livros

15 livros escritos por mulheres para você se inspirar

Amo livros, já tenho várias dicas aqui no blog sobre livros de diversos temas. Sempre tenho um livro na cabeceira, e onde vou carrego um comigo. Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, resolvi fazer uma lista de livros escritos por mulheres para você se inspirar. Para essa lista também me inspirei numa mulher, a Mariana do Blog Mariana Viaja fez uma lista, com 32 livros com histórias de mulheres, que é incrível, já inclui alguns na minha lista de leitura.

Na minha lista de 15 livros escritos por mulheres, estão diversos tipos de livros, romance, thriller, autobiografia, ficção, tem para todos os gostos. Eu não tenho um tipo de livro preferido. Aliás, meu tipo de livro preferido é um livro bom, aquele que te prende, que te faz ter saudade dos personagens, que você não consegue fechar o livro e deixar o restante para ler depois. Alguns dos livros dessa lista ainda não li, mas eles estão na minha lista de leitura, que é grande. Bom, vamos aos livros!

 

15 livros escritos por mulheres para você se inspirar

Jardim de Inverno

livros escritos por mulheres

Esse livro foi surpreendente e me fez virar fã da Kristin Hannah. A escritora nasceu na Califórnia e mudou-se ainda na infância para Washington. Era advogada e começou a escrever quando precisou ficar em repouso por 5 meses durante uma gestação. O livro Jardim de Inverno conta a história de 2 irmãs muito diferentes que tem uma mãe distante. Esse foi um daqueles livros que fiquei até altas horas da madrugada lendo, pois não conseguia fechá-lo.

Um outro livro ótimo dessa mesma autora que já li é O Rouxinol. Também conta a história de duas irmãs, mostrando as consequências de escolhas diferentes tomadas durante a 2ª Guerra Mundial.

 

O Sol É Para Todos

livros escritos por mulheres

Um livro lindo que foi lançado em 1960 pela escritora norte-americana Harper Lee. É considerado um dos romances mais importantes do século XX. Entre outros assuntos cotidianos, mostra uma história de racismo contada pela visão de uma criança. O livro ganhou uma adaptação no cinema, e o filme de mesmo nome, ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962. Atualmente, esse é meu livro de cabeceira.

 

O Conto da Aia

livros escritos por mulheres

O romance distópico escrito em 1985 pela canadense Margaret Atwood, ganhou destaque depois do lançamento da série The Handmaid’s Tale (título original). A história de ficção é ambientada num Estado teocrático onde as mulheres são vítimas de opressão e propriedade do governo. Estou assistindo a série, e muito curiosa para ler o livro.

 

Mrs. Dalloway

O livro mais famoso da escritora inglesa Virginia Woolf, narra um dia na vida da protagonista Clarissa Dalloway. Ela percorre as ruas de Londres nos anos de 1920, cuidando dos preparativos para uma festa que realizará na mesma noite.

Em março de 1941, profundamente depressiva por não poder mais escrever, Virginia Woolf colocou pedras nos bolsos de seu casaco e se jogou num rio, morrendo afogada.

 

Mal-Entendido em Moscou

livros escritos por mulheres

Esse livro foi publicado pela primeira vez na França em 1992, após a morte da escritora Simone De Beauvoir. No livro, um casal de professores aposentados, viaja para a antiga União Soviética. Sentindo o peso da idade, passam por diversos mal-entendidos, que os fazem repensar a relação e a vida. O livro é na verdade, um relato de experiencias que Simone De Beauvoir teve durante uma viagem ao mesmo lugar com seu marido, Jean-Paul Sartre.

 

A Garota No Trem

livros escritos por mulheres

O primeiro livro da escritora britânica Paula Hawkins chegou chamando a atenção com um suspense, que eu adorei. O livro também ganhou uma adaptação para o cinema. Diz na capa do livro: “Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.” Esse foi outro livro que me fez ficar acordada madrugadas afora, lendo a história da protagonista Rachel. Gostei tanto do livro que depois dele fiquei alguns dias sem conseguir começar a ler outro livro. Eu sentia falta da história.

 

A garota que você deixou para trás

livros escritos por mulheres

A escritora britânica Jojo Moyes tem diversos livros, mas esse me chamou a atenção. A história que se passa durante a 1ª Guerra Mundial é envolvente e surpreendente. Nos faz pensar um pouco sobre as atitudes que podemos tomar quando estamos em situações de risco extremo. Apesar do tema sério, a leitura é leve e rápida. A personagem Liv Halston, aparece de novo em outro livro da escritora, o Paris para dois um.

 

Esta Valsa é Minha

A escritora norte-americana Zelda Fitzgerald foi esposa do também escritor, Scott Fitzgerald, mas não é esse o motivo dela estar nessa lista. Esse livro me chamou atenção, pois, foi escrito em 6 semanas, quando Zelda estava internada num hospital psiquiátrico, e é o único romance da escritora. O livro é uma autobiografia, que relata uma época e sua visão de como era seu universo feminino, alegre e sensível, mas também cheio de desilusões. A escritora, que era audaciosa e independente, não se conformava em ser apenas esposa de Scott Fitzgerald.

 

O Amante Japonês

Um romance que se passa em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos alemães nazistas. O livro trata de uma paixão que sobreviveu anos, e depois de alguns acontecimentos, volta à tona. A escritora Isabel Allende, começou sua carreira como jornalista, e escreveu seu primeiro romance em 1982, A Casa dos Espíritos, que se tornou um dos títulos importantes da literatura latino-americana.

 

No Café Existencialista

livros escritos por mulheres

O que me chamou atenção nesse livro é que a escritora britânica Sarah Bakewell, conta uma história sobre o encontro de 3 jovens amigos, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Raymond Aron, no ano de 1933 em Paris. Ainda não li, mas estou curiosa para saber mais sobre a história.

 

A Hora é da Estrela

livros escritos por mulheres

A autora desse romance dispensa apresentações, Clarisse Lispector, sem dúvida, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. Esse livro narra a história de uma datilógrafa alagoana que migra para o Rio de Janeiro. A Hora é da Estrela é considerada uma das mais importantes obras da escritora.

 

A Livraria Mágica de Paris

livros escritos por mulheres

Nesse livro a escritora alemã Nina George conta a história de um livreiro parisiense que, em seu barco-livraria, vende livros como se fossem remédios para as tristezas dos clientes. Enquanto tenta curar as tristezas das pessoas, ele mesmo carrega uma grande desilusão. Ainda não li esse livro, mas já vi tantas indicações que não vejo a hora de conhecer essa bela história.

 

A Costureira de Dachau

 

livros escritos por mulheres

A escritora britânica Mary Chamberlain escreveu esse romance que conta a história de uma costureira desde o glamour até o desespero dos campos de concentração durante a 2ª Guerra Mundial. É uma história sobre uma mulher traída que precisa aprender a sobreviver contando apenas com a sua esperteza. Já li, e confesso que fiquei um pouco chateada com o final. Queria que tivesse sido diferente, mas não deixa de ser uma boa leitura.

 

Todas as sextas

livros escritos por mulheres

Depois que comecei a assistir Masterchef (assisto todas as temporadas, adoro e me inspiro muito para cozinhar), passei a admirar a Paola Carosella, pelo respeito que ela tem pela cozinha e pela comida. Todas as Sextas é o primeiro livro da Chef e combina um relato autobiográfico com mais de 90 receitas dos menus do seu restaurante Arturito. Já me aventurei em algumas receitas, e achei divertidíssimos alguns comentários que a Paola faz no texto. Em dezembro de 2017, fui almoçar no restaurante Arturito e tive o prazer enorme de conhecer a Chef Paola e ainda consegui um autógrafo no meu livro, que está guardado com todo carinho.

 

A Autobiografia de Alice B. Toklas

livros escritos por mulheres

Me interessei por esse livro depois que escutei um podcast sobre o filme Meia-Noite em Paris, de Wood Allen. A também personagem do filme, Gertrude Stein é a autora do livro, que na verdade é uma autobiografia narrada por Alice, que foi companheira da escritora. Por causa da narrativa, a escritora falou de si mesma na terceira pessoa e teceu diversos elogios à sua pessoa, sem falsa modéstia. A autobiografia de Alice B. Toklas traça um painel divertido e envolvente de vinte e cinco anos de convivência de Gertrude e Alice que, no salão da Rue de Fleurus, em Paris, recebia amigos como Pablo Picasso, Henri Matisse, George Braque, Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. Um livro no mínimo interessante.

 

Essa foi a minha seleção de 15 livros escritos por mulheres para você se inspirar. E você, já leu algum livro dessa lista? Tem mais algum para indicar?

Quer aproveitar garantir as próximas leituras? Veja os preços especiais da Livraria Cultura
B01 - 468X60

Planejando sua viagem?

Essas informações serão úteis para você

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Nunca viajamos sem um Seguro Viagem. Ainda não precisamos usá-lo, mas gostamos de estar prevenidos. Saiba como obter seu Seguro Viagem.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário