Gastronomia Receita de Viagem receitas

Receita de ceviche – Viajando para o Peru sem sair de casa

Quando voltávamos do Brasil para nossa casa na Alemanha, em dezembro de 2017, fizemos uma longa escala em Lima, capital do Peru. Aproveitamos o tempo de escala para sair e conhecer um pouco a cidade. Uma das coisas que queria fazer, era provar o Ceviche, um prato típico peruano. Depois de conhecer o famoso Parque del Amor, fomos até o Shopping Larcomar. Foi lá que provamos o ceviche peruano. Não sei ao certo se essa receita de ceviche foi a mais tradicional, mas certamente, foi a mais deliciosa que já provei. Se eu já gostava do prato, depois de comer ceviche no Peru, fiquei apaixonada por ele.

Não se sabe ao certo quando surgiu a receita de ceviche, mas existem registros que comprovam uma versão que data de 2000 a.C. Embora o ceviche esteja presente na culinária de alguns países da América do Sul, ele é parte do Patrimônio Cultural do Peru, sendo o orgulho dos peruanos.

Após a viagem, quando chegamos em casa, testei algumas receitas até chegar a uma que mais me fez lembrar daquele dia em Lima, dos sabores e sensações que aquele ceviche me proporcionou. Então, vamos aproveitar o tempo sem viagens e fazer receitar que nos façam viajar através dos sabores. Por isso, vou compartilhar com vocês a minha receita de ceviche.

Receita de ceviche de Lima, no Peru
Ceviche que provamos em Lima, no Peru

Receita de ceviche – Viajando para o Peru

Observações

Para o ceviche ficar saboroso é necessário nos atentar para algumas coisas. O peixe deve ser branco e sem muita gordura, como por exemplo: linguado ou robalo. Além disso, ele deve, preferencialmente, ser fresco. Isso influenciará muito no sabor e qualidade do seu ceviche. Também pode ser usado camarão, lagosta e até polvo.

O coentro é um tempero indispensável no ceviche, mas se você não gosta de jeito nenhum, opte por salsinha fresca.

Geralmente, além do peixe, o ceviche leva mais ingredientes. Por exemplo: o que comemos no Peru acompanhava milho cozinho, milho torrado, abóbora cozida. Também pode substituir a abóbora por batata-doce cozida.

O tempo que o peixe fica marinando é importantíssimo. Nesse tempo o peixe será levemente “cozido” pela acidez do limão e também produzirá o leite de tigre, ingrediente indispensável do ceviche.

Ingredientes

500 gramas de filé de pescado

250ml de suco do limão (aproximadamente de 12 a 15 limões)

Cerca de 25 gramas de coentro picado

1 dente de alho picado ou bem amassado

1 pedaço de aproximadamente 1 cm de gengibre ralado

2 cebolas roxas cortadas em meia-lua e fatiadas bem finas

1 pimentão vermelho e 1 pimentão amarelo picados e em fatias finas

1 pimenta dedo-de-moça picada (você pode retirar toda ou boa parte da semente, se quiser menos picante)

Para acompanhar:

Milho verde ou branco cozido e cortado da espiga

Milho torrado

Batata-doce ou abóbora cozida e cortada em pedaços

Modo de preparo

Coloque o peixe no freezer por alguns minutos, apenas para facilitar o corte.

Enquanto isso, misture o limão espremido e coado com o alho, o gengibre e metade do coentro. Reserve.

Retire o peixe do freezer e corte em cubos de aproximadamente 2cm. Tempere com um pouco de sal grosso e reserve (a quantidade de sal é a gosto, mas cuidado para não exagerar, pois o sal grosso é diferente do sal refinado).

Coe o líquido com temperos feito com suco de limão e misture ao peixe. O ideal é que o peixe esteja completamente coberto com o líquido. Tampe o recipiente e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.

Retire o peixe da marinada, mas reserve o líquido.

Misture o peixe com a cebola, os pimentões, a pimenta. Regue com parte da marinada e salpique coentro picado por cima. Acrescente o acompanhamento e bom apetite!

O ideal é servir assim que o preparo termina. É um prato para comer gelado, delicioso e refrescante.

Essa receita de ceviche rende de 4 a 6 porções, dependendo do tamanho do prato servido.

Receita de ceviche
Ceviche que preparei em casa para lembrar da viagem ao Peru

Em casa degustamos nosso ceviche com um bom espumante.

Aproveite a receita de ceviche para viajar para o Peru através dos sabores. Se fizer a receita, volte aqui para nos contar como foi sua experiência. E se postar no Instagram, marque o nosso @contandodestinosgourmet, onde postamos algumas comidinhas pelo mundo e também as que fazemos em casa.

*Essa receita foi retirada do livro O Atlas Gastronômico e adaptada por Aline Dota.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply