Cracóvia Europa Polônia

Curiosidades sobre Cracóvia – Descobertas durante o Tour Judeu

Cracóvia além de uma cidade linda tem muita história. Muitas coisas aconteceram por lá. Algumas coisas que aconteceram durante a 2ª Guerra Mundial foram muito importantes e marcaram a história para sempre. Quando visitamos a cidade em março de 2017, tivemos a oportunidade de saber um pouco mais sobre essas histórias da cidade. Fizemos o Free Walking Tour judeu por Cracóvia, e nele descobrimos algumas curiosidades interessantes, principalmente para quem gosta de história. Muitas vezes essas curiosidades não estão nos guias de viagem. Por isso adoro descobrir esses detalhes.

Então, se você também gosta de conhecer curiosidades, anota aí na sua lista, e quando estiver em Cracóvia poderá ver esses locais.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre as melhores hospedagens em Cracóvia, separamos as melhores localizações para você se hospedar

Curiosidades sobre Cracóvia

Filme A Lista de Schindler

É um filme conhecido mundialmente, que tem como cenário principal a cidade de Cracóvia. Durante o tour passamos por locais que aparecem no filme.

Curiosidades sobre Cracóvia

Essa rua é onde foi gravada a cena em que o judeu Pfefferberg se salva de ser morto pelos nazistas. A cena ocorreu quando os nazistas estavam esvaziando o gueto de Cracóvia, e quando Pfefferberg ficou frente a frente com os nazistas, inventou uma mentira de que tinha recebido ordens para retirar as malas que foram abandonadas nas ruas. Por causa dessa mentira, ele se salvou.

Essa história aconteceu de verdade, e Pfefferberg foi um dos nomes da Lista de Schindler.

A lista de Schindler

Outra cena marcante é a que uma mulher judia é salva por um menino que era amigo de sua filha. Ele manda a senhora se esconder embaixo da escada, despista os nazistas e depois coloca a senhora e sua amiga em uma “fila boa”, que era a denominação para as filas dos transportes que iam para os campos de trabalho e não de extermínio.

A lista de Schindler

Sabia que é obrigatório os turistas terem seguro-viagem para viajar para Cracóvia? Os leitores do blog tem desconto especial! Fazendo uma cotação na Seguros Promo e utilizando o cupom ANIVERSARIO você ganhará 15% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. Aproveite nossa promoção especial .Faça agora uma cotação e ganhe 20% de desconto!

A frente da Deutsche Emailwarenfabrik, a fábrica de Oskar Schindler também aparece no filme. Hoje funciona um museu no local. Nós visitamos e já contei tudo nesse post -> Museu Oskar Schindler

Dentro do museu, é possível chegar na escadaria que aparece em uma cena do filme. Quando uma mulher chega na portaria da fábrica para pedir que Oskar Schindler empregue seus pais que vivem no gueto de Cracóvia.

A lista de Schindler
A lista de Schindler

Apteka Pod Orłem

Tadeusz Pankiewicz era um morador de Cracóvia, não-judeu, que teve permissão de permanecer com a sua farmácia dentro do gueto, devido ao medo dos nazistas de que doenças se propagassem rapidamente dentro do gueto. O farmacêutico aproveitou da sua situação para ajudar os judeus e ocultou atividades clandestinas de resistência dentro de sua farmácia. Hoje a farmácia é um museu.

Curiosidades sobre Cracóvia

O farmacêutico escreveu um livro sobe tudo que viu e vivenciou durante a existência do gueto de Cracóvia. Infelizmente, não achei esse livro ainda em português.

Prédio original do gueto de Cracóvia

Ainda existe um pedaço original do muro do gueto de Cracóvia. Atrás do muro, existe um prédio que fez parte do gueto. Judeus que foram expulsos das suas próprias casas moraram ali, naquele prédio.

Muro do gueto de Cracóvia

Curiosidade extra – Filme Negação

Recentemente, depois que voltamos da nossa viagem para Cracóvia, assistimos um filme chamado Negação. Ele conta a história de Deborah Lipstadt que lutou nos tribunais contra David Irving. David afirmava que o Holocausto não existiu.

O filme é ótimo, uma aula de direito e de história e foi baseado em fatos reais. Em algumas cenas, aparece a praça central de Cracóvia e Auschwitz.

Se você gosta de assuntos relacionados a 2ª Guerra Mundial, recomendo que assista o filme.


Está planejando sua viagem para Cracóvia? tenho certeza que esses posts irão te ajudar:

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    José A. Dota
    4 de abril de 2017 at 08:22

    Muito Boa a postagem , tenho acompanhado sempre é compartilhado com amigos…

  • Reply
    Rodrigo S
    4 de abril de 2017 at 10:29

    Super bacana, Aline! Adoraria ler o livro do farmacêutico!! Caso encontre um exemplar com tradução para o inglês ou português, nos notifique! Desde já, muito obrigado.

  • Reply
    ines
    4 de abril de 2017 at 14:08

    lugar lindo , porém se formos lembrar o que aconteceu neste lugar ficamos muito tristes

  • Reply
    Luciana
    8 de abril de 2017 at 19:33

    Quanta informação e quanta emoção!! Adorei o post, nunca pensei em conhecer a Cracóvia mas confesso que seu post me instigou 🙂

  • Reply
    Teresa Cristina
    29 de março de 2019 at 16:46

    olá Aline! adorei o seu blog. Está sendo muito útil porque estou planejando uma viagem para Cracóvia ainda este ano.Parabéns !!!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      10 de abril de 2019 at 05:01

      Olá Teresa, fico feliz em ajudar e te desejo uma excelente viagem! 🙂

Leave a Reply