Europa Gastronomia Lisboa Porto Portugal Sintra

10 pratos para provar em Portugal

A gastronomia portuguesa é famosa pelo seu bacalhau e por alguns doces. A cozinha portuguesa também influenciou bastante a comida brasileira, e muitas vezes pratos que comemos achando que são brasileiros, tem na verdade, origem portuguesa.

A culinária portuguesa é baseada nos produtos do mar, mas também existem outras delícias, como carne de porco cozida. Os sabores de Portugal são surpreendentes, e dos países que já vistamos, foi o que mais surpreendeu positivamente nosso paladar. Tudo que provamos estava delicioso, e ficamos com vontade de passar uma temporada por lá, conhecendo mais a culinária portuguesa.

Quando visitamos o Algarve, litoral sul de Portugal, provamos peixes assados deliciosos. Em Lisboa, provamos o famoso pastel de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela, e também fizemos um tour que gostamos e aprendemos muito, o Taste Tour com a empresa More Lisbon. Também provamos alguns doces portugueses, e no Porto, a famosa Francesinha.

Depois dessa viagem que podemos dizer, teve uma parte gastronômica muito importante, não poderia deixar de compartilhar com vocês os 10 pratos para provar em Portugal.

 

10 pratos para provar em Portugal

1. Bacalhau

Se diz que em Portugal existem 365 formas diferentes de cozinhar o bacalhau. Portanto, com certeza você encontrará alguma ou várias formas que agrade seu paladar. Em Lagos, provamos um bacalhau assado acompanhado de batatas ao murro.

pratos para provar em Portugal

Uma outra forma de fazer é o Bacalhau à Braz, que eu particularmente, gostei bastante. O Bacalhau à Braz teve origem em Lisboa, no Bairro Alto. Ele consiste em bacalhau desfiado, batata palha fina, cebola em rodelas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada.

Bacalhau à Braz

 

2. Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é conhecido em Portugal como pastel de bacalhau. A primeira receita oficial do bolinho, é encontrada num livro de 1904.

Provamos um bolinho de bacalhau no Museu da Cerveja, que fica na Praça do Comércio em Lisboa. Lá o bolinho é recheado com queijo da Serra da Estrela, que combina perfeitamente com uma cerveja. Para o meu paladar, achei que o bacalhau e o queijo deixam o bolinho muito forte, mas não deixa de ser gostoso.

Bolinho de Bacalhau Portugal

Durante o Taste Tour, uma das provas foi o bolinho de bacalhau que experimentamos perto da estação do Rossio.  Esse tinha recheio apenas de bacalhau e estava delicioso.

 

3. Pastel de Belém e Pastel de Nata

Os pastéis de nata são uns dos doces mais conhecidos de Portugal. E eles são bons mesmo! Os portugueses costumam comê-lo com açúcar e canela polvilhada por cima, e dessa forma, ficam ainda mais gostosos. Os pastéis de nata são facilmente encontrados em Lisboa, provamos na Casa Brasileira e na Manteigaria.

Pastel de Nata

Os pastéis de Belém são fabricados apenas em Belém, desde 1837. Próximo ao Mosteiro dos Jerônimos e com sua receita secreta, são muito procurados por turistas.

Pastéis de Belém Lisboa

Vale a pena provar o pastel de Belém e muitos pasteis de nata. Eles são diferentes, cada um com a sua particularidade. Dessa forma, você pode escolher o que mais agrada seu paladar.

 

4. Queijada e Travesseiro de Sintra

O Travesseiro de Sintra é um bolo à base de massa folhada, creme de ovo, amêndoa e um ingrediente secreto. O famoso doce leva esse nome pois tem o formato de um travesseiro.

A queijada de Sintra tem origem na época medieval, pois Sintra já possuía excelentes pastagens e muito queijo fresco. Nesse doce uma massa crocante envolve um recheio composto por queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e um pouco de canela.

Travesseiro e queijada de Sintra Travesseiro e queijada de Sintra

Fomos até a casa Piriquita, em Sintra, para provar os doces. O Travesseiro leva toda a fama, mas nós preferimos mesmo as queijadas. Elas são, sem nenhuma dúvida, deliciosas.

 

5. Morgado de figo

Esse doce típico da região do Algarve, foi uma grande surpresa, e quem gosta de figo deve provar. Conheci o Morgado de Figo em Faro. É um doce que consiste em uma massa de figo torrado, amêndoa torrada, açúcar e chocolate em pó, podendo levar também, erva-doce, raspas de casca de limão e canela.

Morgado de Figo Algarve

Vai viajar para Lisboa? Fizemos uma postagem com as melhores localizações para se hospedar em Lisboa.

 

6. Polvo a lagareiro

Sabe aquela dica que você segue e não se arrepende? Foi essa!

Uma amiga indicou esse prato e provamos ele num restaurante em Porto, na Ribeira às margens do rio Douro. Esse prato consiste em Polvo cozido e depois grelhado, regado com muito azeite. O nosso prato veio acompanhado de batatas e legumes cozidos. O polvo derretia na boca, uma delícia!

Polvo a Lagareiro Porto

 

7. Francesinha

A Francesinha também é um prato típico de Portugal, da região do Porto. É como um lanche, só que mais completo e elaborado. Consiste em um sanduiche feito com 2 pães de forma, recheado com linguiça, salsicha fresca, carne bovina, fiambre (que é o nosso presunto fresco) e queijo. O lanche é totalmente coberto com queijo que posteriormente, é derretido. Acompanha com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri, mas o garçom que nos atendeu disse que são muitos ingredientes que integram esse molho.

Ainda pode ter um ovo estrelado por cima, e normalmente, a Francesinha vem acompanhada por batatas fritas.

Francesinha Porto Portugal

 

Sua origem envolve várias histórias, mas a mais popular é que o português Daniel David Silva, após uma temporada na França, se inspirou no lanche francês “Croque-Monsieur” e criou a Francesinha, adaptando os sabores para o gosto local. O lanche ganhou esse nome pois Daniel afirmou: “a mulher mais picante que conheço é a francesa”.

A receita se espalhou e atualmente, é encontrada em muitos restaurantes do Porto.

 

8. Peixes e frutos do mar

Devido ao seu litoral, boa parte da culinária portuguesa é composta por peixes e frutos do mar. Durante nossa viagem para Portugal, provamos deliciosos peixes grelhados e lulinhas. Entre os pratos, destacamos a Cataplana, que é como uma caldeirada, e provamos na praia Azenhas do Mar, no litoral de Sintra. Veja os pratos que provamos em Lagos, na região do Algarve.

pratos para provar em Portugal pratos para provar em Portugal

 

9. Queijos

Provamos ótimos queijos em Portugal, mas o queijo que mais nos conquistou foi o Queijo do Azeitão. É um queijo de ovelha produzido na região de Setúbal. O queijo do Azeitão tem forma cilíndrica com uma casca amarelada e macia, no interior o queijo é um pouco mole, e fica delicioso para comer com pão. Ele possui Denominação de Origem Protegida (DOP), isso significa que só pode ser produzido na região de Azeitão.

Queijo do Azeitão

Provamos o queijo do Azeitão em Azenhas do Mar, como aperitivo antes do prato principal, e amamos tanto que, quando fomos ao Mercado de Setúbal, compramos um para comer no hotel.

 

10. Azeite

Azeite não é um prato propriamente dito, mas como ele faz parte da maioria dos pratos, recebe um papel importante.

Muito ouvimos falar dos azeites gregos, espanhóis e italianos, mas foram os azeites portugueses que surpreenderam nosso paladar. Legumes cozidos simples regados com azeite, alho e orégano ficam deliciosos. Durante nosso Taste Tour em Lisboa, provamos o azeite diretamente no pão, e conseguimos sentir melhor o sabor dele, é realmente delicioso. Também em Lisboa, fomos ao restaurante Alma, do Chef Henrique Sá Pessoa, e lá provamos um azeite muito bom. Depois descobrimos que é um azeite exclusivo do restaurante, com olivas selecionadas especialmente para a produção dele, é ótimo.

Existem muitas outras comidas gostosas em Portugal, essas foram apenas as que provamos e aprovamos.

E você, já provou algum desses pratos em Portugal?

Planejando sua viagem?

Essas informações serão úteis para você

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Nunca viajamos sem um Seguro Viagem. Ainda não precisamos usá-lo, mas gostamos de estar prevenidos. Saiba como obter seu Seguro Viagem.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário