Áustria Europa Viena

Wiener Riesenrad – a roda-gigante de Viena

A roda-gigante de Viena é um dos símbolos da cidade, e não era para menos, ela proporciona uma bonita vista e é a mais antiga do mundo ainda em funcionamento, desde 1897. O nome em alemão, Wiener Riesenrad, nada mais é que roda-gigante de Viena (Wiener = de Viena + Riesenrad = roda-gigante).

Visitamos a Wiener Riesenrad durante os nossos 2 dias em Viena. Ela está localizada dentro do parque de diversões Prater, que além da famosa roda-gigante, possui outros brinquedos. O museu Madame Tussauds de Viena também fica nesse parque. Para chegar até o Prater é bem simples, ele está localizado no distrito 2, Leopoldstadt, e basta descer na estação Praterstein (com metrô ou elétrico) que você já verá o parque e sua roda-gigante.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Viena

 

Wiener Riesenrad – a roda-gigante de Viena

A região do parque de diversões Prater existe desde o século 15, e era uma região de caça usada pela nobreza. Em 1766, Kaiser Joseph II abriu esse parque para a população.

Em 1895, foi inaugurado o parque “Veneza em Viena”, que era uma reprodução da cidade italiana, com seus canais. Em 1896, o engenheiro inglês Walter B. Basset, sugeriu que fosse construída uma roda-gigante no parque.

Em 3 de julho de 1897, em comemoração aos 50 anos do reinado do imperador Franz Josef I, a Wiener Riesenrad foi inaugurada.

Durante a 1ª Guerra Mundial, foram suspensas as atividades da roda-gigante. Durante a 2ª Guerra Mundial, ela foi seriamente danificada. Um incêndio destruiu os 30 vagões da roda-gigante. Após a guerra, ela foi reconstruída e voltou a funcionar.

Antes do incêndio, a roda-gigante possuía 30 vagões. Atualmente possui 15 vagões.

roda-gigante de Viena

Leia também ⇒ 6 cafés tradicionais e famosos de Viena

 

Como é andar na Wiener Riesenrad – a roda-gigante de Viena

A roda-gigante fica bem na entrada do parque Prater, chegamos e já fomos direto. A entrada custa 10 euros por pessoa, mas como tínhamos o Vienna City Card, pagamos 9 euros. Passando a entrada, tem uma exposição com miniaturas que contam a história da roda-gigante.

Wiener Riesenrad roda-gigante de Viena

roda-gigante de Viena Wiener Riesenrad

Fomos próximo as 19 horas e quase não tinha fila. São várias pessoas por vagão, acredito que por isso a fila anda rápido. Entrando no vagão, se você ficar no lado direito, conseguirá ver a catedral de São Estevão. Mas durante o trajeto, você poderá mudar de lado quantas vezes quiser, o vagão é espaçoso e é tranquilo circular dentro dele.

roda-gigante de Viena roda-gigante de Viena

roda-gigante de Viena roda-gigante de Viena

A trajeto é lento e a roda-gigante atinge uma altura de 64,75 metros no seu ponto mais alto. Do alto se tem uma vista de todo o parque Prater e um pouco da cidade. Fomos no horário do pôr do sol, não achamos nada de espetacular, mas o dia estava um pouco nublado, pode ser que em dias mais ensolarados, o pôr do sol seja bonito.

roda-gigante de Viena

É possível reservar vagões especiais para jantares, festas e cafés da manhã. O preço é um pouco salgado, mas dependendo da ocasião, vale a pena.

Quando fomos estava acontecendo um jantar romântico. Achei tão lindo!

roda-gigante de Viena

Você pode confirmar os valores especiais no site oficial da Wiener Riesenrad.

 

Informações sobre a Wiener Riesenrad – a roda-gigante de Viena

Os horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano. No verão, o tempo de funcionamento é maior, encerrando as 23:45. Já no inverno, é mais curto, encerrando as 19:45.

Aconselho que confirme os horários quando estiver planejando sua viagem, isso pode ser feito no site oficial da Wiener Riesenrad.

Valores:

Adultos – 10 euros

Adultos – 9 euros com Vienna City Card

Crianças de 3 a 14 anos – 4,50 euros

Crianças até 3 anos – grátis

Há também tickets combinados, como por exemplo, Wiener Riesenprater + Museu Madame Tussauds. Para maiores informações, acesse o site oficial.

 

Andar na Wiener Riesenrad, a roda-gigante de Viena, é uma atração imperdível na cidade. Não deixe de conhecer, de ver a cidade do alto na roda-gigante mais antiga do mundo e símbolo de Viena.




Booking.com

Planejando sua viagem?

Essas informações serão úteis para você

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Nunca viajamos sem um Seguro Viagem. Ainda não precisamos usá-lo, mas gostamos de estar prevenidos. Saiba como obter seu Seguro Viagem.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Ticketbar. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário