livros

Livro Hanns & Rudolf – o Judeu-Alemão e A Caçada ao Kommandant de Auschwitz

Na Feira do livro de Frankfurt de 2016, consegui comprar alguns livros em português, no stand de livros de Portugal. Um deles é o Hanns & Rudolf – o Judeu-Alemão e A Caçada ao Kommandant de Auschwitz. A capa do meu livro é diferente da encontrada no Brasil, isso porque minha versão é a publicada em Portugal. Li esse livro antes de visitar Auschwitz, na Polônia, e foi uma experiência incrível.O livro foi escrito por Thomas Harding, o sobrinho-neto de Hanns, o judeu que conseguiu localizar e prender o Comandante do cruel Campo de Concentração de Auschwitz.

O livro conta a história de Hanns e de Rudolf desde antes da guerra. Conta como foi a infância de Rudolf, as escolhas que fez quando cresceu, como se envolveu com a política até acabar no Partido Nazista. E por fim, toda sua trajetória durante a 2ª Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, conta como foi a vida de Hanns desde a infância em Berlim. E tudo que fez para conseguir sobreviver as maldades da guerra. Duas vidas completamente diferentes, apesar de Hanns e Rudolf terem nascido na Alemanha. Após a 2ª Guerra Mundial, Rudolf fugiu e passou a viver escondido. Isso porque temia as consequências de toda maldade que tinha ordenado e condenado em Auschwitz. Foi aí que começou a caçada de Hanns, para que o temido comandante fosse preso, julgado e condenado.

O livro nos dá uma visão das diferenças entre Hanns e Rudolf. Suas vidas, como as famílias viveram nesse período e nos faz entender como aconteceram as coisas durante a 2ª Guerra Mundial e depois dela. Considero esse um dos melhores livros que li sobre o assunto, principalmente por serem histórias verdadeiras. Apesar dos dois personagens principais não serem mais vivos, o livro foi escrito com base em muitas pesquisas e fatos históricos. Gostei muito e foi muito interessante ler antes de visitar Auschwitz. No livro são contados muitos detalhes do Campo de Concentração, e estar lá, vivenciar um pouco, conhecer o lugar que acabamos de ler e onde aconteceu uma parte triste, mas importante da história, foi muito interessante. Superindico a leitura!

Hanns e Rudolf – o Judeu-Alemão e A Caçada ao Kommandant de Auschwitz

Hanns e Rudolf

“No elogiado ‘Hanns e Rudolf’, o jornalista britânico Thomas Harding conta a história de duas vidas que se cruzam ao final de um dos episódios mais sangrentos da história: a de Hanns Alexander, judeu-alemão que se mudou para a Inglaterra, nos anos 1930 e, ao final do conflito, liderou uma caçada contra os nazistas a serviõ do exército britânico, e a de Rudolf Höss, fazendeiro e soldado que se tornou comandante-chefe de Auschwitz, o maior campo de extermínio de judeus da Segunda Guerra Mundial. Sobrinho-neto de Hanns, Harding empreendeu uma ampla pesquisa para escrever a biografia dessas duas figuras díspares, com imparcialidade e sem maniqueísmo. O resultado é uma narrativa eletrizante. Recebeu críticas positivas dos principais jornais norte-americanos e britânicos. Figurou em importantes listas dos mais vendidos nos EUA e na Europa.”

Aproveite para garantir seu exemplar de Hanns e Rudolf – o Judeu-Alemão e A Caçada ao Kommandant de Auschwitz.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply