Botucatu Brasil São Paulo

Conhecendo a Fazenda Lageado, uma fazenda de café em Botucatu

Em dezembro de 2016, passei alguns dias em Botucatu, no interior de São Paulo.

Às vezes, moramos tão perto de lugares tão interessantes, mas não pesquisamos nem procuramos conhecer. E assim foi Botucatu, uma agradável surpresa para mim.

Fui para lá pois minha filha está cursando Medicina Veterinária na UNESP em Botucatu, fui conhecer a casa dela e a cidade que ela está morando agora. Ela me levou para conhecer alguns pontos turísticos da cidade, e também os campus da Universidade, e a Fazenda Lageado foi um deles.

Algumas vezes por semana ela tem aula nesse campus, nessa fazenda, e fomos passear por lá. O lugar é lindo, cheio de verde, mas é muito mais que isso. Desde 2011, a Fazenda Lageado recebeu o título de Patrimônio Histórico Cultural.

A parte boa de tudo isso é que depois que a fazenda foi tombada, ela não pode mais ser modificada. E assim, temos um rico patrimônio histórico preservado, no interior de São Paulo, bem pertinho da capital.

Fazenda Lageado Fazenda Lageado

Fazenda Lageado

 

Conhecendo a história da Fazenda Lageado

Em 1881, o advogado João Batista da Rocha Conceição, comprou a Fazenda Lageado e com ajuda da mão-de-obra escrava, iniciou uma plantação de mais de 600 mil pés de café. Logo após, a escravidão foi abolida, e assim a produção de café deu emprego a muitas pessoas.

Em 1929, o país passou por uma grande crise, e a fazenda foi vendida ao Governo Federal. Começou então a funcionar a Estação Experimental de Café de Botucatu.

A Fazenda Lageado teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da cidade. Uma das evidencias disso é a estação ferroviária que foi construída dentro da fazenda.

Dessa forma, os grãos de café saiam de trem direto de dentro da fazenda para o porto de Santos e de lá eram exportados para a Europa.

Atualmente, a Fazenda Lageado pertence a Unesp e além da Universidade de Medicina Veterinária, funciona lá a Faculdade de Ciências Agronômicas. Mas é possível passear por lá mesmo não sendo aluno da Universidade.

Pode-se ver ainda na fazenda algumas construções históricas, como a capela e a casa principal. Na casa principal funciona o Museu do Café. Ao lado da casa é possível ver os terreiros que eram usados para secar o café, a grande tulha onde o café era ensacado e armazenado para o transporte, e alguns equipamentos antigos, utilizados na fazendo no século passado.

Fazenda Lageado Fazenda Lageado

Fazenda Lageado Fazenda Lageado

Fazenda Lageado Fazenda Lageado

A fazenda é linda e merece muito ser conhecida.

O Arthur não pode me acompanhar nessa viagem, e todas as fotos são da minha filha Luana.

Obrigada pelas fotos Lu!!


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Ines
    22 de janeiro de 2017 at 23:54

    Lugar muito lindo, não canso de ir lá pois, toda vez que vou descubro algo novo devido a riqueza que existe na arquitetuta e na natureza.

  • Reply
    Paula Abud
    10 de abril de 2017 at 10:04

    Adorei a dica! Super concordo que têm vários lugares incríveis pertinho de casa e na maioria das vezes não conhecemos, adorei saber um pouquinho sobre a fazenda Lageado. Botucatu não é tão longe, já quero andar de balão e ir visitar a fazenda, vou tentar unir tudo isso num roteiro.
    Obrigada pelas dicas!

  • Reply
    Sandra Gimenes
    20 de novembro de 2019 at 19:38

    Olá Aline, meu marido morou 10 aos em Botucatu. Diz as lendas que se ouve muitos gritos de dor, que são ouvidos dos lugares aonde os escravos ficavam presos…
    Passei cinco dias nessa cidade, porém, fiquei no bairro Rio Bonito, o nome diz tudo!! Recomendo esse lugar para ficar também.

Leave a Reply