Europa Gastronomia Porto Portugal

cave de vinho do porto – uma experiência imperdível

Uma das bebidas mais tradicionais da cidade do Porto, em Portugal, com certeza, é o vinho do Porto. E logo que decidimos passar pela cidade, já colocamos no roteiro uma visita a uma cave do vinho do Porto. Na verdade, as caves não ficam em Porto, elas ficam na Vila Nova de Gaia. As duas cidades são próximas, divididas apenas pelo rio Douro e podem ser acessadas pela ponte Luís I.

História do vinho do Porto

Durante nosso Taste tour em Lisboa, nosso guia contou um pouco sobre a história do vinho do Porto, que é muito interessante. Há muito tempo, a Inglaterra entrou em guerra com a França, e com isso os vinhos franceses pararam de chegar ao país. Em uma das viagens, os ingleses provaram os vinhos da região do Douro em Portugal, acharam muito bons e resolveram leva-los para Inglaterra. Na primeira viagem, o vinho não resistiu a longa viagem de navio e estragou. Como solução, os ingleses resolveram deixar um espaço vazio no barril que transportava o vinho e preenche-lo com Brandy. Na teoria, o Brandy e o vinho não se misturariam, por possuírem densidades diferentes.

Mas novamente a viagem de navio surpreendeu os ingleses. Com o balanço do navio as duas bebidas se misturaram e surgiu o vinho do Porto. Na primeira prova, os ingleses estranharam, mas acharam que o sabor mais adocicado também era bom. Depois disso, muitos ingleses investiram na produção de vinho do Porto. Mas eles nunca deixaram de ser produzidos em Portugal, na Vila Nova de Gaia.

A margem do rio Douro tem muitas caves de vinho do Porto. Muitas delas possuem nomes ingleses e seus donos sempre foram ingleses. Na dúvida de qual cave visitar, aceitamos a sugestão do Cultuga. A Priscila sugeriu a Cave Ramos Pinto, que era uma das poucas que começou com um português. E foi lá que fizemos a visita.

Ramos Pinto, Porto
Seguro Viagem Europa
Ramos Pinto, Porto

Veja nossa seleção das melhores hospedagens no Porto com as melhores localizações

Cave de vinho do Porto Ramos Pinto

A visita à cave de vinho do Porto Ramos Pinto é guiada, dura por volta de 30 a 40 minutos e tem a degustação de 2 vinhos do porto ao final da visita. Escolhemos visitar o museu, onde está o escritório preservado do fundador Ramos Pinto, e a cave, onde ficam armazenados os vinhos do Porto. Começa pelo museu onde tem muita coisa preservada desde os anos 30, e onde não se pode tirar fotos.

Depois passamos pela cave onde ficam os barris de vinho do porto. O vinho não é produzido nesse local, é apenas armazenado. Ele é produzido na região do Vale do Douro, depois ficam armazenados nos barris por pelo menos 3 anos, antes de serem engarrafados.

Cave de vinho do Porto

Existe o vinho do porto branco e o tinto e cada um deles pode ter diversas idades. Isso significa que além dos 3 anos, eles podem ficar envelhecendo ainda mais nos barris.

Veja como foi nosso roteiro de 9 dias em Portugal

Degustação

No final da visita degustamos 2 vinhos. O primeiro deles foi o vinho do Porto branco envelhecido 7 anos. É um vinho leve, doce, normalmente servido como aperitivo. Achei esse vinho sensacional, o sabor e a cor dele lembra o doce de um licor. O segundo foi um vinho do Porto Tawny, esse vinho tinto é mais alcoólico que o branco e menos frutado. Normalmente é servido com sobremesa.

Cave de vinho do Porto
Cave de vinho do Porto

Onde acontece a degustação existe um bar, onde é possível degustar outros vinhos e pedir alguns petiscos, como queijos e frios para acompanhar o vinho do Porto. Ficamos lá um tempo, degustando vinho do Porto de outras idades, foi uma delícia.

Cave de vinho do Porto
Porto

Visita

A visita à cave Ramos Pinto custa 10 euros e está disponível em diversas línguas. Acontece todos os dias das 10 às 18 horas, e a última visita começa às 17 horas.

Cave de vinho do Porto

Achamos que vale muito a pena fazer a visita, pelas informações, por conhecer um pouco mais sobre a bebida, pela degustação e pelo ambiente. Conhecemos e aprendemos a apreciar um belo vinho do Porto, e garantimos o nosso para tomar como aperitivo e para acompanhar a sobremesa!

Informações sobre a cave Ramos Pinto

Endereço: Av. Ramos Pinto, 380

Site oficial Ramos Pinto


Planejando sua viagem para Porto? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply