Estônia Europa Letônia Lituânia Países Bálticos Riga Tallinn Vilnius

Como e quanto custa viajar pelos Países Bálticos

Estônia, Letônia e Lituânia são os três países que compõem os Países Bálticos. Viajar pelos países bálticos é simples, barato e confortável. Por isso, vale a pena conhecer os três países na mesma viagem. Durante nosso planejamento de viagem, encontrei o post do blog Projeto 101 países sobre viajar de ônibus entre os países bálticos, e adorei, nos ajudou bastante. Fiz mais algumas pesquisas, mas acabamos optando mesmo por viajar de ônibus.

São, principalmente, duas empresas que fazem os trajetos entre os bálticos: Ecolines e a Lux Express. Pesquisei as duas e vimos que, em relação ao tempo de viagem as duas são semelhantes, a diferença fica por conta do preço. A Lux Express estava saindo bem mais cara que a Ecolines e não vimos motivo para pagar mais caro. Portanto, optamos por viajar pelos Países Bálticos com a empresa Ecolines.

Compramos as passagens pela internet de forma descomplicada e rápida. No momento da compra, você escolhe o dia e o horário da sua viagem e também seu assento. Há diferenças de preços dependendo do horário da sua viagem. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e com PayPal. Após a confirmação do pagamento, os tickets ficam disponíveis para download e para imprimir. Cada passageiro pode viajar com uma mala de mão de até 5 quilos e mais uma mala grande de até 30 quilos ou 2 menores que somando tenham 30 quilos.

Em todos os trechos, eles conferiram as passagens que devem ser impressas antecipadamente, etiquetaram as malas e conferiram os passaportes. Portanto, não esqueça seu passaporte nem de imprimir as passagens.

Como comprar uma passagem de ônibus para viajar pelos Países Bálticos

Acesse o site da Ecolines e depois digite os dados da sua viagem: escolha o trajeto, o dia, quantidade de viajantes adultos e crianças, e não esqueça de selecionar apenas ida ou ida e volta. Após esse passo, será direcionado para uma tela com todas as opções de horário para o trajeto escolhido. Escolha o melhor horário para você, e na próxima tela, escolha seu lugar e digite os dados do(s) passageiro(s).

viajar pelos países bálticos

Agora sua passagem está reservada e você tem 20 minutos para realizar o pagamento, que poderá ser com cartão de crédito ou PayPal. Nós compramos pelo PayPal e deu tudo certo.

Após a confirmação do pagamento, sua passagem estará disponível para download e para impressão. É necessário imprimir a passagem para ser apresentada antes da sua viagem.

Pronto, simples e rápido! Agora é só esperar chegar o dia da viagem.

Como foi viajar de ônibus pelos Países Bálticos

Viajamos de ônibus pelos Países Bálticos em 2 trajetos, de Tallinn para Riga e depois de Riga para Vilnius. No primeiro trajeto, de Tallinn para Riga, chegamos na rodoviária de Tallinn com 30 minutos de antecedência. É possível chegar na rodoviária utilizando transporte público, mas usamos Uber, que funciona muito bem em Tallinn. Existem cadeiras para esperar dentro da rodoviária. Pouco antes do horário do ônibus, fomos para a plataforma, onde nossas malas foram etiquetadas, passagens e passaportes conferidos e embarcamos.

viajar pelos países bálticos

Procuramos nossos assentos, que foram marcados no dia da compra das passagens. Cada assento tem uma tela individual onde é possível acessar sites, assistir filmes na língua local ou inglês, escutar música e até ler livros. Achei interessante, mas confesso que passei a maior parte da viagem dormindo, aproveitando para repor as energias. O ônibus é confortável, o que ajudou nos meus momentos de descanso. Também tem banheiro e uma máquina com café e chá gratuitos. Tomei o café e não é dos melhores, mas é tomável.

viajar pelos países bálticos viajar pelos países bálticos

O ônibus saiu pontualmente, a viagem durou cerca de 4 horas. Para a viagem feita em maio de 2018, pagamos 12 euros por pessoa.

O segundo trajeto, de Riga para Vilnius, foi muito semelhante. Fomos para a rodoviária de Riga a pé, que é facilmente acessada com uma caminhada de aproximadamente 15 minutos a partir do centro da cidade.

O ônibus desse segundo trecho era semelhante ao primeiro, saiu pontualmente e a viagem também durou cerca de 4 horas.

Para a viagem feita em maio de 2018, pagamos 12 euros por pessoa, como no primeiro trecho.

viajar pelos países bálticos

Chegando na rodoviária de Vilnius, resolvemos pegar um taxi até o hotel, pois estávamos cansados e a distância era de aproximadamente 2 quilômetros. Nossa experiencia não foi boa, mais para frente, deixo uma dica para vocês.

Guardar a bagagem na rodoviária de Riga

Chegamos em Riga e queríamos conhecer o mercado da cidade que fica em frente. Para isso, deixamos as malas num armário na rodoviária para podermos passear mais leves.

É muito simples usar os armários, eles são automáticos e funcionam 24 horas. O pequeno custa 1 euro a primeira hora e 0,50 cada hora adicional. O armário grande custa 2 euros a primeira hora e 0,50 cada hora adicional. Tudo é feito no terminal eletrônico que fica ao lado dos armários, você escolhe o tamanho e o pagamento é feito no cartão de crédito. Recebe um código de barras que deverá ser utilizado para retirar as bagagens.

Nós utilizamos esse serviço apenas na rodoviária de Riga e foi muito eficiente.

Cuidado ao pegar táxi na rodoviária e estação de trem de Vilnius

Chegando na rodoviária de Vilnius, resolvemos pegar um táxi. Fomos até a entrada e procuramos uma placa de taxi. Achamos e fomos até os carros. Os taxistas não falavam nenhuma palavra em inglês, mas mostramos o endereço do hotel e tudo certo.

Para garantir, coloquei o endereço do hotel no aplicativo de mapas e acompanhei o trajeto. O motorista mudou o caminho 3 vezes, e isso aumentou o tempo de viagem. Sem falar no estado do carro, péssimo.

Chegando no hotel, o valor da corrida ficou em aproximadamente 10 euros. Até aí tudo certo, pois não tínhamos noção dos preços em Vilnius, apesar de termos achado um pouco caro, pois o trajeto era curto.

A surpresa aconteceu no dia que fomos embora. Precisávamos de um taxi para a estação de trem, que fica do outro lado da rua da rodoviária, e pedimos na recepção do hotel. A recepcionista solicitou um taxi oficial. O motorista também não falava inglês, mas foi extremamente simpático, diferente do primeiro. O carro era novo e muito bem cuidado. Ao chegar na estação de trem, a surpresa, a corrida ficou em 2,80 euros. Sim, o mesmo trajeto de antes com uma diferença ABSURDA no valor.

Portanto, nossa dica é: não pegue qualquer taxi, mesmo que eles estejam na frente da estação de trem e ônibus. Procure os taxis oficiais, e se tiver dificuldade, pergunte dentro da estação onde pode encontrar taxis confiáveis. Infelizmente, não encontramos Uber em Vilnius.

Tirando esse incidente com o táxi em Vilnius, viajar pelos países bálticos de ônibus é muito tranquilo, rápido e econômico. Recomendamos! Nosso roteiro pelos países bálticos foi lindo e uma grata surpresa.