Europa Gastronomia Lisboa Porto Portugal

4 Bebidas Deliciosamente Imperdíveis Para Provar Em Portugal

Portugal é conhecido pelas suas deliciosas comidas, mas para sua experiência gastronômica ser completa, acompanhar os pratos com bebidas portuguesas será perfeito. Por isso, daremos algumas dicas de bebidas para provar em Portugal, com algumas que provamos e gostamos. Algumas delas, servem de bom acompanhamento para alguns pratos, outras podemos provar sozinhas, como aperitivo.

Algumas bebidas típicas de Portugal são conhecidas pelo mundo todo, como o vinho do Porto. Outras nos surpreenderam, como as cervejas. Descobrimos vinhos verdes deliciosos, que nunca tínhamos provado antes. As bebidas de Portugal são realmente surpreendentes. Então, anota aí as 4 bebidas para você provar em Portugal.

Vai viajar para Lisboa? Veja a postagem que fizemos com os melhores locais para se hospedar em Lisboa

4 Bebidas para provar em Portugal

  • Vinho Verde
  • Vinho do Porto
  • Cervejas
  • Ginjinha

Bebidas para provar em Portugal

Vinho Verde

Já conhecíamos o vinho verde antes de ir à Portugal. Mas lá provamos outras marcas que eram uma delícia, mais saborosos. Na minha opinião, o vinho verde é o vinho que mais combina para acompanhar pratos de peixes e frutos do mar.

Os vinhos verdes possuem uma denominação de origem controlada, isso significa que só podem ser produzidos na região demarcada dos vinhos verdes. Portanto, eles são únicos e exclusivos de Portugal. São leves, frescos e fáceis de beber. Existem vinhos verdes brancos, tintos, roses e espumantes. O vinho verde é o segundo vinho português mais exportado, perdendo apenas para o vinho do Porto.

O melhor que provamos em Portugal, foi num restaurante em Lagos. Tomamos ele enquanto degustávamos como entrada lulinhas no azeite, e como prato principal um bacalhau.

Vinho verde - Bebidas para provar em Portugal

Além do vinho verde, Portugal tem ótimos vinhos tintos. Prove!

Seguro Viagem Europa

Vinho do Porto

O vinho do Porto é produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região demarcada do Douro, que fica ao norte de Portugal. Apesar da bebida levar o nome de vinho do Porto, ela é feita no vale do Douro e armazenada em Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do rio Douro, na frente da cidade do Porto.

Durante o Taste Tour que fizemos em Lisboa, aprendemos sobre a história do vinho do Porto. Ele surgiu quando os ingleses, ao transportar vinho de Portugal para a Inglaterra, adicionaram brandy aos barris para que eles não azedassem durante o transporte. Com o balanço do mar, o vinho e o brandy se misturaram e surgiu o vinho do Porto.

Existem 3 tipos de vinho do Porto: Branco, Ruby e Tawny. Aprendemos sobre eles quando visitamos uma cave de vinho do Porto, na vila Nova de Gaia. Além dos tipos, cada um deles pode ser envelhecido o que altera e valoriza ainda mais o sabor final do vinho do Porto.

O vinho do Porto branco foi o que mais nos surpreendeu, ele normalmente, é servido como aperitivo.

Vinho do Porto Branco
Vinho do Porto - Bebidas para provar em Portugal

Cervejas

As cervejas que mais encontramos por lá são a Sagres e a Super Bock. A Sagres, lançada em 1940 e a Super Bock, lançada em 1927, lideram o mercado cervejeiro em Portugal.

Visitamos Portugal entre agosto e setembro, portanto, era verão. Essas cervejas foram perfeitas para o clima, tipo pilsen, ajudavam a refrescar o ótimo calor que fazia em Portugal.

Cerveja Portugal - Bebidas para provar em Portugal

Ginjinha

Ginjinha ou ginja é um licor obtido da maceração da ginja, uma fruta que se assemelha a cereja. Essa bebida é muito popular em Lisboa, Óbidos, Alcobaça e na região do Algarve. Cada um tem sua receita, seu segredo, sua particularidade.

A Ginjinha pode ser servida com uma fruta curtida no fundo do copo, e/ou em copo de chocolate. Nós gostamos muito, ela é doce, mas não muito, e combina muito com o copo de chocolate.

Em Lisboa, provamos a ginjinha durante nosso Taste Tour num quiosque que fica na Praça do Comércio.

Fizemos também um tour em Lisboa com o Cultuga, e eles nos mostraram essa loja que só vende ginjinha, e disseram que também é muito boa.

No Algarve, provamos a ginjinha de Óbidos no copo de chocolate. Delícia!

Ginjinha Óbidos Portugal
Bebidas para provar em Portugal

Essas foram as bebidas que provamos e aprovamos em Portugal, mas sabemos que tem muito mais!

E você, já provou alguma delas?


Planejando sua viagem para Portugal? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:

– Onde se hospedar em Lisboa – dicas das melhores localizações

– Onde ficar no Porto – dicas das melhores localizações

– Como aproveitar Portugal sem filas – dicas

– 10 pratos para provar em Portugal

– Bebidas para provar em Portugal

– Roteiro de 15 dias entre Lisboa e Porto

– Roteiro de 5 dias pelo centro de Portugal

– Todos os posts sobre Lisboa

– Todos os posts sobre Porto

– Como visitar o Mosteiro dos Jerónimos e evitar fila

Todos os posts das nossas experiências em Portugal

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Rodrigo S.
    7 de fevereiro de 2018 at 12:36

    Curti o post!! Ótimas dicas. Experimentar Ginjinha num copo de chocolate agora é uma meta de vida, rs. Gosto de cereja e adoro licor!!

  • Reply
    Valéria Dota
    23 de junho de 2019 at 19:13

    Amei Portugal, mesmo porque as dicas da Aline foram uma luva, tudo gostoso, fácil de achar, de se locomover por lá, quer seja de metro, de bus, de trem, uma delícia de viagem, tudo deu certinho.Quero voltar para os lugares que não fui e alguns que fui e apaixonei (acho que todos né) Portugal é mágico, povo hospitaleiro,
    Obrigada Aline, bjs no coração!

  • Reply
    LUIZ ALBERTO SIQUEIRA CAMPOS
    5 de agosto de 2019 at 20:59

    Portugal fábrica licores deliciosos. Um deles é inusitado, o icônico Licor de Merda( a base de leite).

Leave a Reply