Europa Inglaterra York

O que fazer em York, na Inglaterra

Durante nosso roteiro pelo norte da Inglaterra e Escócia, uma das paradas obrigatórias era York. Como já disse, essa nossa viagem foi inspirada na série “The last kingdom”. Onde escolhemos alguns lugares para conhecer pessoalmente, como o Castelo de Bamburgh e a antiga muralha do Imperador Adriano.

Voltando a falar de York, essa cidade do condado de Yorkshire ainda mantem conservada parte do muro que servia como defesa, a maior parte desse muro é da época romana. Foi fundada pelos romanos, por volta do ano 71 e recebeu o nome de Eboraco. No século VII, o nome tornou-se anglicano e mudou para Eoforwic. Por volta do ano 866, quando os vikings conquistaram a cidade, a renomearam como Jórvík. É partir desse nome que teve origem o nome atual da cidade, York. A grafia York como nome da cidade foi registrada pela primeira vez no século XIII.

O centro antigo de York tem seu charme, com as suas construções antigas e suas ruas medievais. Passeamos por ali com calma, descobrindo cada cantinho e descobrindo o que fazer em York.

O que fazer em York, na Inglaterra

Começamos nosso passeio andando por uma parte ainda conservada do muro que cercava a cidade. Iniciamos no Bootham Bar, um dos portões principais da antiga York. Estima-se que esse portão é do ano 300 d.C.

Muralha medieval de York, Inglaterra

Andando pelo muro, temos uma vista da parte de York que é para fora dos limites do muro e também uma linda vista da York Minster, a catedral da cidade.

Catedral de York, Inglaterra

Descemos no portão Monk Bar, onde fica o museu Richard III Experience.

York Minster

A catedral de York é uma linda construção gótica. Já existia uma igreja no local desde o ano 630, que passou por diversas destruições e reconstruções. A catedral como é hoje começou a ser construída no ano 1220. A construção levou diversos anos e em 1472, foi declarada completa e consagrada.

Além da construção gótica, os vitrais são os destaques da catedral.

Sabia que o seguro-viagem é obrigatório em muitos países da Europa? O blog Contando Destinos tem parceria com a Seguros-Promo, que sempre oferece os melhores planos com os melhores preços. Para leitores do blog, oferecemos vantagens e temos um super desconto!! Utilizando o cupom SEMPRESEGURO você recebe um desconto de 20% na escolha de qualquer plano. Quer mais desconto? Opte pelo pagamento em boleto e receba MAIS 5% de desconto. Ainda tem dúvidas? Veja nosso post com dicas de como conseguir o seguro-viagem com o melhor custo-benefício.

Seguros Promo

The Shambles Market

É um mercado histórico da cidade. Nele encontramos produtos diversos, alimentos frescos, flores, artigos antigos, roupas, entre outras coisas.

Lá também fica uma praça de alimentação, onde pode-se provar comida popular.

Shambles Market York, Inglaterra

The Shambles

Conhecida oficialmente como Shambles, é uma antiga rua de York. Nela podemos encontrar diversos prédios antigos, alguns deles datados do século 14.  Antigamente era conhecida como The Great Flesh Shambles, e provavelmente fazia referência aos locais que matavam animais e vendiam as carnes. Um dos significados aceitos diz que Shambles deriva do anglo-saxão Fleshammels, que era o nome usado para as prateleiras utilizadas para venda de carnes.

Little Shambles York, Inglaterra

Uma das características dos prédios é um tipo de vitrine na frente, onde as carnes eram expostas. A rua é bem estreita e acredita-se que o motivo era para evitar a entrada do sol e que ele assim não batesse nas vitrines, conservando as carnes por mais tempo, já que lá pelo século 14 e 15 ainda não existia geladeira.

Em 1872, existiam 25 açougues nessa rua, mas hoje não existe mais nenhum. Além da característica da rua em si, outro atrativo dela é uma loja de nome: “A loja que não se deve nomear”, que vende artigos do bruxo Harry Potter. Algumas pessoas dizem que essa rua inspirou J. K. Rowling a criar o Beco diagonal das histórias de Harry Potter, mas eu acredito que a inspiração veio mais da Victoria Street em Edimburgo, na Escócia.

Little Shambles York, Inglaterra

Clifford’s Tower

A torre Clifford também é conhecida como Castelo de York. Essa torre fazia parte de uma fortificação que teve várias funções ao longo dos séculos, entre elas serviu como prisão, tribunais e como residência dos reis da região. O castelo foi construído a mando de Guilherme, o Conquistador, por volta do ano 1068.

Cliffords Tower York, Inglaterra

É possível visitar a torre por dentro. Lá encontra-se algumas (poucas) informações sobre o prédio e o mais interessante é a vista da cidade que se tem de lá.

vista de York, Inglaterra

A entrada para a torre custa 4,20 libras.

Ye Olde Starre Inne

Esse é o estabelecimento mais antigos de York, a licença data de 1644. Antigamente era um posto dos correios, mas hoje funciona um pub no prédio.

Ye Olde Starre Inne em York, Inglaterra

Passamos por lá, tomamos uma boa cerveja inglesa e aproveitamos para comer um lanche.

Ye Olde Starre Inne em York, Inglaterra

National Railway Museum York

O National Railway Museum é o museu ferroviário nacional da Inglaterra. Visitamos esse museu durante nossa visita a York e adoramos. Foi uma grata surpresa e o museu tem entrada gratuita!

Veja nosso post sobre o National Railway Museum.

National Railway Museum York, Inglaterra

Estação de trem de York

Fomos a pé do centro de York para o National Railway Museum e no caminho passamos pela estação de trem de York.

A estação de trem foi inaugurada em 25 de junho de 1877 e é linda, vale a pena conhecer.

Estação de trem de York, Inglaterra

Além dessas atrações que visitamos, existem muitas outras coisas para fazer em York, como um passeio de barco, um tour a pé pela cidade ou até um passeio de 1 dia para conhecer as belezas da região. Veja as sugestões que separamos para vocês:

Durante nossa estadia em York, aproveitamos para conhecer o Scarborough Castle, um castelo que fica numa região linda da Inglaterra e também Robin Hood’s Bay, uma antiga vila de pescadores.

Nosso roteiro pela Inglaterra e Escócia foi incrível, conhecemos lugares lindos e nos apaixonamos por esse pedacinho do mundo.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply