Europa Porto Portugal

O que fazer em Porto para ter experiências inesquecíveis

Porto é a segunda maior cidade de Portugal e está localizada a noroeste do país. Os vinhos do Porto, sua arquitetura, paisagens naturais e gastronomia são alguns dos atrativos da cidade. O centro histórico de Porto é Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 1996. Como teríamos pouco tempo na cidade, tivemos que escolher com cuidado o que fazer em Porto, para tentar conhecer as atrações imperdíveis. Ainda assim, não conseguimos conhecer muita coisa. Em contrapartida, tivemos um dia tão lindo de sol por lá, que aproveitamos para admirar o rio Douro e curtir o clima da cidade.

Entre as coisas que fizemos, visitamos uma cave de vinho do Porto, a Cave Ramos Pinto, passeamos pela Ribeira, aproveitamos o sol e calor às margens do Rio Douro, apreciamos a Ponte Luís I e tivemos um jantar maravilhoso no DOP Restaurante, do Chef Rui Paula. A cidade é encantadora, veja a nossa lista para te ajudar a saber o que fazer em Porto, para você aproveitar melhor a cidade.

Fizemos um post completo com as melhores localizações e os melhores hotéis para se hospedar no Porto

O que fazer em Porto

Uma das atrações da cidade é a Torre dos Clérigos. Construída em 1763, a torre juntamente com a Igreja dos Clérigos, é patrimônio mundial desde 1910. É possível subir na torre, de onde se tem uma vista da cidade.

O que fazer em Porto

A estação São Bento, é a estação principal da cidade. Devido aos seus painéis de azulejo azuis, se tornou uma atração turística. Inaugurada em 05 de outubro de 1916, o átrio principal da estação está revestido por azulejos que cobrem uma superfície de aproximadamente 551 metros quadrados. Os azulejos têm cenas que representam acontecimentos passados, principalmente, na região norte de Portugal.

Porto
O que fazer em Porto
Seguro Viagem Europa

Livraria Lello

A Livraria Lello também entra na lista de atrações turísticas da cidade. Inaugurada em 1906, tem sido considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. Em 2015, passou a cobrar pela entrada na livraria, e esse valor é descontado no momento da compra de um livro. Isso estimula a compra de livros dentro da livraria, em consequência, em apenas 3 meses, as vendas da Livraria Lello triplicaram. Mas de certa forma, também estimula a leitura. A cobrança da taxa passou a acontecer devido o número elevado de turistas.  Acredito que cobrar pela entrada na livraria, não limitou o número de turistas, já que quando a visitei, estava lotada e era praticamente impossível tirar uma foto sozinha.

Porto
O que fazer em Porto

A livraria é realmente linda, seus vitrais chamam muita atenção, além da escada de formato diferenciado. Diz a lenda que essa escada serviu de inspiração para a escritora J.K. Rowling, que morou em Porto, colocar em seu livro “Harry Potter e a câmara secreta”. Esse é um dos motivos da livraria ser tão visitada. Além disso, a parte interna dela é linda. A entrada custou 5 euros, e esse valor pode ser descontado da compra de um livro. Como comprei um livro, esse valor foi descontado.

Conheça 5 motivos para visitar a Livraria Lello

Ribeira

Às margens do rio Douro, ficam a Praça e o cais da Ribeira. Um lugar lindo e agradável, onde estão reunidos muitos bares e restaurantes. Portanto, aproveite para almoçar ou jantar na região.

Porto
Porto

Vila nova de Gaia

Da Ribeira, conseguimos ver a Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do rio Douro e é o local onde ficam as caves de vinho do Porto. São muitas e muitas caves, nós escolhemos visitar a Cave Ramos Pinto. Foi uma excelente experiência, descobrimos e conhecemos informações muito interessantes, sobre o vinho do Porto, sua produção e seus tipos. Foi surpreendente conhecer o vinho do Porto envelhecido e descobrir suas diferentes nuances de sabores. Igualmente surpreendente descobrir o vinho do Porto branco, que até então, desconhecíamos. O vinho do Porto branco também pode ser envelhecido, coisa que desconheciamos. E esse fato traz cores e sabores diferenciados ao vinho do Porto branco, foi uma deliciosa surpresa descobrir isso.

O que fazer em Porto
O que fazer em Porto

Leia como foi nossa visita a Cave Ramos Pinto

A Ponte Luís I é uma das principais atrações de Porto. Conseguimos ver a ponte tanto da ribeira como de Vila Nova de Gaia. Essa ponte de estrutura metálica, que chama a atenção dos visitantes, foi construída entre 1881 e 1888, e liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

O que fazer em Porto
O que fazer em Porto

Atrações em Porto que não conseguimos conhecer

Como ficamos pouquíssimo tempo na cidade, não conseguimos ver outros pontos turísticos. Mas citarei eles aqui, para que consiga montar um roteiro mais completo de Porto. Anota aí: Catedral da Sé, Palácio da Bolsa, Mercado do Bolhão, Palácio de Cristal, Igreja dos Clérigos e subir na Torre dos Clérigos.

Veja mais fotos do nosso passeio pela cidade de Porto:

Porto
Porto
Porto
O que fazer em Porto
Porto
Porto

Não importa quantos dias ficará na cidade, ela é encantadora e cheia de lindos lugares. Liste tudo que deseja conhecer e o que fazer em Porto, mas além disso, perca-se nas ruas da cidade e descubra todos os seus encantos. Fiquei encantada com Porto!


Planejando sua viagem para Porto? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply