Europa Gastronomia Lisboa Porto Portugal Sintra

10 Pratos Que Você Precisa Provar Em Portugal

Vamos descobrir 10 pratos para comer em Portugal e provar a verdadeira cozinha portuguesa? A gastronomia portuguesa é famosa pelo seu bacalhau e por alguns doces. A cozinha portuguesa também influenciou bastante a comida brasileira, e muitas vezes, pratos que comemos achando que são brasileiros, tem na verdade, origem portuguesa.

A culinária portuguesa é baseada nos produtos do mar, mas também existem outras delícias, como carne de porco cozida. Os sabores de Portugal são surpreendentes, e dos países que já vistamos, foi o que mais surpreendeu positivamente nosso paladar. Tudo que provamos estava delicioso, e ficamos com vontade de passar uma temporada por lá, conhecendo mais a culinária portuguesa.

Quando visitamos o Algarve, litoral sul de Portugal, provamos peixes assados deliciosos. Em Lisboa, provamos o famoso pastel de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela. Também provamos alguns doces portugueses, como o pastel de Belém e muitos pastéis de nata, e no Porto, a famosa Francesinha.

Depois dessa viagem que podemos dizer, teve uma parte gastronômica muito importante, não poderia deixar de compartilhar com vocês os 10 pratos para comer em Portugal.


Garanta seu seguro-viagem com um desconto exclusivo e tenha uma viagem tranquila!

Seguro Viagem Europa

10 pratos para comer em Portugal

1. Bacalhau

Se diz que em Portugal existem 365 formas diferentes de cozinhar o bacalhau. Portanto, com certeza você encontrará alguma ou várias formas que agrade seu paladar. Em Lagos, provamos um bacalhau assado acompanhado de batatas ao murro.

O bacalhau é sem dúvida um dos pratos para comer em Portugal que não pode faltar na sua lista!

pratos para provar em Portugal

Uma outra forma de fazer é o Bacalhau à Braz, que eu particularmente, gostei bastante. O Bacalhau à Braz teve origem em Lisboa, no Bairro Alto. Ele consiste em bacalhau desfiado, batata palha fina, cebola em rodelas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada.

Bacalhau à Braz

2. Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é conhecido em Portugal como pastel de bacalhau. A primeira receita oficial do bolinho, é encontrada num livro de 1904.

Provamos um bolinho de bacalhau no Museu da Cerveja, que fica na Praça do Comércio em Lisboa. Lá o bolinho é recheado com queijo da Serra da Estrela, que combina perfeitamente com uma cerveja. Para o meu paladar, achei que o bacalhau e o queijo deixam o bolinho muito forte, mas não deixa de ser gostoso.

Bolinho de Bacalhau Portugal

Durante o Taste Tour, uma das provas foi o bolinho de bacalhau que experimentamos perto da estação do Rossio.  Esse tinha recheio apenas de bacalhau e estava delicioso.

Planejando sua viagem para Lisboa? Esse post com as melhores localizações para se hospedar em Lisboa irá te ajudar!

3. Pastel de Belém e Pastel de Nata

Os pastéis de nata são uns dos doces mais conhecidos de Portugal. E eles são bons mesmo! Os portugueses costumam comê-lo com açúcar e canela polvilhada por cima, e dessa forma, ficam ainda mais gostosos. Os pastéis de nata são facilmente encontrados em Lisboa, provamos na Casa Brasileira e na Manteigaria.

Pastel de Nata

Os pastéis de Belém são fabricados apenas em Belém, desde 1837. Próximo ao Mosteiro dos Jerônimos e com sua receita secreta, são muito procurados por turistas.

Quando for a Belém para provar os pastéis, aproveite para visitar o Mosteiro dos Jerónimos e no post contamos como evitar filas.

Pastéis de Belém Lisboa

Vale a pena provar o pastel de Belém e muitos pasteis de nata. Eles são diferentes, cada um com a sua particularidade. Dessa forma, você pode escolher o que mais agrada seu paladar.

4. Queijada e Travesseiro de Sintra

O Travesseiro de Sintra é um bolo à base de massa folhada, creme de ovo, amêndoa e um ingrediente secreto. O famoso doce leva esse nome pois tem o formato de um travesseiro.

Veja nosso roteiro completo de Sintra.

A queijada de Sintra tem origem na época medieval, pois Sintra já possuía excelentes pastagens e muito queijo fresco. Nesse doce uma massa crocante envolve um recheio composto por queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e um pouco de canela.

Travesseiro e queijada de Sintra
Travesseiro e queijada de Sintra

Fomos até a casa Piriquita, em Sintra, para provar os doces. O Travesseiro leva toda a fama, mas nós preferimos mesmo as queijadas. Elas são, sem nenhuma dúvida, deliciosas.

As atrações em Sintra são bem cheias. Para não perder tempo, veja nosso post sobre como evitar filas em Portugal.

5. Morgado de figo

Esse doce típico da região do Algarve, foi uma grande surpresa, e quem gosta de figo deve provar. Conheci o Morgado de Figo em Faro. É um doce que consiste em uma massa de figo torrado, amêndoa torrada, açúcar e chocolate em pó, podendo levar também, erva-doce, raspas de casca de limão e canela.

Morgado de Figo Algarve

Veja o que fazer em Faro

6. Polvo a lagareiro

Sabe aquela dica que você segue e não se arrepende? Foi essa!

Uma amiga indicou esse prato e provamos ele num restaurante no Porto, na Ribeira às margens do rio Douro. Esse prato consiste em Polvo cozido e depois grelhado, regado com muito azeite. O nosso prato veio acompanhado de batatas e legumes cozidos. O polvo derretia na boca, uma delícia!

Veja os principais pontos turísticos para conhecer no Porto.

Polvo a Lagareiro Porto - pratos para provar em Portugal

Se você está planejando sua viagem para o Porto, o post detalhado sobre as melhores localizações para se hospedar na cidade vai te ajudar!

7. Francesinha

A Francesinha também é um prato típico de Portugal, da região do Porto. É como um lanche, só que mais completo e elaborado. Consiste em um sanduiche feito com 2 pães de forma, recheado com linguiça, salsicha fresca, carne bovina, fiambre (que é o nosso presunto fresco) e queijo. O lanche é totalmente coberto com queijo que posteriormente, é derretido. Acompanha com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri, mas o garçom que nos atendeu disse que são muitos ingredientes que integram esse molho.

Ainda pode ter um ovo estrelado por cima, e normalmente, a Francesinha vem acompanhada por batatas fritas.

Francesinha Porto - pratos para provar em Portugal

Para completar a experiência gastronômica no Porto é essencial visitar uma cave de vinho do Porto.

Sua origem envolve várias histórias, mas a mais popular é que o português Daniel David Silva, após uma temporada na França, se inspirou no lanche francês “Croque-Monsieur” e criou a Francesinha, adaptando os sabores para o gosto local. O lanche ganhou esse nome pois Daniel afirmou: “a mulher mais picante que conheço é a francesa”.

A receita se espalhou e atualmente, é encontrada em muitos restaurantes do Porto.

8. Peixes e frutos do mar

Devido ao seu litoral, boa parte da culinária portuguesa é composta por peixes e frutos do mar. Durante nossa viagem para Portugal, provamos deliciosos peixes grelhados e lulinhas. Entre os pratos, destacamos a Cataplana, que é como uma caldeirada, e provamos na praia Azenhas do Mar, no litoral de Sintra. Veja os pratos que provamos em Lagos, na região do Algarve.

pratos para comer em Portugal
pratos para provar em Portugal
pratos para comer em Portugal
pratos para comer em Portugal

9. Queijos

Provamos ótimos queijos em Portugal, mas o queijo que mais nos conquistou foi o Queijo do Azeitão. É um queijo de ovelha produzido na região de Setúbal. O queijo do Azeitão tem forma cilíndrica com uma casca amarelada e macia, no interior o queijo é um pouco mole, e fica delicioso para comer com pão. Ele possui Denominação de Origem Protegida (DOP), isso significa que só pode ser produzido na região de Azeitão.

Queijo do Azeitão

Provamos o queijo do Azeitão em Azenhas do Mar, como aperitivo antes do prato principal, e amamos tanto que, quando fomos ao Mercado de Setúbal, compramos um para comer no hotel.

Claro que, o queijo da Serra da Estrela não poderia ficar de fora dessa lista. Provamos quando visitamos a Serra da Estrela e até levamos um para comer depois!

10. Azeite

Azeite não é um prato propriamente dito, mas como ele faz parte da maioria dos pratos, recebe um papel importante.

Muito ouvimos falar dos azeites gregos, espanhóis e italianos, mas foram os azeites portugueses que surpreenderam nosso paladar. Legumes cozidos simples regados com azeite, alho e orégano ficam deliciosos. Durante nosso Taste Tour em Lisboa, provamos o azeite diretamente no pão, e conseguimos sentir melhor o sabor dele, é realmente delicioso. Também em Lisboa, fomos ao restaurante Alma, do Chef Henrique Sá Pessoa, e lá provamos um azeite muito bom. Depois descobrimos que é um azeite exclusivo do restaurante, com olivas selecionadas especialmente para a produção dele, é ótimo.

Existem muitas outras comidas gostosas no país, essas lista de 10 pratos para comer em Portugal, foram apenas as que provamos e aprovamos.

E você, já provou algum desses pratos em Portugal?

Planejando sua viagem para Portugal? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:

– Onde se hospedar em Lisboa – dicas das melhores localizações

– Onde ficar no Porto – dicas das melhores localizações

– Como aproveitar Portugal sem filas – dicas

– 10 pratos para provar em Portugal

– Bebidas para provar em Portugal

– Roteiro de 15 dias entre Lisboa e Porto

– Roteiro de 5 dias pelo centro de Portugal

– Todos os posts sobre Lisboa

– Todos os posts sobre Porto

– Como visitar o Mosteiro dos Jerónimos e evitar fila

Todos os posts das nossas experiências em Portugal

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Cecilia
    18 de outubro de 2018 at 22:34

    O porco preto em Aveiro, é divino. Ele é assado por 6 horas!!!!

  • Reply
    Carina
    19 de julho de 2019 at 16:45

    Pena não dizer o nome dos restaurantes!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      21 de julho de 2019 at 06:46

      Carina, a ideia é que você conheça os pratos e coma onde tiver vontade em Portugal! Alguns deles, estão linkados para posts específicos que contém o nome dos restaurantes, mas não são todos 😉

  • Reply
    Luiz Allberto
    28 de maio de 2021 at 17:03

    Faltaram: bifanha, ovos moles de Aveiro, ameijoas…

Leave a Reply