livros

15 livros escritos por mulheres para você se inspirar

Amo livros, já tenho várias dicas aqui no blog sobre livros de diversos temas. Sempre tenho um livro na minha cabeceira, e onde vou, carrego um comigo. Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, resolvi fazer uma lista de 15 livros escritos por mulheres para você se inspirar e começar a ler já. 

Na minha lista estão diversos tipos de livros, romance, thriller, autobiografia, ficção, tem para todos os gostos. Eu não tenho um tipo de livro preferido. Aliás, meu tipo de livro preferido é um livro bom, aquele que a história te prende, que te faz ter saudade dos personagens, que você não consegue fechar o livro e deixar o restante para ler depois. Alguns dos livros dessa lista ainda não li, mas eles estão na minha lista de leitura, que é grande. Bom, vamos aos livros!

 

15 livros escritos por mulheres para você se inspirar

Jardim de Inverno

livros escritos por mulheres

Esse livro foi surpreendente e me fez virar fã da Kristin Hannah. A escritora nasceu na Califórnia e mudou-se ainda na infância para Washington. Era advogada e começou a escrever quando precisou ficar em repouso por 5 meses durante uma gestação. O livro Jardim de Inverno conta a história de 2 irmãs muito diferentes que tem uma mãe distante. Esse foi um daqueles livros que fiquei até altas horas da madrugada lendo, pois não conseguia fechá-lo.

Aproveite para comprar o livro Jardim de Inverno

Um outro livro ótimo dessa mesma autora que já li é O Rouxinol. Também conta a história de duas irmãs, mostrando as consequências de escolhas diferentes tomadas durante a 2ª Guerra Mundial.

Aproveite para comprar o livro O Rouxinol

 

O Sol É Para Todos

livros escritos por mulheres

Um livro lindo que foi lançado em 1960 pela escritora norte-americana Harper Lee. É considerado um dos romances mais importantes do século XX. Entre outros assuntos cotidianos, mostra uma história de racismo contada pela visão de uma criança. O sol é para todos ganhou uma adaptação no cinema, e o filme de mesmo nome, ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962. Atualmente, esse é meu livro de cabeceira.

 

O Conto da Aia

livros escritos por mulheres

O romance distópico escrito em 1985 pela canadense Margaret Atwood, ganhou destaque depois do lançamento da série The Handmaid’s Tale (título original). A história de ficção é ambientada num Estado teocrático onde as mulheres são vítimas de opressão e propriedade do governo. Estou assistindo a série, e muito curiosa para ler o livro.

Adquira agora o livro O conto da Aia

 

Mrs. Dalloway

Mrs Dalloway, o livro mais famoso da escritora inglesa Virginia Woolf, narra um dia na vida da protagonista Clarissa Dalloway. Ela percorre as ruas de Londres nos anos de 1920, cuidando dos preparativos para uma festa que realizará na mesma noite.

Em março de 1941, profundamente depressiva por não poder mais escrever, Virginia Woolf colocou pedras nos bolsos de seu casaco e se jogou num rio, morrendo afogada.

 

Mal-Entendido em Moscou

livros escritos por mulheres

Esse livro foi publicado pela primeira vez na França em 1992, após a morte da escritora Simone De Beauvoir. No livro, um casal de professores aposentados, viaja para a antiga União Soviética. Sentindo o peso da idade, passam por diversos mal-entendidos, que os fazem repensar a relação e a vida. Mal-entendido em Moscou é na verdade, um relato de experiencias que Simone De Beauvoir teve durante uma viagem ao mesmo lugar com seu marido, Jean-Paul Sartre.

 

A Garota No Trem

livros escritos por mulheres

O primeiro livro da escritora britânica Paula Hawkins chegou chamando a atenção com um suspense, que eu adorei. O livro também ganhou uma adaptação para o cinema. Diz na capa do livro: “Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.” Esse foi outro livro que me fez ficar acordada madrugadas afora, lendo a história da protagonista Rachel. Gostei tanto do livro que depois dele fiquei alguns dias sem conseguir começar a ler outro livro. Eu sentia falta da história.

Aproveite para comprar seu exemplar do livro A garota no trem

 

A garota que você deixou para trás

livros escritos por mulheres

A escritora britânica Jojo Moyes tem diversos livros, mas A garota que você deixou para trás me chamou a atenção. A história que se passa durante a 1ª Guerra Mundial é envolvente e surpreendente. Nos faz pensar um pouco sobre as atitudes que podemos tomar quando estamos em situações de risco extremo. Apesar do tema sério, a leitura é leve e rápida. A personagem Liv Halston, aparece de novo em outro livro da escritora, o Paris para dois um.

 

Esta Valsa é Minha

A escritora norte-americana Zelda Fitzgerald foi esposa do também escritor, Scott Fitzgerald, mas não é esse o motivo dela estar nessa lista. Esta valsa é minha me chamou atenção, pois, foi escrito em 6 semanas, quando Zelda estava internada num hospital psiquiátrico, e é o único romance da escritora. O livro é uma autobiografia, que relata uma época e sua visão de como era seu universo feminino, alegre e sensível, mas também cheio de desilusões. A escritora, que era audaciosa e independente, não se conformava em ser apenas esposa de Scott Fitzgerald.

 

O Amante Japonês

Um romance que se passa em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos alemães nazistas. O livro O amante japonês trata de uma paixão que sobreviveu anos, e depois de alguns acontecimentos, volta à tona. A escritora Isabel Allende, começou sua carreira como jornalista, e escreveu seu primeiro romance em 1982, A Casa dos Espíritos, que se tornou um dos títulos importantes da literatura latino-americana.

 

No Café Existencialista

livros escritos por mulheres

O que me chamou atenção nesse livro é que a escritora britânica Sarah Bakewell, conta uma história sobre o encontro de 3 jovens amigos, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Raymond Aron, no ano de 1933 em Paris. Ainda não li, mas estou curiosa para saber mais sobre a história.
Ficou curioso também? Compre agora o livro No café existencialista

 

A Hora é da Estrela

livros escritos por mulheres

A autora desse romance dispensa apresentações, Clarisse Lispector, sem dúvida, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. A hora da estrela narra a história de uma datilógrafa alagoana que migra para o Rio de Janeiro. A Hora é da Estrela é considerada uma das mais importantes obras da escritora.

 

A Livraria Mágica de Paris

livros escritos por mulheres

Nesse livro a escritora alemã Nina George conta a história de um livreiro parisiense que, em seu barco-livraria, vende livros como se fossem remédios para as tristezas dos clientes. Enquanto tenta curar as tristezas das pessoas, ele mesmo carrega uma grande desilusão. Ainda não li o livro A livraria mágica de Paris, mas já vi tantas indicações que não vejo a hora de conhecer essa bela história.

 

A Costureira de Dachau

 

livros escritos por mulheres

A escritora britânica Mary Chamberlain escreveu A costureira de Dachau que conta a história de uma costureira desde o glamour até o desespero dos campos de concentração durante a 2ª Guerra Mundial. É uma história sobre uma mulher traída que precisa aprender a sobreviver contando apenas com a sua esperteza. Já li, e confesso que fiquei um pouco chateada com o final. Queria que tivesse sido diferente, mas não deixa de ser uma boa leitura.

 

Todas as sextas

livros escritos por mulheres

Depois que comecei a assistir Masterchef (assisto todas as temporadas, adoro e me inspiro muito para cozinhar), passei a admirar a Paola Carosella, pelo respeito que ela tem pela cozinha e pela comida. Todas as Sextas é o primeiro livro da Chef e combina um relato autobiográfico com mais de 90 receitas dos menus do seu restaurante Arturito. Já me aventurei em algumas receitas, e achei divertidíssimos alguns comentários que a Paola faz no texto. Em dezembro de 2017, fui almoçar no restaurante Arturito e tive o prazer enorme de conhecer a Chef Paola e ainda consegui um autógrafo no meu livro, que está guardado com todo carinho.

 

A Autobiografia de Alice B. Toklas

livros escritos por mulheres

Me interessei por esse livro depois que escutei um podcast sobre o filme Meia-Noite em Paris, de Wood Allen. A também personagem do filme, Gertrude Stein é a autora do livro, que na verdade é uma autobiografia narrada por Alice, que foi companheira da escritora. Por causa da narrativa, a escritora falou de si mesma na terceira pessoa e teceu diversos elogios à sua pessoa, sem falsa modéstia. A autobiografia de Alice B. Toklas traça um painel divertido e envolvente de vinte e cinco anos de convivência de Gertrude e Alice que, no salão da Rue de Fleurus, em Paris, recebia amigos como Pablo Picasso, Henri Matisse, George Braque, Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. Um livro no mínimo interessante.

 

Essa foi a minha seleção de 15 livros escritos por mulheres para você se inspirar. E você, já leu algum livro dessa lista? Tem mais algum para indicar?

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Ivone
    8 de março de 2019 at 12:31

    Amo livros já li costureira de dachau Jardim de inverno lindisssss ameiiiii

  • Reply
    Cidinha Tango
    29 de março de 2020 at 12:11

    Anotei todos, gratidão Aline!

Leave a Reply