Budapeste Europa Gastronomia Hungria

Onde comer em Budapeste – Dicas de restaurantes

Budapeste é uma cidade incrível, cheia de atrações e cheia de comidas típicas. A culinária húngara é diversa e rica, indo dos pratos salgados aos doces. Por isso, saber onde e o que comer quando estiver em Budapeste, vai transformar sua viagem em uma experiência ainda mais especial. Uma informação importante, é saber que na conta do restaurante, normalmente, já está incluída a taxa de serviço. Portanto, não é muito comum dar gorjetas.

Um dos temperos bastante usados na Hungria é a páprica, que pode ser doce ou picante. Então, é comum encontrar frango ou carne de porco ensopada com molho de páprica. O frango ou a carne de porco com páprica vem acompanhada de um tipo de nhoque, chamado Nokedli. A Goulash também é um prato típico húngaro, apesar de muito encontrado em outras partes da Europa, como por exemplo, na Alemanha. A goulash é uma sopa feita com carne picada que pode ser de porco ou de vaca, pimentão vermelho e um molho especial com páprica e temperos. Como opção de lanche rápido encontra-se o Lángos, um tipo de massa frita, parecida com a da pizza, normalmente comida apenas com sal, mas pode ser encontrada com diversas coberturas. Já a parte doce, destaca-se a torta Dobos, que é um bolo de várias camadas que alternam bolo e creme de chocolate.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Budapeste

A Hungria e Budapeste também tem suas bebidas típicas, entre elas está a Pálinka, uma aguardente feita de frutas, com teor alcoólico elevado. As cervejas são bastante consumidas, entre elas podemos destacas a cerveja Soproni, que é encontrada facilmente por toda Budapeste e a Dreher.

Onde comer em Budapeste

 

Onde comer em Budapeste

Market Hall

O mercado central é o mercado interno mais antigo e maior de Budapeste. O segundo andar é cheio de pequenos restaurantes. Se comprar comida nesses locais, existem umas mesas compartilhadas onde poderá sentar e apreciar sua refeição. Nós escolhemos provar o restaurante Fakanál, que também fica dentro do mercado. O ambiente pareceu agradável e tinham mais mesas livres.

Lá pedimos carne de porco picada e ensopada num molho de páprica, que vinha acompanhado de Nokedli, a massa tipo nhoque. Para acompanhar uma cerveja bem gelada, porque o dia estava quente.

Onde comer em Budapeste

A comida estava boa, mas nada de especial.

O valor dos 2 pratos, 1 cerveja de 0,5l, 1 cerveja de 0,3l e uma garrafa pequena de Pálinka, porque queríamos provar, custou 9.000 HUF, cerca de 100,00 reais ou 30 euros. Se quiser economizar nas comidinhas, opte por comer nas outras barraquinhas do mercado.

 

Gerbeaud Bistrô

Esse restaurante está localizado na praça central, a Vörösmarty, e foi nossa opção de jantar, antes do passeio de barco noturno pelo rio Danúbio.

Nele comi o tão esperado frango com Nokedli, que eu queria tanto provar. Achei uma delícia, me lembrou um pouco os frangos ensopados da minha vó, que ela fazia no fogão a lenha. Estava realmente saboroso. O cardápio tinha a sugestão de um vinho pinot noir para acompanhar, e seguimos a sugestão. Um bom vinho também, de uma das minhas uvas preferidas.

Onde comer em Budapeste

O valor dos 2 pratos e 2 tacas de vinho foi 10.000HUF, cerca de 120,00 reais ou 32 euros (valor já incluído o serviço).

Durante o jantar teve música ao vivo instrumental, foi uma delícia.

Leia também ⇒ 10 principais e imperdíveis pontos turísticos de Budapeste

 

Café central

Fomos tomar café da manhã no Café Central de Budapeste, e a experiência foi ótima. Os cafés de Budapeste são locais tradicionais e muito procurados. O café central também é tradicional, desde 1887.  Tudo que pedimos estava uma delícia.

Onde comer em Budapeste Onde comer em Budapeste

Como estava calor, sentamos nas mesas que ficam na calçada. Mas o interior do Café Central é super charmoso.

Os 2 pratos, 2 sucos e 2 cafés custaram 8535 HUF cerca de 100,00 reais ou 28 euros.

 

New York Café

Esse café é uma verdadeira atração turística de Budapeste. Quando comecei a pesquisar sobre a cidade, logo achei o nome New York Café. Achei que era meio turistão, mas mesmo assim resolvemos conferir, ainda bem!

Aberto desde 23 de outubro de 1894, no século 20 era o café mais bonito da cidade. Após a 2ª Guerra Mundial, o prédio do café serviu como uma loja de artigos esportivos. Mas em 2006, para a nossa sorte, o café foi restaurado com todo seu esplendor inicial. O lugar é lindíssimo!

O prédio em estilo renascentista, é cheio de detalhes e muito bem decorado. Foi muito bom tomar um café por lá.

Para comer, pedimos uma tábua de salames, pães e 2 cafés húngaros. Esse café húngaro era feito com café expresso, mel, uma bebida alcoólica húngara (tipo um licor) e uma espuma com toque de pimenta. O sabor é diferente, não é um café que eu tomaria no dia-a-dia, mas gostei de experimentar. Antes de ir embora, o Arthur pediu um expresso duplo. A conta toda, incluindo serviços, ficou 13282 HUF, cerca de 158,00 reais ou 43 euros. Um pouco salgado, mas nesse lugar também se paga a fama. E para nós valeu a experiência.

Onde comer em Budapeste

 

Street Food

Uma opção que gostamos bastante de provar quando estamos viajando, são as barracas de rua. Nos hospedamos no antigo bairro judeu, e para nossa sorte, por lá tinha alguns lugares com street food. Foi num desses, pertinho do Maverick City Lodge, onde nos hospedamos, que provamos o Lángos. Aquela massa frita, tipo uma pizza. Comemos sem nenhuma cobertura, apenas com sal. Eu gostei, mas confesso que é um pouco gorduroso. E deve ser delicioso com algumas combinações de cobertura.

Onde comer em Budapeste

O Lángos que comemos custou 1000 HUF cada, cerca de 11,00 reais ou 3 euros.

Essas foram nossas experiências gastronômicas em Budapeste. Infelizmente, ficamos pouco tempo por lá, mas deu para sentir um pouco do sabor da Hungria.

E você, tem algum restaurante ou comida para indicar em Budapeste?

 

Guarde esse post no seu Pinterest, clique e salve a imagem abaixo:

onde comer em Budapeste




Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply