Alemanha

Alemanha – Dirigir na Autobahn sem limite de velocidade

Antes de começar o texto gostaria apenas de passar uma informação, talvez útil pra alguns. O correto plural de Autobahn em alemão é Autobahnen. É comum as pessoas utilizarem de maneira errônea ou talvez adaptada ao português, o termo Autobahns. Bom, vamos lá! Dirigir nas Autobahnen em terras germânicas pode ser uma experiência realmente fantástica, quando se respeitam as regras, leis, os demais motoristas e quando se respeita a estrada em si. Quando isso não é feito, pode se tornar uma experiência cara, perigosa ou até fatal.

Muitas lendas, mitos e histórias circundam as Autobahnen, principalmente entre os turistas que vem visitar o país. Muitos associam a lenda de que as Autobahnen não têm limite de velocidade a uma falta de regras ou leis. Muito pelo contrário. As Autobahnen são muito respeitadas na Alemanha além de serem ostensivamente controladas pela polícia, demais agentes e inclusive pelos próprios motoristas alemães que ali circulam. A idéia de estradas sem limite de velocidade é altamente empolgante para os amantes de carros e velocidade que querem dirigir na Alemanha. Mas na realidade não é bem assim! A realidade é que, a grande maioria da malha rodoviária alemã tem sim limites de velocidade.

Leia também ⇒ Dicas de como dirigir na Alemanha

 

Dirigir na Autobahn sem limite de velocidade

Há muitos trechos de muitas Autobanen sem real limite de velocidade e há trechos onde se aplicam limites dinâmicos de velocidade, dependendo das condições de tráfego e clima.

Mesmo onde não há o limite controlado, a velocidade máxima sugerida é de 130 km/h.

Dirigir na Autobahn sem limite de velocidade

Identificação de trecho sem limite de velocidade

 

Dirigir na Autobahn sem limite de velocidade

Identificação de limite de velocidade

 

Abaixo um exemplo do painel digital que mostra o limite dinâmico, dependendo das condições no momento:

Dirigir na Autobahn sem limite de velocidade

Exemplo de painel digital com limite de velocidade dinâmico. Foto: Osram

 

Em trechos onde as Autobahnen passam por cidades e entroncamentos, os limites ficam entre 80 a 130 km/h, dependendo do tamanho e proximidade da cidade em relação à estrada, ao número de entradas e saídas e da média de tráfego local.

Também, em alguns trechos considerados potencialmente perigosos, como descidas íngremes e trechos sinuosos, limites de velocidade também se aplicam.

Trechos em obras ou em construção sempre possuem um limite de velocidade entre 40 a 80 km/h e ali deve-se respeitar e ter atenção redobrada.

É muito comum nestes trechos o controle de velocidade por radares móveis, de diversos tipos. Além disso , as condições do asfalto podem estar ruins, com detritos na pista ou desníveis. Bem comum também são mudanças de faixa, com faixas provisórias em amarelo e normalmente mais estreitas.

Em alguns locais, pode-se ter até vias de mão-dupla divididas apenas por cercas provisórias.

Dirigir na Autobahn sem limite de velocidade

Exemplo de trecho de Autobahn em obras. Foto: Autobild

 

Portanto, fique sempre atento às placas que existem nas estradas e não se engane de que todas as Autobahnen não tem limite de velocidade.


 

Promoção de Seguro-Viagem

Seguro Viagem Europa

Seguros Promo

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply