Estocolmo Europa Suécia

Informações práticas antes de viajar para Estocolmo na Suécia

Pela sua localização, Estocolmo é sempre uma cidade associada ao frio. Mas a capital da Suécia também tem dias lindos e ensolarados, e independente do seu clima, encanta os visitantes. Viajar para Estocolmo é conhecer a maior cidade da Suécia e o mais importante centro urbano, cultural, comercial, financeiro, administrativo e político do país.

A cidade também é sede do governo sueco e abriga o prédio do parlamento nacional. Além disso, é a residência oficial dos membros da monarquia sueca. E por falar em monarquia, o rei Carlos XVI Gustavo é casado com a rainha Silvia, que é filha de um alemão e uma brasileira.

Estocolmo está situado num arquipélago com 14 ilhas e ilhotas, unidas por 53 pontes. Fica na região em que o Lago Malar encontra o Mar Báltico. É uma cidade grande e cheia de atrações. Por isso, planeje sua viagem antes, para poder aproveitar melhor a cidade e não perder nenhuma atração.

 

Importante saber antes de viajar para Estocolmo

A moeda utilizada no país é a Coroa Sueca (SEK). Cartões de crédito são, normalmente, bem aceitos em todos os estabelecimentos.

A língua oficial é o sueco, mas a maioria das pessoas falam inglês perfeito. Durante nossa estadia na cidade, não tivemos nenhum problema para nos comunicar em inglês por lá.

As gorjetas nos restaurantes e bares não são obrigatórias, mas quando se gosta do serviço, se dá de 5 a 10% do valor total da conta. Se pagar com cartão de crédito, você mesmo digitará o valor total incluindo a gorjeta direto na maquina do cartão.

 

Como chegar a Estocolmo

O principal aeroporto da cidade é o Arlanda (ARN), é nele que chegam os voos internacionais. É distante aproximadamente 40 quilômetros do centro, mas oferece diversas opções de transporte do aeroporto para o centro de Estocolmo, como trem rápido, trem normal, ônibus e táxi. Nós testamos o ônibus e o trem rápido chamado Arlanda Express, e preferimos o trem rápido. Contamos tudo sobre ir do aeroporto para o centro de Estocolmo e vice-versa num post completo.

estocolmo suecia

 

Como se locomover em Estocolmo

Eu acredito que a melhor forma de conhecer a cidade é andar a pé por ela. Mas claro que em alguns casos, isso não é possível. Se você quiser outro meio de transporte, a cidade oferece um ótimo sistema de transporte público com ônibus, metro e tram. A empresa que é responsável pelo transporte público em Estocolmo é a SL, no site você poderá encontrar todas as informações. Uma dica é comprar o Travelcard, que está disponível em 2 versões:

24 horas que custa SEK 125 por adulto

72 horas que custa SEK 250 por adulto

O cartão é válido pela quantidade de horas escolhida a partir da primeira utilização. Veja mais informações no site da SL.

Se quiser utilizar o transporte público apenas uma vez, o valor varia de acordo com a forma de compra. A melhor forma, e que também é a mais fácil, é comprar seu ticket nas máquinas automáticas, no aplicativo SL (que você pode baixar no celular) ou nas bilheterias das estações. Dessa forma, o valor do ticket individual, que tem duração de 75 minutos, custa SEK 44.

estocolmo

 

Stockholm Pass

Uma forma de aproveitar todas as atrações da cidade e economizar dinheiro, é utilizando o Stockholm Pass, que é o cartão de turismo da cidade. O Stockholm Pass está disponível na versão de 1, 2, 3 ou 5 dias. Contamos o que achamos do Stockholm Pass num post inteiro dedicado a ele.

 

Onde se hospedar em Estocolmo

Apesar de ser uma cidade grande, a maioria das atrações estão próximas umas das outras. Portanto, o melhor local para se hospedar é perto do centro histórico. A ilha Gamla Stan é a mais central e onde fica o centro histórico. Nós ficamos hospedados no Hotel Downtown Camper, que fica no bairro Norrmalm, e gostamos muito da localização. Além de ser pertíssimo da Gamla Stan, cerca de 10 minutos a pé, o hotel é perto de uma estação de metrô e da estação central de trem. Também é perto de um parque, além de ser um hotel incrível com uma proposta muito interessante. Contamos detalhadamente como foi nossa hospedagem no Hotel Downtown Camper.

hotel downtown camper

 

Melhor época para viajar para Estocolmo

Essa pergunta é fácil de responder, verão. Nesse período, a cidade tem temperaturas agradáveis para passeios a pé, para passeios de barco, entre outras coisas. Eu aconselho evitar o inverno, período em que as temperaturas podem ser bem negativas. O inverno normalmente é bem rigoroso em Estocolmo.

Primavera e outono podem ser boas opções. Fomos em maio, período da primavera em Estocolmo, e pegamos temperaturas agradáveis com um friozinho ao anoitecer. Mas tivemos dias agradáveis e conseguimos aproveitar bastante a cidade a pé.

estocolmo estocolmo suecia

 

O que fazer em Estocolmo e quanto dias ficar por lá

Ficamos em Estocolmo 2 dias inteiros e não foi suficiente. Algumas coisas tivemos que fazer rapidamente e outras tivemos que tirar do roteiro. Acredito que por volta de 4 dias seja um período interessante para conhecer bem os pontos turísticos da cidade.

Uma das coisas imperdíveis é caminhar pela Gamla Stan, que é a ilha onde fica o centro histórico de Estocolmo. É onde a cidade nasceu. Andar pela rua mais estreita da cidade, passar na frente do Palácio real, pela Catedral, andar pela rua mais antiga de Estocolmo, entre outras coisas. Com um passeio de barco, podemos conhecer outras partes da cidade e ter uma vista de um ângulo diferente.

centro historico estocolmo viajar para Estocolmo

Estocolmo tem diversos museus e visitar alguns deles também tem que entrar na sua lista, como o Vasa Museum, o ABBA The Museum, o Museu de Fotografia e o Skansen, que é um museu a céu aberto.

vasa museum estocolmo museu fotografia estocolmo

É possível também visitar a Câmara Municipal de Estocolmo, local onde é realizado o jantar de comemoração da entrega do Prêmio Nobel, todos os anos, no mês de dezembro.

viajar para Estocolmo

Para encerrar as informações importantes para saber antes de viajar para Estocolmo, quando planejei a viagem, além de consultar guias de viagem e o site de turismo oficial de Estocolmo, consultei os blogs Pegadas na estrada e Eu ando pelo mundo, eles me ajudaram muito a organizar nosso roteiro. Com todas essas informações, montamos nosso roteiro de 2 dias em Estocolmo e adoramos conhecer essa cidade encantadora.




Booking.com

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Cristina
    3 de junho de 2018 at 15:56

    Olá, Aline!

    Que bom que o nosso blog a ajudou nessa viagem. Ficamos muito felizes com isso e com a menção por aqui.
    Parabéns pela viagem, foi realmente linda.
    Desejamos muito sucesso para você e que venham mais e mais viagens.
    Grande abraço

    Cristina e Renato

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      4 de junho de 2018 at 12:57

      Obrigada pelas dicas, ajudaram muito a organizar nosso roteiro! 🙂

Leave a Reply