Espanha Europa Madrid

Roteiro de 6 horas em Madrid, na Espanha – O que fazer durante conexão

Em dezembro de 2017, fomos passar férias no Brasil. O nosso voo tinha uma conexão de 6 horas e 50 minutos em Madrid. Pesquisamos muito se era vantajoso sair do aeroporto nesse tempo, e por fim, resolvemos sair. Foi corrido, mas conseguimos conhecer um pouco da cidade, e provar algumas comidas típicas. Se você também tem uma conexão de 6 horas em Madrid e está pensando em sair do aeroporto e passear pela cidade, tenha em mente que não é possível conhecer a cidade toda nesse intervalo. Escolha o que mais te agrada na cidade e conheça com calma.

Nessa postagem tentarei ajudar em como fazer para guardar as malas, como ir do aeroporto para o centro da cidade e contarei nosso roteiro de 6 horas em Madrid, tudo que conseguimos fazer e como fizemos para nos locomover entre o aeroporto e o centro da cidade. Se você tiver uma conexão em Madrid, faça as contas do tempo livre, uma lista do que quer ver e veja se também é vantajoso. Aproveite Madrid!

 

Vale a pena sair do aeroporto em Madrid durante uma conexão?

Já adianto que se você tiver menos de 6 horas de conexão em Madrid, não vale a pena sair. Vou explicar o motivo. Para ir do aeroporto para o centro de Madrid você levará de 30 a 40 minutos, dependendo do dia da semana e horário. Isso significa que somente para deslocamento você precisará de 1 hora e 20 minutos.

Você não precisará passar pelo check-in para o seu próximo voo, mas mesmo assim, precisará chegar com no mínimo 1 hora de antecedência. Seu tempo já está em 2 horas e 20 minutos.

Se seu próximo voo sair do terminal T4S, você precisará de mais 30 minutos adicionais. Para chegar ao terminal T4S, após passar pelo raio-x, precisará fazer um trajeto que demora aproximadamente 30 minutos, tudo dentro do aeroporto. Portanto, você terá que reservar 2 horas e 50 minutos do seu tempo.

Isso significa que se sua conexão é de 4 horas, você teria apenas 1 hora para passear em Madrid, e nesse tempo não conseguirá ver nada. Madrid é uma cidade grande e está sempre cheia!

Se sua conexão for igual a minha, 6 horas e 50 minutos, ainda terá 4 horas para andar por lá. É corrido, mas já é possível conhecer um pouco da cidade.

 

Onde posso guardar minha mala de mão no aeroporto de Madrid?

Chegamos no aeroporto de Madrid no terminal 4, saímos e fomos direto deixar as malas no guarda-volumes, que tem no mesmo terminal. Os preços para guardar as malas são: até 2 horas custa 6 euros por mala, e de 2 a 24 horas são 10 euros por mala. É possível também deixar mais tempo. Para maiores informações, acesse o site do aeroporto de Madrid.

Deixamos a mala, pegamos um comprovante e pagamos apenas quando fomos retirá-la.

 

Como ir do aeroporto para o centro de Madrid

Existem várias possibilidades de ir do aeroporto para o centro, táxi, Uber, ônibus e metrô. Nós escolhemos ir de metrô. Seguindo as placas indicativas no aeroporto, fomos para a entrada do metrô.

Tinha uma senhora ajudando na compra dos tickets, que fizemos direto nas maquinas automáticas, mas também é possível fazer no balcão de atendimento. Ela nos explicou que precisaríamos de um cartão para o transporte, e como seria por poucas horas, poderia ser um cartão só para dois.

Para sair e chegar ao aeroporto de Madrid é preciso pagar uma taxa de 3 euros que serão acrescidas na sua passagem. Dependendo de onde você for, seu ticket custará de 1,50 a 2 euros. Portanto, se você for ao centro de Madrid, pagará 5 euros cada ticket.

Pegamos o metrô na estação T4, dentro do próprio terminal, e também existe uma estação para os terminais T1, T2 e T3. A linha é a 8 e no mapa do metrô está indicada pela cor rosa. A estação final da linha 8 é a Nuevos Ministérios. Ela tem ligação com as linhas 6 e 10.

A linha 10 te levará para o centro de Madrid. Se descer na estação Tribunal ou Plaza de Espana, já estará bem próximo ao centro.

Para voltar basta fazer o trajeto inverso. Lembrando que também será necessário pagar a taxa de 3 euros cobrada para o aeroporto.

 

Roteiro de 6 horas em Madrid

Como citei acima, pegamos a linha 8 do metrô e descemos na estação Nuevos Ministérios. D lá fizemos uma baldeação e pegamos a linha 10 e descemos na estação Santiago Bernabeu, que fica próxima ao Estádio Santiago Bernabeu, que é o estádio do Real Madrid. É possível fazer uma visita ao estádio, mas como nosso tempo estava apertado, vimos ele por fora e fomos na lojinha.

Estádio Real Madrid

Pegamos o metrô novamente, a linha 10 na estação Santiago Bernabeu e descemos na estação Sol. Essa é a estação que fica na praça Puerta del Sol, um dos pontos turísticos de Madrid. Ela estava absurdamente cheia, e ficamos pouco tempo por ali.

6 horas em Madrid 6 horas em Madrid

Seguimos andando até a Plaza Mayor. Essa grande praça retangular de Madrid está rodeada por todos os lados com edifícios de três pisos, e já foi centro de touradas e execuções. A construção da praça foi concluída em 1619, por ordem de Felipe III. A estátua que se encontra no meio da praça homenageia ele. Ali se encontram lojas, restaurantes e bares.

Como fomos no início de dezembro, estava cheia de barracas da feira de Natal.

Plaza Mayor Plaza Mayor

 

Palácio Real de Madrid

Seguimos andando pela Calle Mayor até chegar a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena. Essa catedral que começou a ser construída em 1883 e foi concluída apenas em 1993, foi consagrada pelo Papa João Paulo II no mesmo ano. É a primeira catedral espanhola a ser consagrada por um Papa. Sua arquitetura é uma mistura dos estilos neoclássico, neogótico e neorromânico.

6 horas em Madrid 6 horas em Madrid

Saindo da catedral, seguimos para o Palácio Real de Madrid, que fica bem ao lado. O Palácio Real de Madrid também é chamado de Palácio de Oriente. Com uma área de 135 mil m² e 4318 quartos é o maior palácio real da Europa. Começou a ser construído em abril de 1738, no mesmo local onde se encontrava outro palácio que foi destruído por um incêndio, em 1734.

O Palácio Real de Madrid pode ser visitado, a entrada custa 10 euros e ele fica aberto de outubro a março das 10 as 18 horas e de abril a setembro das 10 as 20 horas.

Palácio Real Madrid 6 horas em Madrid

Como estávamos com o tempo apertadíssimo, não era nossa opção visitar o palácio. E mesmo que fosse nossa opção, teríamos desistido depois de ver o tamanho da fila. Portanto, se está programando uma visita ao palácio, chegue cedo ou prepare-se para uma fila enorme.

6 horas em Madrid

 

Onde comer em Madrid

Durante nossas 6 horas em Madrid, queríamos provar comidas típicas espanhola, então fomos até o Mercado de San Miguel.

Durante a segunda metade do século XIX, as ideias de higiene começaram a influenciar a criação de lugares fechados para funcionar as feiras, que antes eram ao ar livre. Essa ideia se deu também para ajudar a melhorar o transito na cidade, pois anteriormente, as barracas ficavam nas ruas, dificultando a passagens dos carros. Entre 1913 e 1916, foi construída uma estrutura de ferro para abrigar o Mercado de San Miguel.

Mercado de San Miguel Madrid

O mercado é cheio de pequenos restaurantes e bares, onde você pode escolher o que quer comer e beber, comprar e sentar nas diversas mesas coletivas que tem disponíveis por lá. Lá provamos tapas diversas, paella, e um delicioso e inesquecível Jamón, o presunto espanhol. E todas as comidinhas foram acompanhadas por uma ótima sangria. Adoramos tudo, pena que tínhamos pouquíssimo tempo.

Mercado de San Miguel Madrid Mercado de San Miguel Madrid

Mercado de San Miguel Madrid Mercado de San Miguel Madrid

Mercado de San Miguel Madrid Mercado de San Miguel Madrid

Saindo do mercado, seguimos em direção a estação Opera do metrô e fizemos o caminho de volta para o aeroporto.

Chegamos um pouco mais cedo no aeroporto pois, como citei antes, nosso voo sairia do terminal T4S, e precisávamos de pelo menos 30 minutos para chegar ao portão de embarque.

Foi corrido, mas deu para ter uma ideia de como é Madrid, experimentar algumas comidinhas espanholas, e aproveitar melhor o tempo de conexão. Vale a pena ter saído do aeroporto para passear 6 horas em Madrid.


 

Não esqueça seu seguro-viagem! Faça uma cotação agora e viaje tranquilo!

You Might Also Like

18 Comments

  • Reply
    Lucas Teixeira
    17 de setembro de 2018 at 19:31

    Olá obrigado pelo roteiro, segui ele e levei 2h30 para faze-lo foi bem tranquilo, voltei pro aeroporto ainda faltando 3 horas para o embarque.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      20 de setembro de 2018 at 14:39

      Olá Lucas!
      Que legal!! Fico muito feliz em ter ajudado 🙂
      Espero que tenha aproveita um pouco Madrid!!

  • Reply
    Maria
    24 de janeiro de 2019 at 12:02

    Olá, Aline!
    Irei tentar esse roteiro. Estava meio insegura, com seu auxílio ficarei mais tranquila.
    Obrigada.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      24 de janeiro de 2019 at 15:18

      Que bom que ajudou!
      Fique sempre de olho no relógio, para chegar com antecedência no aeroporto novamente.
      Boa viagem!! 🙂

  • Reply
    AMANDA D ANGELO VIEIRA
    23 de maio de 2019 at 15:59

    Meu tempo de espera será de 16horas mas à noite. Consigo fazer alguma coisa a noite em Madri?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      29 de maio de 2019 at 15:36

      Depende do seu horário livre. Meu conselho é que você pesquise as coisas que quer conhecer e veja os horários de funcionamento.

  • Reply
    Andre Santos
    17 de junho de 2019 at 06:05

    Boa ideia essa, e pelo visto essa demora na conexão é mais comum do que parece. Rsss.
    Espero pegar um dia legal, estarei lá mês que vem.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      27 de junho de 2019 at 06:20

      Boa viagem!! Aproveite Madrid e cuidado com o horário de volta 😉

  • Reply
    Márcio Barragana
    26 de junho de 2019 at 15:05

    Boa tarde Aline; parabens pelo post.
    Em 11/07 vou ficar 8h e 10 m numa escala em Madri chegando às 15:35 em Madri e Embarcando às 23:45 hs. É uma Quinta feira.Tens alguma informação , alem de sugestões é claro, a respeito da regularidade de funcionamento do Metro?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      27 de junho de 2019 at 06:23

      Olá Márcio, não tenho informações a respeito do metrô em Madrid, mas você pode verificar os horários de funcionamento no site do metrô. A minha dica é que inicie sua volta para o aeroporto com certa antecedência, para não se atrasar.
      Boa viagem!

  • Reply
    Silvia
    26 de dezembro de 2019 at 20:47

    Olá, será minha primeira viagem, longa e fora do país minha conexão foi pensada justamente pra dar uma olhada na cidade, adorei suas dicas e de tudo que tenho pesquisado suas dicas são simples e fácil de entender e seguir. A conexão é de 10 horas, vou chegar pela manhã e num dia de semana em fevereiro 29/02 espero que consiga me sair bem
    Obrigada por compartilhar amei suas dicas
    Gratidão

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      7 de janeiro de 2020 at 05:01

      Olá Silvia,
      Fico feliz em saber que gostou das dicas!
      Fique atenta sempre ao horário e boa viagem!
      Abraços

  • Reply
    Tamara
    26 de janeiro de 2020 at 08:54

    Oi Aline! Muito esclarecedor seu relato, parabéns! Me tire uma dúvida, farei uma conexão de 10h em Madrid e não sei como funciona a saída do aeroporto nesses casos. Vou passar pela imigração como se estivesse de chegada no país, seguindo as placas de “desembarque”? Ou devo seguir as placas de “conexão”? Espero conseguir aproveitar bem minhas preciosas horinhas por lá. Um abraço e obrigada.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      27 de janeiro de 2020 at 07:11

      Olá Tamara!
      Se você está indo de fora da União Europeia para Madrid, será necessário sim passar pela imigração. Você tem que sair no desembarque mesmo. Se seguir as placas de conexão, ficará dentro do aeroporto.
      Fique atenta com o horário de volta, segue com antecedência de volta no aeroporto, pois deverá fazer todo o processo de embarque novamente, o que leva tempo.
      Boa viagem!

  • Reply
    Karoline
    29 de fevereiro de 2020 at 14:06

    Olá, eu consigo tirar uma foto no palácio de Madri onde vocês tiram, sem pagar e pegar a fila ?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      6 de março de 2020 at 05:16

      Olá Karoline, sim! Nós também não visitamos o palácio. Tiramos a foto do lado de fora 🙂

  • Reply
    Kelly Ariany
    6 de março de 2020 at 00:59

    Olá, tudo bem?! Adorei seu post… mas eu tenho uma dúvida, sobre os ônibus turísticos para passeio. Vc recomenda ?! Sai algum do aeroporto ? Alguma dica ?
    Att,

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      6 de março de 2020 at 05:14

      Olá Kelly, muito obrigada!!
      Nós utilizamos o ônibus de turismo em Madrid numa outra visita. Eu não aconselho muito, pois pegamos muito transito e numa conexão, você deve economizar todo tempo possível.
      O ônibus de turismo não sai do aeroporto, você teria mesmo que utilizar outro transporte até o centro.
      Boa viagem! 🙂

Leave a Reply