Algarve Europa Faro Portugal

O que fazer em Faro, no Algarve em Portugal

Faro é a capital do Algarve, região sul de Portugal. A maioria dos turistas apenas passam pela cidade, pois ela possui um aeroporto que é a porta de entrada e/ou saída da região sul do país. Conosco não foi diferente. Chegamos pelo aeroporto de Faro, mas já seguimos viagem para a região de Albufeira e Lagos. Apenas na nossa última noite no Algarve, resolvemos jantar, passear e nos hospedar em Faro. O que foi uma grata surpresa!

Um jantar num restaurante peculiar, passeio pelas ruas bucólicas de Faro, andar pela Vila-Adentro que antigamente, era cercada por uma muralha, nos fez descobrir cantinhos bonitos em Faro. Pelo nosso breve passeio, percebemos que passar 1 dia por ali não seria nada mal. A cidade tem muitos monumentos e edifícios históricos, mais que em outras cidades do Algarve que passamos. Veja abaixo como foi nosso passeio por Faro.

Reserve agora seu hotel em Faro e garanta os melhores preços

 

Um pouco sobre a história de Faro

Os primeiros assentamentos registrados na cidade datam do século IV a.C., durante o período de colonização fenícia. Nessa época, Faro já era o centro urbano mais importante do sul de Portugal. Durante muito tempo, Faro, assim como o restante de Portugal, foi dominada por muçulmanos. Em 1249, a cidade foi definitivamente, conquistada pelos cristãos, e então, foi construída a Catedral da Sé, no local onde existia uma antiga mesquita.

Em 1540, Faro foi elevada a cidade para que fosse sede de Bispado, e grandes partes dos monumentos religiosos da cidade datam dessa época. No século XIX, Faro foi administrativamente reorganizada, centralizando os poderes regionais e tornando-se uma das cidades mais importante do Algarve. A nobreza e a burguesia construíram palacetes na cidade arredores.

 

Onde comer em Faro

Como não tínhamos nada planejado, resolvemos consultar o site Tripadvisor para escolher um restaurante. Fomos até o restaurante Portas de São Pedro, que era o número 2 em comida portuguesa. Como não tínhamos reserva, a garçonete, que não foi nem um pouco simpática, nos disse que estavam lotados por 2 dias. Resolvemos então, seguir caminhando sentido Vila-Adentro, que é o centro histórico de Faro.

Caminhando pela rua do Compromisso, vimos um pequeno restaurante que nos chamou a atenção, chama-se A Venda. Resolvemos entrar. A decoração do restaurante era diferente, rústica, com móveis antigos, uns diferentes dos outros, fotos antigas, toalhinhas de crochê na mesa, eu amei! Me senti na casa de interior da minha avó.

A proposta do restaurante também é diferente, veja só na foto abaixo:

Faro

A entrada, oferecida pelo restaurante, eram tremoços, que estavam deliciosos, num molho de azeite, páprica e orégano, acompanhados de pão caseiro. Depois, seguindo a proposta do restaurante, pedimos pratos e dividimos. Entre eles, salada de polvo, carne ensopada, pato e sardinha. Estavam todos deliciosos.

Restaurante A Venda Faro Restaurante A Venda Faro

Restaurante A Venda Faro Restaurante A Venda Faro

Realmente, os pratos demoram um pouco, mas vale a pena esperar. A cozinha é aberta, no meio do restaurante e conseguimos ver, além do preparo dos pratos, toda a agitação que é.

Restaurante A Venda Faro

Toda a refeição foi acompanhada por um vinho verde ótimo, sugerido pelo atendente. De sobremesa acompanhada por um café, provei um bolo de figo com amêndoas, que estava divino, e só depois descobri que é uma especialidade do Algarve e se chama Morgado de Figo. Achei que foi um ótimo encerramento para o jantar. Toda a conta ficou em 34,70 euros. Achei o preço ótimo.

Faro Restaurante A Venda

Se você é como nós e gosta de lugares que fogem do tradicional, recomendamos muito o restaurante A Venda. Vale a pena pelo custo-benefício, pela ótima comida, pela proposta, pelo atendimento.

 

Passeio por Faro

Depois que saímos felizes do restaurante, seguimos para o centro histórico de Faro. Passeamos sem pressa, passamos pelo Arco da Vila, que é um monumento construído no local onde existia uma das portas de entrada para a cidade.

O que fazer em Faro O que fazer em Faro

Ao passar pelo arco, já nos deparamos com construções que nos fizeram lembrar de cidades coloniais do Brasil, como Ouro Preto, que fica em Minas Gerais. É incrível ver como os portugueses levaram o mesmo tipo de construção para o Brasil e como esses dois países estão muito ligados.

O que fazer em Faro O que fazer em Faro

O que fazer em Faro O que fazer em Faro

Fomos andando pelo centro histórico e nos deparamos com outro arco, o Arco do Repouso, que também era uma das antigas portas para a cidade.

O que fazer em Faro O que fazer em Faro

Passamos pelo Largo da Sé, pela Catedral da Sé e nos perdemos nas ruas lindas do centro histórico de Faro. O centro também é cheio de restaurante e bares convidativos, com suas mesas nas calcadas, aproveitando o calor de Portugal.

O que fazer em Faro O que fazer em Faro

Faro conta ainda com outros pontos turísticos que não tivemos tempo de conhecer, como o Parque Natural da Ria Formosa.

Conhecer Faro foi uma grande surpresa, e mesmo em pouco tempo, conseguimos perceber a importância histórica que a cidade tem.

O que fazer em Faro




Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply