Bélgica cidades da Bélgica Europa Leuven

O que fazer em Leuven, na Bélgica: Roteiro de 1 dia na cidade

Leuven que também recebe o nome de Lovaina em português e Louvain em francês, fica na província de Brabante Flamengo, e distante apenas 30 quilômetros de Bruxelas. Portanto, é uma excelente opção de passeio de 1 dia bate-volta partindo de Bruxelas. Há referências da cidade já em 891, quando Arnulfo da Caríntia derrotou os vikings às margens do rio Dijle, que corta a cidade. As cores da bandeira de Leuven, vermelha e branca, representam essa sangrenta batalha.

Do século XI a XV, Leuven foi o centro comercial da província, e a riqueza dos seus moradores pode ser observada na prefeitura da cidade. Os habitantes de Leuven fizeram questão de mostrar seu poder econômico com a construção, em estilo gótico, de um dos prédios mais bonitos da Bélgica, A prefeitura de Leuven. Em 1425, foi fundada na cidade a Universidade Católica de Leuven, a mais antiga dos Países Baixos e uma das mais antigas da Europa. Leuven é uma cidade universitária e 30% de sua população é composta por alunos e professores da Universidade.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre o melhores hotéis em Leuven

 

O que fazer em Leuven – Principais pontos turísticos da cidade

Stadhuis – Prefeitura de Leuven

Grande orgulho dos moradores da cidade, a prefeitura de arquitetura gótica levou 30 anos para ser construída e foram necessários 3 arquitetos para concluir a obra. É um dos prédios góticos mais bonitos da Bélgica. Depois de 1850, foram adicionadas 236 estátuas na fachada. Hoje o prédio da antiga prefeitura tem função cerimonial apenas. É possível visitar o interior do prédio da prefeitura de Leuven. Ele fica aberto diariamente, a visita guiada acontece as 15 horas e custa 4 euros.

O que fazer em Leuven

 

M-Museum

Esse museu apresenta uma coleção de arte de Leuven e Brabante desde a Idade Média até o século XIX. Ele abre diariamente das 11 às 18 horas. Todas as quintas-feiras fica aberto até as 22 horas e permanece fechado às quartas-feiras. A entrada do museu custa 12 euros.

Leia também ⇒ Visita a cervejaria Het Anker em Mechelen na Bélgica

 

Catedral de Leuven

A catedral de Leuven é dedicada a São Pedro. A igreja do século XV é um exemplo de arquitetura gótica tardia. A torre da Catedral faz parte das 56 torres da Bélgica e França que estão listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

Oude Markt

Essa praça é uma das praças da Bélgica que tem a maior concentração de bares e restaurantes. No verão acontecem festivais de música, de cerveja e muita festa. A praça fica lotada de jovens aos finais de semana.

 

Beguinaria

Leuven também possui uma Beguinaria, que é um agrupamento de pequenas construções usadas pelas Beguinas, que eram mulheres religiosas, da Igreja Católica Romana, que serviam a Deus se retirando do mundo. A de Leuven data do século 13 e chegou a ter 360 beguinas no seu apogeu, no século XVII. Hoje as casas são ocupadas por estudantes, professores e funcionários da Universidade Católica de Leuven. As Beguinarias da Bélgica e Holanda entraram para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1998. Elas estão presentes também em Amsterdam, Bruges, Mechelen, entre outras cidades.

Leia também ⇒ 5 cidades da Bélgica para fazer um bate-volta partindo de Bruxelas

 

Biblioteca da Universidade Católica

Essa é uma das atrações turísticas da cidade. O prédio da biblioteca é lindo por fora e possui uma torre com vista para a cidade. Nos andares intermediários de subida na torre fica uma exposição de fotos que conta um pouco sobre a história da biblioteca. Em 1914, durante a 1ª Guerra Mundial, os alemães incendiaram a biblioteca. O prédio foi reconstruído entre 1921 e 1928 e recebeu doações de livros de todo o mundo. Em 1940, durante a 2ª Guerra Mundial, ela foi incendiada mais uma vez e grande parte do seu acervo foi destruído. O prédio foi novamente reconstruído após a guerra e recebeu livros ainda mais valiosos depois de sua reconstrução. Pode-se visitar a torre e a biblioteca, que fica aberta diariamente das 10 às 17 horas e o valor da entrada é de 7 euros.

O que fazer em Leuven O que fazer em Leuven

O que fazer em Leuven O que fazer em Leuven

 

Jardim botânico

Leuven possui o Jardim Botânico mais antigo da Bélgica. A Universidade de Leuven criou esse jardim em 1738, para os estudantes de medicina. O complexo de 450 m² conta com inúmeras plantas e pode ser visitado de graça.

 

Cervejaria Stella Artois

Em Leuven fica a fábrica da cerveja Stella Artois. E para felicidade dos amantes da bebida, é possível visitar a fábrica. Ao final da visita é realizada uma degustação. A visita custa 8,50 euros e pode ser reservada online pelo site da cervejaria Stella Artois.

O que fazer em Leuven O que fazer em Leuven

Leia também ⇒ Visita a cervejaria St. Bernardus 

 

Onde comer em Leuven

Quando fomos para Leuven pela primeira vez, um amigo brasileiro que morava na cidade, nos apresentou o restaurante DOMUS. Esse restaurante, que também é uma cervejaria, serve comida belga. Gostamos tanto que ele acaba sendo sempre a nossa opção de onde comer em Leuven.

A DOMUS existe desde 1985, e naquela época foi o primeiro estabelecimento da região a acoplar uma cervejaria a um restaurante. Um cano leva a cerveja direto da cervejaria para o restaurante.

É possível visitar a cervejaria. Já fizemos a visita e a cervejaria é realmente bem pequena. Meu conselho é que você vá ao restaurante e peça a cerveja degustação, que vem com as 2 cervejas produzidas pelo local e mais uma sazonal.

Endereço: Tiensestraat 8

Para mais informações, acesse o site oficial da DOMUS.

 

Onde tomar cerveja belga em Leuven

Se você quiser apenas degustar cervejas belgas, Leuven também tem o local perfeito para isso, o Bar Capital. O bar tem a maior seleção de cervejas, com cerca de 2000 rótulos de cervejas belgas no cardápio. Você pode ver as cervejas armazenadas no porão, que é climatizado, através do piso de vidro.

Endereço: Grote Markt 14

Site oficial do Bar Capital

 

Centro de informação ao turista

Para obter mais informações sobre a cidade, pontos turísticos e eventos, procure o centro e informações de Leuven.

Endereço: Naamsestraat 3, ao lado do prédio da antiga prefeitura de Leuven.

 

Agora você já tem todas as informações necessárias para passar um lindo dia em Leuven, aproveite!!


 


Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply