Brasil Gastronomia São Paulo

Como foi almoçar no Restaurante Arturito da Chef Paola Carosella

Desde que comecei a assistir Masterchef Brasil, a Chef Paola Carosella me chamou a atenção, e comecei até a me inspirar nela para cozinhar, coisa que gosto muito de fazer. Gosto quando ela fala que precisamos respeitar os bichos que iremos cozinhar, aproveitar todo o alimento, reaproveitar o lixo orgânico, entre outras coisas. Esse respeito pela cozinha, pelo alimento que colocamos à mesa para alimentar nossa família é muito importante.

Paola é argentina e descendente de uma família de imigrantes italianos. Nasceu numa família que cozinhava muito, colhia os alimentos da horta, que fazia desse momento um ato prazeroso. Em 1992, ela começou a trabalhar na cozinha e não parou mais. Passou por diversos restaurantes em diferentes partes do mundo. Em 2008, Paola abriu o Arturito, um restaurante de cozinha simples, que usa ingredientes de qualidade e valoriza o produto.

Quando estivemos no Brasil, em dezembro de 2017, fui conhecer o Restaurante Arturito. Estava curiosa para provar os pratos, conhecer o espaço e quem sabe, conhecer a Paola. Eu tinha acabado de comprar o livro dela, Todas as Sextas, onde além de receitas, ela conta um pouco sobre sua vida. Levei o livro comigo durante o almoço, pois se ela estivesse por lá, não perderia a chance de tietar e pedir uma autografo.

Restaurante Arturito

A reserva para o restaurante é feita exclusivamente pelo site. Quando fui reservar, não tinha mais para a data escolhida, mas resolvemos tentar mesmo assim. Deu super certo. Chegamos para o almoço e logo conseguimos mesa.

Uma das minhas curiosidades era provar o famoso pão orgânico de fermentação natural. Eu amei o pão! Apesar de ser de fermentação natural, ele é macio, fofinho e uma delícia. Tem um sabor meio azedinho, mas isso é devido ao fermento. Com a boa manteiga, como está escrito no cardápio, ele fica ainda mais delicioso.

Apesar de todos terem comido bastante o pão orgânico, pedimos Ceviche de ostras frescas de Santa Catarina e Lulas com alho, salsinha e aïoli, para iniciar nosso almoço. As ostras estavam realmente extremamente frescas e acompanhavam um molho apimentado que era ótimo. As lulas estavam num ponto ótimo, textura perfeita e achamos o casamento com o aïoli perfeito.

Restaurante Arturito Restaurante Arturito

De terça-feira a sexta-feira, o restaurante oferece o menu almoço, composto por entrada, prato principal e sobremesa, e com um preço ótimo. Eu, o Arthur e minha filha Luana, escolhemos o menu, por isso, ainda na entrada provamos as empanadas de folha de taioba. Elas são assadas no forno a lenha e algumas pessoas podem achar que estavam queimadas. Nas na minha opinião, elas são deliciosas justamente por causa dessa casquinha torrada.

Empanadas Restaurante Arturito

Prato Principal

No menu almoço escolhemos a opção de Ojo de bife para o prato principal. Ele vinha acompanhado de repolho roxo e cebola assados. O garçom não perguntou o ponto da carne, mas ela veio num ponto perfeito, rosada. A carne macia desmanchava na boca, estava deliciosa.

Restaurante Arturito

Contrariando todas as regras de etiqueta, eu provei o prato de todos, por isso, posso dizer o que achei de cada um.

Minha irmã pediu Spaghetti de tinta de lula com frutos do mar. A massa tinha um toque de manjericão, e na opinião da minha irmã, estava um pouco sem sabor. Eu já achei o molho saboroso, mas nada que me conquistasse a primeira garfada.

Meu cunhado pediu camarões, que estavam deliciosos, e para acompanhar, legumes assados no forno a lenha. Os legumes estavam muito saborosos, e faze-los no forno a lenha realmente os deixa com um sabor especial.

Restaurante Arturito

Minha mãe pediu um ravióli verde com molho de tomates apimentado e uma linguiça especial. Esse prato também estava saboroso, e os tomates frescos deixaram o molho especial.

Na minha opinião, o meu prato foi a minha melhor escolha.

O menu ainda acompanhava sobremesa. Escolhemos um pudim de maca com sorvete de baunilha. O pudim parecia um bolo bem molhado, não achei nada demais e não gostei muito da textura, nem de bolo nem de pudim. O sorvete estava delicioso e podíamos ver os pontinhos pretos da baunilha, que eu adoro, na massa.

Restaurante Arturito

Achei que vale muito a pena conhecer o Restaurante Arturito, a cozinha da Chef Paola Carosella. E com o menu almoço, você conseguirá pagar bons preços por uma comida de excelente qualidade.

Digo isso, não porque admiro a cozinha da Paola, mas sim por tudo que provamos no restaurante.

Meu presente nesse almoço

Quando cheguei, bati o olho pelo salão do restaurante e vi a Paola sentada ao fundo. Ela parecia estar numa reunião, e eu não quis atrapalhar. Quando vimos que a reunião parecia ter acabado, criei coragem e fui falar com ela. Confesso que fiquei nervosa. Ela foi extremamente simpática e sai de lá com meu autografo e uma foto ao lado dela.

Restaurante Arturito Restaurante Arturito

Eu amo livros, mas esse com certeza terá um lugar especial na minha estante!

Paola Carosella Paola Carosella

Informações sobre o Restaurante Arturito

Se quiser saber mais sobre o Restaurante Arturito, acesse o site oficial. Nele você encontra mais sobre a Chef Paola Carosella, o cardápio e também o formulário para reserva, que é feita apenas através do site.

Endereço: rua Artur de Azevedo, 542

Horário de funcionamento:

no almoço: de 3ª a 6ª das 12h às 15h, sábados e domingos das 12h30 às 16h

no jantar: de 2ª a Sábado das 19h às 23h30

Veja todas as nossas experiências gastronômicas

Booking.com

Planejando sua viagem?

Essas informações serão úteis para você

Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Nunca viajamos sem um Seguro Viagem. Ainda não precisamos usá-lo, mas gostamos de estar prevenidos. Saiba como obter seu Seguro Viagem.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!