napolitana em uma pizzaria de Nápoles, a pizzaria da Michele, que ficou muito famosa e hoje recebe filas enormes de clientes todos os dias.

filmes gravados na Itália - Comer Rezar Amar

As outras paradas são na Índia e em Bali e também trazem paisagens lindas. É um filme que realmente vale a pena assistir.

Apesar do filme ser muito bom, eu li o livro e garanto que é melhor ainda. Se você gosta de ler, adicione Comer Rezar Amar na sua lista de livros.

5) A vida é bela

Essa comédia romântica se passa num período muito triste da humanidade, a 2ª Guerra Mundial. O protagonista Guido, um judeu que tem uma pequena livraria judaica na Itália, é capturado, juntamente com seu filho, e são enviados para um campo de concentração em Berlim. Guido usando sua inteligência, espirituosidade e bom humor, faz o filho acreditar que eles estão num jogo. Dessa forma, eles tentam sobreviver e Guido protege o filho do horror do local onde eles estão.

Antes de serem capturados, algumas cenas do filme acontecem em Arezzo, na região da Toscana. Nós visitamos rapidamente a cidade e lembramos de cens do filme quando passamos pela Piazza Grande de Arezzo.

Apesar da temática, o bom humor de Guido deixa o filme mais leve. É um excelente filme. 

6) Cinema Paradiso

Um filme lindo que nos conta a história de Salvatore Di Vita, um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. A história se passa com Salvatore, chamado de Totó, ainda criança numa pequena vila da região da Sicília. Sempre após as missas, Totó, que era coroinha, fugia para o Cinema Paradiso, onde costumava a espreitar as projeções. Totó fazia companhia para o projecionista Alfredo, e foi lá que ele aprendeu a amar o cinema. Além da linda história, o filme tem paisagens incríveis.

7) O turista

Esse filme de fuga e suspense estrelado por Angelina Jolie e Johnny Depp, apesar de receber muitas críticas, nos mostra a cidade de Veneza.

Entre outros lugares de Veneza que aparecem no filme, está a famosa praça de São Marcos.

filmes gravados na Itália - Veneza

Contamos como foi nosso roteiro de 1 dia em Veneza

8) Anjos e Demônios

O filme é estrelado por Tom Hanks e foi baseado no livro homônimo de Dan Brown. Boa parte da história do filme se passa em Roma, durante o Conclave, que é a nova eleição de um Papa para a Igreja Católica Apostólica Romana. A cidade acompanha de perto a eleição papal e os misteriosos assassinatos de Cardeais.

9) Dois Papas

O filme produzido pela Netflix, é estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce e dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O filme é uma ficção baseada em fatos reais. Ele mostra a eleição do Papa Bento XVI, interpretado magnificamente por Anthony Hopkins. Também mostra um pouco da vida do Papa Francisco, interpretado por Jonathan Pryce, ainda na Argentina e como foi a sua participação durante a eleição do Papa Bento XVI.

O filme nos traz diálogos e diversas cenas entre os dois papas, onde eles trocam ideias e em certo momento, confidencias. O desenrolar da história nos leva a renúncia do Papa Bento XVI e a eleição do Papa Francisco e uma bonita amizade entre eles. Na vida real, eles não são inimigos, mas muitas conversas que se passam no filme, nunca aconteceram.

De qualquer forma, é um filme interessante que gostamos e indicamos. Além disso, nos mostra bonitas cenas de Roma.

10) O Poderoso Chefão

Um clássico, que gostamos tanto, que temos o box dos DVDs aqui em casa. O famoso filme dirigido de Francis Ford Coppola tem a maior parte de sua história em Nova York. Mas em algumas cenas de O Poderoso Chefão, podemos ver lugares da região da Sicília.

Um dos locais mais famosos é o Bar Vitelli, que fica em Savoca. Esse bar mantem a frente assim como apareceu no filme e no seu interior tem diversas fotos das filmagens. Ainda não conhecemos os lugares que aparecem nesse filme, mas está na nossa lista!

Essa foi a nossa seleção de 10 filmes gravados na Itália para inspirar sua viagem. Aproveite para assisti-los de casa, anotar todos os lugares que quer conhecer e montar seu roteiro para uma futura viagem à Itália.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply