Áustria Europa Viena

Roteiro de 2 dias em Viena, a capital da Áustria

Viena é a capital da Áustria e a cidade mais populosa do país. Já foi moradia de muitos escritores, músicos, aristas e intelectuais nos séculos passados, tendo entre seus moradores ilustres, Sigmund Freud, Mozart, Franz Schubert, Johann Strauss, Trotsky, entre outros. Até hoje a cidade mantém esse ar cultural, promovendo vários eventos de música, teatro, dança e cinema, principalmente no verão.

No passado, Viena foi uma das capitais do Império Austro-Húngaro, e a capital imperial dos Habsburgo, a família que governou por anos a região. Conhecemos alguns nomes importantes dessa família, como o Imperador Franz Joseph que casou com a Imperatriz Sisi, e a Princesa Maria Leopoldina, que casou com Dom Pedro I e foi a princesa do Brasil. A família Habsburgo construiu uma das principais atrações de Viena, o Palácio Schönbrunn, que era sua residência de verão.

O centro histórico de Viena, com toda a sua beleza, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2001. O Palácio Schönbrunn também é Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 1996. Enfim, Viena tem muitos atrativos, muitos pontos turísticos, muitos encantos. Ficar 2 dias na cidade é, sem nenhuma dúvida, pouco tempo, mas mesmo assim, fizemos um roteiro de 2 dias em Viena muito especial, para você aproveitar alguns dos encantos da cidade.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Viena

 

Roteiro de 2 dias em Viena

Dia 1

Uma das melhores formas de conhecer uma cidade, principalmente quando o tempo é curto, é fazendo um Free Walking Tour. Somos fãs desse tipo de tour, e em Viena fizemos com a empresa Good Tour Vienna. O ponto de encontro foi em frente ao Albertina. Eles possuem tour em inglês, espanhol e alemão.

Antes de ir para o tour, passamos no Burggarten, um parque ao lado do Albertina onde fica a estátua de Mozart.

Roteiro de 2 dias em Viena

Com o Free Walking Tour você passará pelos principais pontos do centro histórico de Viena, como: a Catedral de São Estevão, o Palácio Hofburg, que era a residência de inverno da família Habsburgo, a Biblioteca Nacional Austríaca, que fica num prédio lindíssimo, a casa que Mozart morreu, que não é a mesma casa que funciona o Mozart Haus, o Café Frauenhuber, que é o café mais antigo ainda em funcionamento de Viena, entre outras atrações. O tour durou cerca de 2 horas e 30 minutos, incluindo uma pausa para café. Escolhemos fazer o tour em inglês que começava as 10 horas da manhã.

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

Para o almoço, escolhemos o Naschmarkt, que numa tradução livre significa mercado de petiscar. O mercado fica localizado na rua Rechte Wienzeile, e tem cerca de 1,5 quilômetros de extensão. Nele encontra-se frutas, verduras, legumes, doces, produtos exóticos, alimentos de outros países, temperos, entre outras coisas. No mercado ficam também algumas barracas que são restaurantes. Escolhemos o restaurante Gasthaus “Zur Eisernen Zeit”.

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

 

Saindo do Naschmarkt, fomos até o Belvedere. Um lindo Palácio onde funcionam museus que abrigam obras importantes, como O Beijo de Gustav Klimt. No Belvedere utilizamos o desconto do nosso Vienna City Card para comprar as entradas.

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

Quando saímos do Belvedere, o tempo estava nublado, mas mesmo assim resolvemos ir um pouco no Prater.

Prater

O Prater é um parque de diversões onde está localizada a Wiener Riesenrad, a famosa roda gigante de Viena que foi construída em 1827. Ao lado de um parque e de muito verde, esse parque é uma das atrações imperdíveis de Viena. Não se paga a entrada, paga-se apenas por atração. No Prater também está o museu de cera Madame Tussauds de Viena. Como o tempo estava feio, demos apenas uma voltinha na roda gigante. Da roda gigante, a vista de Viena é linda.

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

Uma opção de jantar para esse dia, é o restaurante Figlmüller. Existem 2 unidades, bem próximas uma da outra. Aconselho entrar no site com antecedência e fazer reserva, o restaurante é muito procurado pelo seu principal prato, o Schnitzel, e normalmente, tem uma fila de espera grande, principalmente à noite. Provamos o tradicional da casa, que é de carne de porco (e enorme) acompanhado por uma inesquecível salada de batatas. Recomendo muito!!

Roteiro de 2 dias em Viena

 

Dia 2

Bem cedo, fomos conhecer o Palácio Schönbrunn. O jardim do palácio abre as 6:30 e o palácio abre para visita as 8 horas. Existem vários tipos de tour no Schönbrunn, escolhemos o Imperial Tour, que dura cerca de 30 a 40 minutos, dependendo do seu ritmo. Você faz o tour sozinho, apenas acompanhando no áudio-guia. Gostamos muito.

O jardim também é lindo, e tem outras atrações que podem ser visitadas por lá. Nós não exploramos muito, mas reserve bastante empo para conhecer tudo, vale a pena.

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

Depois do Palácio Schönbrunn, fomos conhecer o Mozart Haus. Um museu dedicado ao famoso compositor, que funciona em uma das casas que ele morou, no centro de Viena.

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

 

Aproveitamos o almoço para conhecer o Café Central. Inaugurado em 1876, é um dos famosos e tradicionais cafés de Viena. A comida estava uma delícia. E vale muito a pena passar por lá, nem que seja para tomar um café e comer um dos deliciosos doces.

Roteiro de 2 dias em Viena Roteiro de 2 dias em Viena

Os cafés da cidade são uma parte importante da tradição vienense, e pertencem a lista de Patrimônio Cultural e Imaterial da UNESCO desde 2011.

Após o almoço, visitamos o Sigmund Freud Museum. A casa onde o pai da psicanálise morou e atendeu seus pacientes, funciona hoje como um museu, interessante e cheio de informações.

Roteiro de 2 dias em Viena Freud Museum

E assim, encerramos nossa visita em Viena. Com certeza, 2 dias é pouco para conhecer a cidade. Mas sempre é possível fazer um roteiro mais enxuto, rápido e com algumas atrações principais. Deixamos para uma próxima visita alguns museus que parecem ser interessantes.

Adoramos conhecer a cidade com esse roteiro de 2 dias em Viena, e esperamos voltar em breve para explorar outras coisas por lá!!

Guarde esse post no seu Pinterest, clique e salve a imagem abaixo:

roteiro de Viena




Booking.com

Planejando sua viagem?

Essas informações serão úteis para você

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Nunca viajamos sem um Seguro Viagem. Ainda não precisamos usá-lo, mas gostamos de estar prevenidos. Saiba como obter seu Seguro Viagem.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Ticketbar. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Você pode gostar também

12 Comentários

  • Reply
    Eduardo Ferreira
    30 de julho de 2017 at 10:39

    Olá, bom dia!
    Pretendemos fazer o mesmo, e passar por Viena por dois dias.
    Quanto ao Free Walking Tours, qual o valor de gorjeta costumam dar?!
    Grato!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      31 de julho de 2017 at 17:00

      Olá Eduardo, obrigada pela sua visita!!
      Dois dias em Viena é realmente pouco rsrs, mas espero que nosso roteiro ajude a conhecer pontos importantes da cidade!
      Sobre a gorjeta, costumamos dar algo entre 5 e 10 euros por pessoa, dependendo da duração e qualidade do tour.
      Em Viena fizemos o free walking tour em inglês, apesar de também ter em espanhol disponível e ser um brasileiro que faz. Mas o guia em inglês era vienense, e achamos que poderia ter informações mais interessantes sobre a cidade.
      Boa viagem e aproveite Viena!!

  • Reply
    Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
    31 de julho de 2017 at 11:24

    Estou tão encantada com esta cidade! Tudo nela me parece bonito, elegante e atraente! Roteirinho cheio de elementos que eu adoro como museus (muita vontade de ver de perto O beijo), casa-museu, boa gastronomia (gosto de Schnitzel), cafeterias, mercado e lindos edifícios. Acho que vai ser fácil adorar esta cidade! 🙂

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      3 de agosto de 2017 at 15:31

      “O beijo” é imperdível e o cafés de Viena então, nem se fala rsrs

  • Reply
    Mayte Scaravelli
    31 de julho de 2017 at 17:59

    Aline, Viena deve ser incrível! Tenho muita vontade de conhecer essa belíssima cidade.

    Sou como você, adoro fazer walking tour pelas cidades que passo. Sempre uma maneira de conhecer um pouco (ou mto) sobre a história local de uma maneira rápida e se interessar muito podemos voltar depois né?

    O Palácio Schönbrunn me pareceu lindo! Muito bacana esse roteiro 😉

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      3 de agosto de 2017 at 15:32

      Essa é a ideia Mayte, ter uma noção geral e depois voltar no que mais chamar a atenção. O Palácio Schönbrunn é lindo!

  • Reply
    Fabíola Moura/Família que Viaja Junto
    31 de julho de 2017 at 19:15

    Lindos palácios, cafés, museu de Freud e essa carne de porco…huuuum! Um ótimo roteiro pra conhecer essa cidade maravilhosa e cheia de história.

  • Reply
    Christian Gutierrez
    1 de agosto de 2017 at 06:58

    Viena é uma cidade maravilhosa com seus palácios e seus festivais de música, quando fui para lá tive sorte de ver um espetáculo dentro da Catedral de Viena, foi lindo.

  • Reply
    Thiago Lima
    1 de agosto de 2017 at 14:14

    Também adoro fazer os “Free Walking Tours”. Uma das melhores maneiras de se conhecer uma cidade com pouco tempo sobrando. Muito útil seu roteiro! Adorei.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      3 de agosto de 2017 at 15:41

      Concordo Thiago!! Até agora só tivemos boas experiências 😉

    Deixe um comentário