Europa Gouda Holanda

Gouda, o que ver e fazer nessa linda cidade da Holanda

Aposto que a primeira coisa que você pensou quando leu Gouda foi no queijo. Mas na verdade, esse é o nome da cidade que surgiu o famoso queijo. Ela fica na Holanda e fomos visita-la.

A cidade Gouda é linda, cheia de canais charmosos e alguns moinhos, típicos da Holanda.

Nós fomos num domingo, e por isso estava quase tudo fechado. Mas por lá você encontrará muitas lojas vendendo o queijo Gouda, que se você ainda não conhece, vale a pena. E se você já conhece, é sempre bom comer de novo.

Essa cidade tem uma outra surpresa, o Stroopwafel. É um doce tradicional holandês, que nasceu em Gouda em 1784. Ele é formado por duas partes fina de biscoito tipo wafel, recheado com uma calda espessa de caramelo. Na Holanda eles são encontrados facilmente nos supermercados. Mas os melhores são encontrados nas feiras livres ou nas lojas especializadas e são feitos na hora.

Ainda não tive a oportunidade de provar o Stroopwafel feito na hora, provei apenas os do supermercado, e eu amo!! Adoro colocar um pouco em cima da caneca de chá ou de café antes de comer, isso amolece um pouco o caramelo e fica ainda mais delicioso.

Gouda

Gouda é uma excelente opção para você conhecer num passeio bate-volta. Ela fica próxima à Amsterdam, Roterdã e Haia. Veja as distâncias:

Bate-volta de Amsterdam para Gouda: aproximadamente 75 Km

Bate-volta de Roterdã para Gouda: aproximadamente 35 Km

Bate-volta de Haia para Gouda: aproximadamente 25 Km

Nós fomos de carro, mas o passeio também pode ser feito tranquilamente de trem. A estação de trem de Gouda fica bem próximo ao centro.

 

O que fazer em Gouda

Começamos o passeio pelo Markt, que é a praça principal da cidade. Como fomos no inverno, tinha uma pista de patinação, onde várias crianças estavam se divertindo.

Gouda

Na praça fica a Stadhuis, que é o prédio da prefeitura da cidade. Ele começou a ser construído em 1448. E foi terminado em 1459.

Gouda

Na mesma praça encontra-se também a De Waag, ou casa de passagem. Era nesse local que os queijos eram pesados.

Gouda

Bem próximo dali, fica a Igreja Sint-Janskerk, ou Igreja de São João. É a igreja mais alta da Holanda. Sua construção remonta a época medieval, mas um incêndio em 1552, destruiu grande parte dessa construção. Os vitrais encontrados dentro da igreja são uma das coleções mais famosas do país.

Gouda

 

Bem próximo a igreja, já encontramos lindos canais, assim como em Amsterdam.

Gouda

Como estamos falando da Holanda, claro que não podem faltar os famosos moinhos, um dos símbolos do país.



Booking.com

Próximo ao centro de Gouda se encontram 2 moinhos, o ‘t Slot e o Molen De Roode.

Gouda Gouda

O Molen De Roode foi construído em 1619. Inicialmente ele era u tipo de moinho chamado Wipmolen. No século 18, ele foi reformado e desde 1771, tem a forma que ainda encontramos hoje. É o moinho mais antigo de Gouda.

Próximo ao moinho, encontramos a Barbaratoren, a torre da antiga St. –Barbarakapel (Capela de Santa Barbara). A torre foi construída por volta do século 16, e foi renovada em 1998.

Gouda

O que achei mais interessante mesmo em Gouda, foi passear pelos canais, que são lindos, e principalmente pelas ruas. Andando um pouco por lá, encontramos vielas charmosas, com bicicletas paradas na frente das casas típicas. Amei me “perder” pelas ruas de Gouda, aconselho o mesmo para quem estiver visitando. Ande pela cidade sem pressa, descobrindo cada cantinho lindo.

Gouda Gouda

Gouda Gouda

Gouda Gouda

Veja todas as nossas postagens sobre a Holanda.


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Vânia Lima Claus
    19 de agosto de 2018 at 09:59

    Olá
    Gostaria de fazer uma viagem com meus filhos para a Holanda.
    Estou me programando para viajar daqui a dois anos e gostaria de me inteirar sobre os melhores destinos na Holanda para organizar meu roteiro.

    Se puder contar com sua ajuda, também,inclusive com bibliografia de apoio, agradeço

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      21 de agosto de 2018 at 15:37

      Olá Vânia, os melhores destinos dependem muito de você, do que você gosta de ver, fazer.
      Se quiser marcar um horário para consultoria de viagem, me manda um e-mail no alinedota@contandodestinos.com
      Dessa forma, poderei te ajudar!
      Obrigada pelo contato

Leave a Reply